Estivemos a jogar Power Grid (PG) e não percebemos muito bem se podemos:
1 - Ligar uma cidade a outra pagando 20 electros (1º fase) + a sua conexão (por exemplo 3 electros) e a partir daí nunca mais se pagam os 3 electros de conexão.
2- Se é obrigatório continuar a comprar cidades fazerendo a conexão da nova cidade a comprar à(s) conexões já compradas em rondas anterior.
3- Se podemos contar todas as conexões existentes em redor de uma única cidade mesmo que sejam ligações idiotas, tipo A>B; A>C; A>D; D>A;...
Espero respostas e espero que me tenham entendido!!!
Existem tres fases diferentes. Na fase 1 apenas podes construir numa cidade sem casas. Na fase 2 podes construir uma segunda casa numa cidade (a primeira casa é de outro jogador) e na fase 3 uma terceira casa (a cidade fica cheia).
Para construires uma casa, pagas o custo do caminho (a partir de QUALQUER cidade tua) e o custo da cidade (primeira casa=10, segunda=20 e terceira=30). As tuas cidades não precisam de ficar adjacentes (mas custa mais dinheiro por causa dos caminhos).
Cidade A = tem 1 casa tua (não interessa se tem outras casas) | caminho= 5 Cidade B = 1 casa estrangeira (espaço de 20 vazio) | caminho = 8 Cidade C = vazia (espaco de 10 vazio)
Na primeira fase tens de ir para a cidade C e pagas 23 (5+8+10).
Mas se estiveres na segunda fase podes construir em B pagando 25 (5+20) e a seguir em C pagando 18 (8+10). O total é de 43 mas se tiveres pouco dinheiro, podes construir primeiro na C (23) e num proximo turno construir na B pagando 25 ( 5+20 porque o caminho C-B é mais caro). Perdes 5 mas pode compensar...
Os 23 (5+8+10) que paguei para ligar cidade A à cidade C não voltam a ser pagos em fases seguintes?
A conexão A>C passa a ser sempre contada quando estivermos na 5ª etapa do jogo(burocracia) sem termos de a voltar a pagar? Isto é ao comprar a ligação entre uma cidade A e outra cidade B + o caminho que as separa não preciso de voltar a pagá-lo nas rondas seguintes para as poder contabilizar (partindo do princípio que tenho eneregia para as alimentar!)?
Apenas pagas alguma coisa quando queres construir uma nova casa numa cidade.
A partir dai (incluindo a fase de burocracia), apenas interessa em quantas cidades estás presente. Não interessam os caminhos, como é que lá chegaste ou quanto pagaste.