down*town rpg, versão 0.1 já disponível

Já está disponível para download a versão 0.1 do down*town, que podem encontrar no blog, ou directamente aqui.

Esta versão inclui apenas as regras, uma próxima versão incluirá personagens jogáveis e uma mini-aventura.

Vejam aqui: downtownrpg.blogspot.com

Le bump!

É importante que façam o DL do pdf e me digam o que acham da coisa, para poder rever e alterar; podem fazê-lo aqui, por mail, ou directamente no blog.

Obrigado!





A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Dei uma só vista de olhos mas o encaixe do cenário (Luanda) e em parte as notas finais deram-me já uma visualização do jogo bastante vívida o suficiente para eu querer experimentá-lo no próximo encontro! :stuck_out_tongue:

Quando o imprimir e ler logo dou um feedback melhor. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Excelente!

Entre hoje e 4ª feira tenciono por a versão 0.2, com personagens jogáveis e uma aventura, o que te dará uma visão mais profunda do jogo.

Por isso talvez seja desperdício de papel estares a imprimir, mas se insistires muito, quem sou eu. :slight_smile:





A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Ok, eu espero. Aliás vou ler na mesma e pode ser que colabore mais para a 0.2. Não consegues aprontar uma folha de personagem “manhosa”, não?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Consigo, sim; aliás, já tenho uma ideia bem definida de como a folha de perso vai ficar, manhosa ou não. :wink:

Só falta por no photoshop!





A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Gosto da apresentação.

Gosto da descrição de Luanda. Era ótimo encontrares um artista que crie algumas imagens que dêm a ideia visual da cidade e que fizesse um mapa. Com isso tens metade do universo de jogo definido.

Conflitos e cenas.A forma como lidas com estes dois conceitos não é feliz. Parece-me que seria mais adequado começares por definir cena e não conflito pois a cena conceito é o conceito básico - o conflito é apenas um dos tipos de cena. Aliás, fico com a impressão de que neste domício a terminologia que usas não é uniforme. Aparentemente conflito significa duas coisas: um tipo de cena a par dos outros três tipos; o sistema de resolução das cenas. Sugiro que reserves o termo confronto para este último sentido e que dês o nome de conflito ao primeiro sentido.

Em suma, considero que deverias começar por definir cena e explicar o sistema de jogo das cenas (as regras de conflito); depois definir os quatro tipos de conflito que podem ocorrer na cena e como é que estes são geridos em termos de jogo.

Nota que refiro quatro tipos de conflito que podem ocorrer na cena e não quatro tipos de cena. Isto porque num jogo com vários PCs podem ocorrer em paralelo numa mesma cena vários conflitos de natureza diferente. Um PC pode estar a fazer investigação, outro estar em confronto com um NPC, etc. (Isto sem prejuízo de poder haver um conflito principal na cena, de tal forma que se considere que essa cena é tendencialmente de investigação ou memória, etc.)

As cenas/conflitos que apresentas resolvem-se numa única passagem (turno de jogo). Não há cenas/conflitos que se resolvam em várias passagens?

Competências e traços. Aqui tens imenso trabalho a fazer. Por um lado, não é claro como é que isto joga com os atributos, como é que se articula nos conflitos. Por outro lado há inconsistências. Dois exemplos:

Memória é um tipo de Cena/conflito e é uma componente das competências? Estamos a falar da mesma coisa? De coisas diferentes? A memória das competências é «chamada» nas cenas de memória apenas? Ou em qualquer tipo de cena?

Coragem é um atributo mas cobardia é um traço? Porquê?

Bem, neste momento tenho de ficar por aqui. Espero pela versão 2.0 para mais feedback.

Sérgio, obrigado pelas tuas palavras e pelo teu tempo, sei que estás ocupado e agradeço-te teres tirado tempo para olhar para o documento de uma maneira que eu não conseguia.

1 - obrigado, mas aqui o mérito é teu.

2 - esta questão é bastante mais complicada para responder já; merece que o documento seja revisto na totalidade.

3 - não percebo a tua dúvida sobre Competências e Traços; Competências ou tens ou não tens, se tiveres e for uma cena de investigação recebes a pista, rolando para ver se há adversidade, se for uma cena de conflito rolas contra o outro gajo; Traços deixam-te Subir a Parada se o tiveres e tiveres falhado o Teste.

4 - o nome é o mesmo porque nas cenas de memória só há memórias e estão a cargo do jogador que inicia a memória, com input do MJ; mais uma vez não percebo a tua dúvida.

5 - é um resquício do ASdC, onde havia Coragem mas não havia Traços; existem mecânicas e razões diferentes para existirem nos sítios onde estão, mas sugeres alguma coisa?

A próxima versão é a 0.2 e conto tê-la online entre hoje e amanhã; não vai mudar o que apontas aqui, vai introduzir personagens jogáveis e uma mini-aventura, assim como alterações mínimas à apresentação gráfica; a versão 0.3 já deve endereçar as tuas dúvidas.

Obrigado!





A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Olá a todos.

Como já percebram, falhei ao prometido. Ontem nem sequer peguei nas coisas, hoje de manhã estive a trabalhar para por a aventura online, mas não consegui. Hoje sem falta vai para o ar, com sorte ainda a tempo de ser lida e testada durante o fim de semana.

Abraço e obrigado a todos!





A jogar: D&D 4th Dark Sun
A escrever: down*town, tech-noir rpg

Da-lhe nisso Rui! :)