Dúvidas - Android: Netrunner


  
Comecei a jogar a este jogo recentemente e apesar de já ter espremido as regras, há algumas situações que julgo não serem claras. Se por acaso algum dos fãs deste jogo souber esclarecer as dúvidas abaixo referidas, eu agradeço. Acredito que provavelmente deve haver mais jogadores com questões semelhantes.
Quanto aos esclarecimentos que puderem dar, se for possível indiquem-me em que parte do manual é que se estão a basear. Argumentar com fundamentação é sadio, inventar qualquer um é capaz. :)
 
1 - O que sucede quando acaba o Stack do Runner? Como continua o jogo? 
2 - Quando uma subrrotina de Ice é acionada e diz "Trash a Program", quem escolhe qual o programa que vai ser deitado fora: o Runner ou a Corp?  
3 - Situação: o Runner ataca um Ice, e após este ser virado para cima o Runner apercebe-se que não tem nenhum Icebreaker com força suficiente para interagir com o Ice. Neste caso as subrrotinas são acionadas na mesma, ou somente são acionadas aquelas que após haver interação entre o Ice e o Icebreaker (forças iguais ou superior do Icebreaker) não forem quebradas? 
4 - É possível um determinado Ice ser acedido (strength) por um Icebreaker e depois disso as subrrotinas serem quebradas por outro Icebreaker que não tem "strength" suficiente para interagir com esse Ice? Ou só podem ser quebradas apenas por um Icebreaker que consiga interagir com o Ice? 
5 - Há um Icebreaker que tem uma habilidade "zero créditos para quebrar uma subrrotina de barrier". Isto significa que as subrrotinas de um Ice deste tipo são todas quebradas automaticamente sem qualquer custo? 
6 - Nos "Generic Counters", um lado é azul e o outro vermelho: para que servem as cores diferentes? 
7 - No princípio, se a Corp decidir não usar o Mulligan (troca de cartas) o Runner ainda tem direito ao seu Mulligan, ou só tem direito se a Corp também usar? 
8 - É possível retirar tokens de "Bad Publicity", ou ficam até ao fim do jogo? 
9 - Quando um Runner acede a uma Agenda, fica automaticmaente com ela, correto? Não precisa de fazer mais nada?
10 - Num Trace, se o Runner não tiver uma carta a atribuir um valor de Link, tem portanto Zero. Ainda assim pode pagar créditos para aumentar, correto? 
11 - A Corp não tem qualquer meio de ir buscar uma carta ao seu Archives, certo? 

NOVAS DÚVIDAS:
12 - Há cartas do Runner de "Event" que começam por dizer "Make a Run.  ..." (o resto não interessa para o caso). A dúvida é se a Run começa de imediato ao jogar estas cartas (e sem pagar o click normal para a Run), ou se ainda é preciso iniciar a Run normalmente pagando o click? 
  
Recordo-me que havia mais uma ou duas cartas que suscitaram dúvidas, mas à medida que forem surgindo eu vou colocando aqui. 
Qualquer pessoa que precise obter alguma informação sobre este jogo pode aproveitar este espaço para o fazer.
Juntos criaremos aqui uma compilação de ajuda. 

Alguém?

olá. ainda bem que jogas netrunner. é sempre bom conhecer jogadores novos.



quanto Às perguntas



1 - o jogo continua normalmente. 



2 - se diz "trash program" é a corp que escolhe. Para ser o runner a escolha a subrotina deverá dizer "runner trashes one program"



3 - são accionadas as subrotinas que o runner não quebrar, isto é, se o runner tiver um icebreaker com força suficiente para interagir com o ice, mas n tiver créditos suficientes para quebrar todas as subrotinas, serão accionadas as que o runner decidir não quebrar. 



4- as rotinas só podem ser quebradas por um icebreaker que consiga interagir com o ICE.



5 - sim, mas o icebreaker tem que ter forças suficiente para interagir com o Ice (viva o Morningstar)



espero ter ajudado

1 - O jogo acaba se o runner tiver que comprar uma carta e não houver nenhuma no deck. Ou seja o runner não pode usar mais clicks para comprar cartas a não ser que se queira suicidar e perder caso seja obrigado a comprar cartas (ex: Wyldside)

…mas não é assim. A corp perde exactamente nessa situação. O runner pode vir a ser obrigado a comprar, por efeitos como o wyldeside, mas não perde por deckout. Perde apenas se tiver de descartar cartas da mão e não o puder fazer.

[quote=Tularis]olá. ainda bem que jogas netrunner. é sempre bom conhecer jogadores novos.



quanto Às perguntas



1 - o jogo continua normalmente. 



2 - se diz "trash program" é a corp que escolhe. Para ser o runner a escolha a subrotina deverá dizer "runner trashes one program"



3 - são accionadas as subrotinas que o runner não quebrar, isto é, se o runner tiver um icebreaker com força suficiente para interagir com o ice, mas n tiver créditos suficientes para quebrar todas as subrotinas, serão accionadas as que o runner decidir não quebrar. 



4- as rotinas só podem ser quebradas por um icebreaker que consiga interagir com o ICE.



5 - sim, mas o icebreaker tem que ter forças suficiente para interagir com o Ice (viva o Morningstar)



espero ter ajudado[/quote]



Antes de mais, obrigado pela ajuda. 

Deixo aqui algumas impressões sobre as respostas. 

 

1 - Como assim normalmente? Sem baralho não é normalmente! Fica sem essa opção de comprar cartas visto que o monte acabou? 

2 - Pois, mas também não diz "Corp trashes one program". Parece-me que não está claro. 

3 - Sim, correto, mas e no caso do Runner ter atacado o Ice mas não tiver sequer nenhum Icebreaker com força para interagir: as rotinas são acionadas? 

1 - sim, deixas de poder comprar porque não tens baralho, mas podes continuar a gastar clicks para comprar se quiseres. Ninguém te impede de desperdiçar clicks :stuck_out_tongue_winking_eye:



2 - como a Ice é controlada pela Corp, se diz "trash one program" o controlador da carta é que vai decidir.



3 - sim, todas as rotinas são accionadas

Tens razão. Por acaso pensei que acontecesse para os 2 lados mas pelos vistos é só para a corp. De qualquer maneira nunca joguei nenhum jogo em que algum dos decks acabasse. Mesmo com wyldside a comprar 2 cartas por turno.

Fica bem Longe da jinteki. Já tive de andar a correr sem deck e com 3 cartas na mão. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Já agora, consideram mais fácil jogar com a Corp ou com o Runner? Ou são ambos bastante equilibrados?  
O baralho tem que ser construído entre as cartas da facção escolhida e as cartas neutras do lado dessa facção (Corp ou Runner), tendo em conta cartas neutras de outras expansões, e tendo em conta a quantidade mínima de cartas do baralho, certo? 

Eu acho que estão ambos equilibrados. Mas gosto mais de jogar de runner. 



Quanto ao deck building, ainda podes ir buscar cartas das outras facções para por no baralho mas tens de ter atenção á influência. No runner gosto de jogar com o minimo de cartas. na corp acho mais vantajoso jogar com mais cartas no deck para diluir as agendas. mas tudo depende do estilo de jogo de cada um.

Jinteki é tão giro :stuck_out_tongue: Estou a espera de algumas cartas de creation & control para ficar ainda mais engraçado :stuck_out_tongue:

[quote=Joca]6 - Nos "Generic Counters", um lado é azul e o outro vermelho: para que servem as cores diferentes? [/quote]



Para o que quiseres.Eu uso normalmente o vermelho para marcadores de vírus e o azul para outras coisas.




[quote]7 - No princípio, se a Corp decidir não usar o Mulligan (troca de cartas) o Runner ainda tem direito ao seu Mulligan, ou só tem direito se a Corp também usar? [/quote]



Não tenho a certeza mas acho que os Mulligan não são interdependentes.


[quote]8 - É possível retirar tokens de "Bad Publicity", ou ficam até ao fim do jogo? [/quote]



A não ser que nenhuma carta o permita, não. Ficam até ao final.


[quote]9 - Quando um Runner acede a uma Agenda, fica automaticmaente com ela, correto? Não precisa de fazer mais nada?[/quote]



Correcto. São pontinhos para guardar!


[quote]10 - Num Trace, se o Runner não tiver uma carta a atribuir um valor de Link, tem portanto Zero. Ainda assim pode pagar créditos para aumentar, correto? [/quote]



Correcto.




[quote]11 - A Corp não tem qualquer meio de ir buscar uma carta ao seu Archives, certo? [/quote]



A não ser que alguma carta o permita, não. Correcto.

7- Qualquer um pode decidir fazer mulligan independente da decisão do outro. Se bem que a corp decide smp primeiro.

8- Hoje em dia não é possivel tirar tokens de Bad Publicity. De futuro vão sair cartas para isso.

9 Se o runner aceder uma agenda fica com ela, a não ser que a agenda diga qualquer coisa em contrário (ex. Fetal AI o runner necessita de pagar 2 creditos para ficar com a agenda https://www.cardgamedb.com/index.php/netrunner/android-netrunner-card-spoilers//genesis/trace-amount/fetal-ai-trace-amount)

11 -  A unica maneira que me lembro da corp ir buscar coisas ao archives e com esta carta Archived Memories https://www.cardgamedb.com/index.php/netrunner/android-netrunner-card-spoilers/
/core/archived-memories-core

Olá, eu sou um dos que joga Netrunner bastantes vezes por isso se tiveres qualquer questão terei todo o prazer em ajudar. smiley

Antes demais indico-te este link: Netrunner FAQ and Tournament Rules onde podes esclarecer a maior parte das tuas questões.



Embora muitas das tuas perguntas já tenham sido respondidas acima vou responder a todas de novo com respostas oficiais para ajudar caso haja algum mal entendido.


[quote]1 - O que sucede quando acaba o Stack do Runner? Como continua o jogo?[/quote]

The objective for both players is to score seven agenda points. The Corporation scores agenda points by advancing agendas; the Runner scores agenda points by stealing agendas from the Corporation. Agendas are cards that only appear in the Corporation deck.

The Corporation also wins if the Runner is FLATLINED (see "damage") on page 20) and the Runner wins if the Corporation must draw from his empty draw deck.
(Core Rulebook, Pag.3)

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Visto que apenas a Corporation perde quando acaba o seu deck e não consegue comprar, o Runner continua a jogar mesmo que o seu Stack tenha acabado, tem portanto que tentar alcançar a vitória apenas com as cartas que ainda tem disponiveis na mão e na mesa. Nota que com cartas de expansões é possivel voltar a colocar cartas no deck através de algumas cartas especificas (ex: Levy AR Lab Access)


[quote]2 - Quando uma subrrotina de Ice é acionada e diz "Trash a Program", quem escolhe qual o programa que vai ser deitado fora: o Runner ou a Corp? [/quote]

SUBROUTINES

Unless specified otherwise, the Corporation always chooses the effects of a subroutine, when necessary.

Example: Ichi 1.0 has "» Trash 1 Program." If this subroutine triggers, then the Corporation chooses and trashes one of the Runner's installed programs.
(FAQ, Pag 2)

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Compara por exemplo com Burke Bugs que permite ao Runner escolher qual programa deve ser destruido.


[quote]3 - Situação: o Runner ataca um Ice, e após este ser virado para cima o Runner apercebe-se que não tem nenhum Icebreaker com força suficiente para interagir com o Ice. Neste caso as subrrotinas são acionadas na mesma, ou somente são acionadas aquelas que após haver interação entre o Ice e o Icebreaker (forças iguais ou superior do Icebreaker) não forem quebradas? [/quote]

Subroutines

Subroutines are abilities of a piece of ice marked by the » symbol. If the Runner encounters a piece of rezzed ice and does not or cannot break its subroutines, the unbroken subroutines trigger and resolve one by one.


(Core Rulebook, Pag.16)

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Se durante uma Run o Runner encontrar um Ice que não consegue desactivar (break) as rotinas (ou por não ter um icebreaker apropriado, não ter força suficiente, dinheiro para as desactivar, etc) então o Runner sofre os efeitos de todas as subrotinas. Nota que o Runner pode fazer "jack out" para abortar a Run mas apenas quando faz "approach" a um Ice e não quando este já é encontrado (ou seja, depois da Corp o activar, "rez", já é tarde demais para abortar.) Portanto o "jack out" é feito "entre" cada carta. Exemplo: A Corp tem 2 ices a proteger um servidor, o Runner faz uma Run e a Corp activa uma Neural Katana, não a consegue desactivar e sofre os efeitos (3 net damage), depois antes de chegar ao 2º Ice o Runner pode abortar a run e fazer jack out.


[quote]4 - É possível um determinado Ice ser acedido (strenght) por um Icebreaker e depois disso as subrrotinas serem quebradas por outro Icebreaker que não tem "strenght" suficiente para interagir com esse Ice? Ou só podem ser quebradas apenas por um Icebreaker que consiga interagir com o Ice? [/quote]

ICEBREAKERS

The Runner uses icebreakers to interact with and break subroutines on ice. An icebreaker can only interact with ice that has equal or lower strength than the icebreaker.

In addition to this strength requirement, many icebreaker abilities can only be used to break subroutines on particular subtypes of ice.

For example, an icebreaker that has the ability “1 Credit: Break barrier subroutine” can only use this ability to break subroutines on a piece of ice with the barrier subtype."

It does not matter if the ice has additional subtypes, provided it has any subtypes referred to by the icebreaker’s ability.

If an ability does not restrict itself to a subtype (i.e., “Break ice subroutine”), it can be used against any piece of ice.
(Core Rulebook, Pag.16)

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Exemplo: o Runner tem um Yog.0 e um Wyrm e numa Run encontra um Chum, nenhum dos Icebreakers tem força suficiente para poder interagir com o Chum (STR 4) por isso o Runner paga 3 creditos para subir a força do Wyrm de 1 para 4. Agora o Wyrm já pode interagir com o Chum e paga +1 credito para reduzir a força do Chum em 1 (STR 3), podia continuar pagar e a reduzir a força do Chum até 0 para a poder desactivar com o Wyrm (pagando +3 creditos) mas visto que agora o Yog.0 já tem força suficiente interagir com o Chum, pode desactivar a rotina deste pagando 0 créditos.


[quote]5 - Há um Icebreaker que tem uma habilidade "zero créditos para quebrar uma subrrotina de barrier". Isto significa que as subrrotinas de um Ice deste tipo são todas quebradas automaticamente sem qualquer custo[/quote]

Sim, como podes ver no exemplo acima smiley.

Outro exemplo: Runner com Faerie encontra um Archer, a Faerie não tem força suficiente para interagir com o Ice, portanto o Runner paga 4 para subir a Faerie para 6STR, agora que já tem força suficiente paga 0 para quebrar cada uma das 4 subrotinas do Archer (e é destruida no fim por causa do seu próprio texto)


[quote]6 - Nos "Generic Counters", um lado é azul e o outro vermelho: para que servem as cores diferentes? [/quote]

Generic Tokens (23)

One side of this token is purple, and the other side is red. Players use these tokens to track counters on cards as necessary. The most common counters are agenda counters, power counters, and virus counters.


(Core Rulebook, Pag.16)

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Normalmente a maior parte das pessoas usa o lado vermelho para indicar "virus counter" como no Crypsis ou Parasite e o lado roxo para indicar "power counter" ou "agenda counter". Exemplos: Data Raven ou Nisei MK II.

Assim torna-se mais fácil saber que tokens são removidos quando a Corp usa 3 clicks para fazer "purge virus tokens".


[quote]7 - No princípio, se a Corp decidir não usar o Mulligan (troca de cartas) o Runner ainda tem direito ao seu Mulligan, ou só tem direito se a Corp também usar? [/quote]

SETUP

Draw Starting Hands: Each player draws five cards from the top of his deck to form his starting hand. After drawing starting hands, the Corporation may choose to take a mulligan by shuffling his hand back into his deck and

then drawing a new starting hand. After the Corporation decides whether to mulligan, the Runner decides whether to mulligan as well. If a player takes a mulligan, he must keep his second hand as his starting hand. When the players are satisfied with their starting hands, each player places his deck facedown in his play area.
(Core Rulebook, Pag.5)

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1º a Corp decide se faz mulligan ou não, e depois disso o Runner decide se faz ou não. Normalmente num jogo amigavel a ordem de quem faz mulligan não é relevante, cada jogador tem a opção de fazer 1 mulligan e prontos.


[quote]8 - É possível retirar tokens de "Bad Publicity", ou ficam até ao fim do jogo? [/quote]

Actualimente ainda não é possivel retirar tokens de "Bad Publicity" que ficam até ao fim do jogo sim. Em breve, o novo ciclo de Netrunner (Spin Cycle) vai ser mais relacionado com os Bad Publicity, e vão haver mais formas de ganhar e remover tokens de "Bad Publicity" como podes ver neste link. (faz scroll down para veres previews de algumas dessas cartas).


[quote]9 - Quando um Runner acede a uma Agenda, fica automaticmaente com ela, correto? Não precisa de fazer mais nada?[/quote]

Stealing Agendas

If the Runner accesses an agenda, he steals it and places it faceup in his score area, resolving any conditional abilities on the agenda that use the language “When you steal.”

While an agenda is in the Runner’s score area, it adds its agenda points to his score. The Runner cannot decline to steal agendas he accesses.


(Core Rulebook, Pag.18)

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Exacto, se um Runner conseguir a aceder a uma agenda, então rouba-a e conta para os seus pontos de vitória. Não é necessário fazer mais nada excepto indicação do contrário. (Ex. Levar 1 ponto de Net Damage e descartar uma carta quando está a jogar contra Jinteki


[quote]10 - Num Trace, se o Runner não tiver uma carta a atribuir um valor de Link, tem portanto Zero. Ainda assim pode pagar créditos para aumentar, correto? [/quote]

Tens todas as informações sobre os Trace na página 20 do Rulebook (demasiado texto para copiar para aqui).

Básicamente, o Runner encontra um Hunter e não quebra a sub-rotina, a Corp inicia o Trace 3 e decide aumentá-lo pagando 2 creditos, tornando-o num Trace 5. Agora o Runner pode tentar evitar o Trace… a Kate tem 1 de Base Link e tem um Rabbit Hole na mesa, portanto tem 2 Link, pode pagar 3 creditos para aumentar o seu link para 5 e evitar o trace. Por outro lado o Gabriel tem um Base Link de 0 e não tem mais cartas na mesa, portanto pode pagar 5 creditos para igualar o seu link ao trace e evitar os seus efeitos.


[quote]11 - A Corp não tem qualquer meio de ir buscar uma carta ao seu Archives, certo?[/quote]

Só através de cartas, cada corp tem os seus truques e a Corp HB é aquela que normalmente consegue fazê-lo através de cartas como Archived Memories ou Project Vitruvius.



Não li a thread toda por isso apenas respondi às perguntas do Post inicial, se ainda tiveres mais alguma questão ou tiveres duvidas em relação a qualquer carta é só perguntares que quando tiver possibilidades coloco aqui uma resposta. wink



Happy hacking!

O post foi alterado, adicionando uma nova dúvida. Questão 12. 

Já agora, na resposta à questão 6, abordaste os "Agenda Counters". A que te referes? Não estás a referir-te aos tokens que se põem nas agendas de modo a avançá-las, pois não? Eu nas agendas uso o reverso dos créditos para avançar (fundo azul claro) e não a parte azul dos generic tokens. 

[quote]o lado roxo para indicar "power counter" ou "agenda counter". Exemplos: Data Raven ou Nisei MK II.[/quote]



Não estou a falar dos "advancement" (o outro lado dos "credits"). Os advancements é o que tu colocas nas cartas quando as estás a "evoluir" tentando scorar uma agenda ou preparar uma ambush gastando um click e um credito para fazer esse advancement.

Olha o exemplo acima no Nisek MK II, ou por exemplo no AstroScript Pilot Program. Eu dei-me ao trabalho de colocar links em todas as cartas exactamente para as poderes consultar mais fácilmente. wink

Depois de scorares uma destas agendas como Corp colocas um "agenda counter" em cima (usando o lado roxo dos "generic counters") que depois pode ser gasto quando quiseres para activar o poder da agenda.





Em relação à tua 12ª pergunta, existem várias cartas que substituem as opções "normais" do Runner (ou até mesmo da Corp), em vez de fazeres a acção "normal": 1 click para fazer uma Run, podes usar uma carta como o Sneakdoor Beta ou The Maker's Eye que te permitem fazer imediatamente essa Run especial. Da mesma forma o Modded é usado em vez da acção "normal": 1 click para instalar uma carta para em vez disso instalar imediatamente uma carta pagando menos creditos. Usas apenas 1 unico click para executar tudo o que está escrito na carta, seja fazer uma Run ou Instalar uma carta ou whatever.



My job here is done, Netrunner Guru jacks out! cool

Achei o meu exemplo das agendas melhor. Porque Jiteki Personal Evolution é um consequência de scorares agendas. Enquanto o Fetal AI e um condição para a scorares. Se não pagares os 2 créditos não scoras.