Ontem tive uma ideia nova para um projectozito. Bem se sabe como o tempo escasseia; e é sempre bom tentar inserir, nas campanhas ou aventuras, elementos de diferentes origens, tornando-as assim mais originais e multifacetadas. Assim tive a ideia de iniciar a criação de uma masmorra/dungeon através da participação criativa de muitos jogadores, mestres, interessados.
As questões de ordem técnica mais específicas explica-las-ei mais tarde. Mas sei que vai funcionar.
Em anexo vou deixar aqui um copy-paste (vinda do MSN messenger) com o pessoal, que explica em traços gerais a ideia e aquilo que sugiro/peço. Desculpem se o português não estiver muito correcto e pela maneira informal e se calhar pouco explícita como estou a introduzir o tema; mas o tempo é pouco e há que dinamizar as cenas.
Já tenho vários inscritos, alguns que frequentam (ou frequentavam) este fórum, mas gostaria de ter mais. QUanto maior a base de dados para a dungeon colaborativa melhor!
"Antes que me esqueça, aqui vai uma novidade para todos vós:
estou com um projectozito novo... vou pedir ao pessoal que conheço para desenharem, cada um, uma sala/desafio ou pequeno labirinto de uma dungeon. depois de recolher isso tudo, junto e construo uma dungeon. essa dungeon constituírá uma próxima aventura ou mini-campanha, com prémios chorudos para a party que conseguir terminá-la.
quando eu tiver um número suficiente de contribuíções começo a mandar as primeiras partys
quero algo bem difícil
e prefiro que não digam às outras pessoas aquilo que criaram.
estás disposto a participar?
podes utilizar monstros, NPCs, armadilhas, etc etc... se conseguires mudar o tipo de monstro e/ou armadilha para adaptar a vários levels de party diferentes, melhor! tipo party lvl 5, 7, 9.
a complexidade depende da vontade da pessoa
tal como o tamanho
mas não quero uma coisa mto grande
eu tinha pensado em tipo...
1 página A4 desenhada e 1 página A4 com o texto a explicar o que se passa lá (com a legenda do mapa e etc)
pode até ser apenas uma sala
é à vontade do freguês…
Em relação a definir mais as coisas:
tipo, ambiente: montanha, casa, castelo, descampado, túneis, floresta, etc etc etc
Lembrem-se que aquilo é uma "dungeon", portanto é mais fácil inserir túneis e construções do que florestas ou pântanos, mas não se deixem refrear por isso!
Em relação à variação do encounter em termos de CR-ECL:
usualmente a localização geográfica é a mesma só que o monstro muda ou as consequências tipo...
se tivessses 3 zombies para uma party de lvl 1, terias 3 ghouls para uma party de lvl 3, 3 ghasts para uma party de lvl 7 ou 1 zombie, 1 ghast, 1 lich
O tipo de monstro até é quase sempre o mesmo mas muda o CR
Exemplos:
Ghoul -> Ghast
Zombie (human) -> Zombie (Bugbear)
Goblin -> Hobgoblin -> Bugbear
Vampire Spawn -> Vampire (5th lvl human monk) -> Vampire (11th lvl etc…)
Nota: não façam apenas cenas com combates! Usem também desafios de outro género… Mistérios, enigmas, “mind-fuck games”, desafios pessoais, etc etc…
Nota 2: Vai haver maneira de impedir o metagame dos jogadores que também tiverem criado parte da dungeon. No entanto, volto a pedir-vos que não partilhem com os vossos amigos/conhecidos de jogo as vossas criações. Tenham paciência, mais cedo ou mais tarde as coisas acontecerão! Hehe.
Nota 3: Mesmo que não queiram participar como PCs nas aventuras dentro da dungeon, podem participar no acto criativo e colaborativo. Aceitarei todas as participações. Nem todas poderão ser seleccionadas, mas isso é outra questão! ;)"