Dungeon Colaborativa

Ontem tive uma ideia nova para um projectozito. Bem se sabe como o tempo escasseia; e é sempre bom tentar inserir, nas campanhas ou aventuras, elementos de diferentes origens, tornando-as assim mais originais e multifacetadas. Assim tive a ideia de iniciar a criação de uma masmorra/dungeon através da participação criativa de muitos jogadores, mestres, interessados.

As questões de ordem técnica mais específicas explica-las-ei mais tarde. Mas sei que vai funcionar.

Em anexo vou deixar aqui um copy-paste (vinda do MSN messenger) com o pessoal, que explica em traços gerais a ideia e aquilo que sugiro/peço. Desculpem se o português não estiver muito correcto e pela maneira informal e se calhar pouco explícita como estou a introduzir o tema; mas o tempo é pouco e há que dinamizar as cenas.

Já tenho vários inscritos, alguns que frequentam (ou frequentavam) este fórum, mas gostaria de ter mais. QUanto maior a base de dados para a dungeon colaborativa melhor!

"Antes que me esqueça, aqui vai uma novidade para todos vós:

estou com um projectozito novo... vou pedir ao pessoal que conheço para desenharem, cada um, uma sala/desafio ou pequeno labirinto de uma dungeon. depois de recolher isso tudo, junto e construo uma dungeon. essa dungeon constituírá uma próxima aventura ou mini-campanha, com prémios chorudos para a party que conseguir terminá-la.

quando eu tiver um número suficiente de contribuíções começo a mandar as primeiras partys

quero algo bem difícil

e prefiro que não digam às outras pessoas aquilo que criaram.

estás disposto a participar?

podes utilizar monstros, NPCs, armadilhas, etc etc... se conseguires mudar o tipo de monstro e/ou armadilha para adaptar a vários levels de party diferentes, melhor! tipo party lvl 5, 7, 9.

a complexidade depende da vontade da pessoa

tal como o tamanho

mas não quero uma coisa mto grande

eu tinha pensado em tipo...

1 página A4 desenhada e 1 página A4 com o texto a explicar o que se passa lá (com a legenda do mapa e etc)

pode até ser apenas uma sala

é à vontade do freguês…

Em relação a definir mais as coisas:

tipo, ambiente: montanha, casa, castelo, descampado, túneis, floresta, etc etc etc

Lembrem-se que aquilo é uma "dungeon", portanto é mais fácil inserir túneis e construções do que florestas ou pântanos, mas não se deixem refrear por isso!

Em relação à variação do encounter em termos de CR-ECL:

usualmente a localização geográfica é a mesma só que o monstro muda ou as consequências tipo...

se tivessses 3 zombies para uma party de lvl 1, terias 3 ghouls para uma party de lvl 3, 3 ghasts para uma party de lvl 7 ou 1 zombie, 1 ghast, 1 lich

O tipo de monstro até é quase sempre o mesmo mas muda o CR

Exemplos:

Ghoul -> Ghast

Zombie (human) -> Zombie (Bugbear)

Goblin -> Hobgoblin -> Bugbear

Vampire Spawn -> Vampire (5th lvl human monk) -> Vampire (11th lvl etc…)

Nota: não façam apenas cenas com combates! Usem também desafios de outro género… Mistérios, enigmas, “mind-fuck games”, desafios pessoais, etc etc…

Nota 2: Vai haver maneira de impedir o metagame dos jogadores que também tiverem criado parte da dungeon. No entanto, volto a pedir-vos que não partilhem com os vossos amigos/conhecidos de jogo as vossas criações. Tenham paciência, mais cedo ou mais tarde as coisas acontecerão! Hehe.

Nota 3: Mesmo que não queiram participar como PCs nas aventuras dentro da dungeon, podem participar no acto criativo e colaborativo. Aceitarei todas as participações. Nem todas poderão ser seleccionadas, mas isso é outra questão! ;)"

 

Dúvidas várias e comentários:

XXX - diz:
Em relação a definir mais as coisas?
tipo, tema, historia, mote... etc ?


Joao - diz:
nope
eu é que vou ter de fazer o trabalho final de agrupar as coisas
e as ordenar
dar-lhes coerência histórica, etc e tal

 

XXX - diz:
poix... acho que podes ficar com uma grande salsa e muito do trabalho ir fora por nao se poder aproveitar, pela disparidade


Joao - diz:
não te preocupes, tenho uma enorme capacidade para integrar estas coisas! Além disso, é sempre possível modificar algumas das coisas para as tornar compatíveis umas com as outras. Worry not, it'll work just fine! ;)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

WWWW diz:
ok
tinha uma pergunta sobre esse assunto
vamos estar limitados por um setting aparentemente uniracial com undeads?
ou podemos enxertar dragões, gárgulkas e todo o tipo de bichos?


Joao - diz:
podem enxertar o que quiserem
no entanto, se fizeram algo extraordinariamente bizarro, se calhar vou ter que alterar
como sempre, sou contra palhaçadas absurdas e/ou ilógicas. Não confundir com aquele género (excelente) de mind-fucking games na onda de Ctulluh ou Ravenloft.

 

Essa ideia parece-me fixe.

Mas porque é que não criamos antes um recurso, tipo um wiki, onde toda essa informação pudesse estar disponível para várias pessoas. Assim, tanto tu como outros GMs, podiam colocar online os desafios que criaram para os seus jogadores e criarem uma base de partilha de recursos que todos pudessem usar e consultar para as respectivas campanhas.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eu sou mais de acordo com a ideia do RPL, acho optima também a ideia da dungeon saida de várias ideias de vários DMs, mas por ex actualmente mal tenho tempo para preparar a minha campanha quanto mais ainda fazer coisas extras…

A ideia é tentar criar uma base de dados com vários elementos diferentes, oriundos de várias pessoas diferentes. Por acaso tinha pensado em fazê-lo em pequena escala, apra mim e as pessoas com quem jogo. No entanto, a ideia do RPL parece-me gira também. No entanto, seria sempre uma segunda fase. Primeiro convinha ver se o pessoal estaria receptivo à ideia. Até agora só tenho recebido participações de pessoas com quem já joguei, mais ninguém (inclua-se toda a gente que frequente este fórum e que joga D&D ou outros jogos de roleplay).

Depois surgem várias dificuldades quando se quer alargar a coisa para um espectro maior; sobretudo é preciso muito material para que as coisas não se repitam...

Mas se houver boa adesão a este projecto (leia-se: não apenas as cerca de 30 pessoas com quem jogo pessoalmente); prometo que tentarei passar para uma segunda fase, com maiores ambições. Isto depende de VÓS (leia-se: toda a gente!) :P

Demonknight: para fazer 2 ou 3 salas de dungeon com túneis, ocupando cerca de 1 página A4, toda a gente tem tempo. Isso faz-se em frente à TV a ver um jogo de futebol ou algo do género... Ou na viagem de autocarro, comboio, etc... E a cena ou bem que é "colaborativa", ou bem que não é. Se ficarmos todos à espera que sejam os outros (que têm mais tempo... OU NÃO!), nunca mais se vai a lado nenhum. Eu também não tenho tempo...

Bem, fico à espera das vossas contribuições.

Como de costume: [email protected]