É impressão minha...

Ou os jogos de tabuleiro estão na moda (ou a chegar ao grande público). Darei exemplos do que fui vendo no Porto.

Há um ano e tal, comecei a ver nas tabacarias uns joguinhos. Settlers of Catan, World of Warcraft, Carcassone, Sahara... Nessa altura, comprei o Settlers of Catan. Há volta de uns mesitos, apareceram na FNAC uns joguinhos. Hoje fui lá e o tamanho da secção duplicou/triplicou! E havia umas 7 miniaturas do Wings of War, há não mais que quatro dias, e já só lá está uma!

O que acham? É um boom?

Estamos a fazer os possíveis para dinamizar o mercado.
Na nossa opinião, todos os jogadores/as e organizadores/as de eventos de boardgames por este país fora estão de parabéns, pelo seu esforço de divulgação e trabalho incansável. E, claro, a Fnac também tem participado e contribuído enormemente para esta situação, já para não mencionar todas as empresas desta área que também dão o seu contributo.
Quem beneficia deste esforço conjunto é, em última análise, o consumidor final.
Por isso, somos de opinião que mais do que uma moda, este mercado é sólido, e, na parte que nos toca, vamos continuar a fazer os possíveis e impossíveis para que se solidifique cada vez mais.
BTW: a 2ª Série de aviões Wings of War vai estar em breve disponível na Fnac.

Cpts,

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Funciona tal como quando se compra um carro novo: de repente por todo o lado há carros iguaizinhos ao que acabaste de comprar. A tua mulher está grávida e de repente há uma invasão de grávidas por onde quer que andes, ele é nos transportes públicos, no centro comercial, etc…

O que vejo por mim e recorrendo ao auxiliar de memória de um outro post que fiz à dois anos noutro forum (atenção que isto é válido para a zona de Lisboa exclusivamente):

Runadrake - aposta no que vende no momento, os poucos wargames que chegou a ter pouco depois de abrir, foram-se escoando nunca mais reaparecendo, quanto ao resto é mesmo na medida de onde o vento sopra (neste caso todos nós!!)

Homem Azul - aposta no que vende no momento, no que ouvem falar que é fixe e tal, recomenda-se quando querem despachar stock e fazem bons descontos, sem dúvida alguma que este site serve para influenciar o que de pouco vai aparecendo por lá

FNAC - aumento ligeiramente da quantidade de jogos de tabuleiro, tanto no Colombo como no Cascaishopping, no entanto raramente se vêm coisas fora do mainstream, sejam Carcassone, Settlers, e alguns dos titulos mais recentes da Fantasy Flight Games e da Days of Wonder - resultado, penso eu, directo de a partir de Novembro para cá deixaram de contar exclusivamente com a Netsurf para lhes fornecer os jogos e agora também têm a Runadrake

Tema (no Colombo) - reduziu quase para metade a secção de jogos - andaram a desfazer-se de monos com descontos de 40%, 50% e 60% (sorte a minha que agarrei alguns) - sendo que também contam com a Runadrake na lista de fornecedores

Fumos e qq coisa (raiospartam que nunca me lembro do nome da loja, fica no Colombo ao lado da Wortem) - mantém quase a mesma quantidade e diversidade de à dois anos - Runadrake tb é fornecedor

Tabacarias PressLinha - com lojas em quase todos os CC’s da Linha de Cascais - onde era um prazer ver montras cheias de jogos - sobram alguns boosters de Magic, Pokemon e afins

Outras Tabacarias (Cascaishopping, C.C.Palmeiras, etc) - desapareceram os artigos de jogos, aparecendo quanto muito na época de Natal e até o stock esgotar

Toys’R Us, Continente, Jumbo e outras grandes superficies - a tristeza do costume, no entanto surpreendi-me noutro dia no Jumbo de ver um Mr.Jack no meio da cangalhada do costume, acho que caiu lá por engano LOL!!

De resto não vejo mais sitios com jogos à venda, à excepção da Runa, não vejo variedade, não vejo esse boom. Sem dúvida alguma que existe mais divulgação graças a todos nós, mas não acredito que esteja a fazer uma diferença tão grande assim.

YMMV

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Há uns anos que vejo jogos na Tabak (ex-Carrefour) e tem aumentado a oferta.

Na Fnac, só no Norteshopping... acho que a Runadrake já está a tratar da de Gaia.

No Brasilia, acho que se chama Mundo Fantástico... mas julgo que não tem muita coisa, miniaturas e tal, livros...

Que eu saiba existem há já algum tempo, jogos nas 3 Fnacs da área do Porto, bem como na Mundo Fantástico, na Devir e em algumas papelarias de centros comerciais.

Destaco uma no Arrábida, junto aos cinemas, que tem alguma variedade de jogos, embora os preços assustem…

:wink:

_____________________________________________________________<br “Artificial Intelligence is no match for Natural Stupidity.”

Falta só referir o El Corte Inglês de Gaia (que tem uma boa panóplia de jogos) a preços normais.

E, pelo lado negativo, ao fecho da XXL (verdade?).

do El Corte Inglês aqui em Lisboa, que continua com a mesma área que tinha, com pouquissimas novidades.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

A XXL fechou já há bastante tempo.

Na FNAC de Sta. Catarina também tem, foi onde comprei o meu Puerto Rico e o WoW. =)

E sim, a Mundo Fantasma tb tem alguma coisa.

Penso que ainda não há uma verdadeira explosão pelo gosto do público em geral pelos jogos de tabuleiro. Contudo, tenho reparado que o bichinho pelos jogos de tabuleiro tem aumentado de forma gradual ao longo dos últimos tempos. De modo geral todas as pessoas com quem tenho jogado, e que antes nunca tinham verdadeiramente jogado um bom jogo de tabuleiro, ficam muito interessadas neste tipo de jogos e começam a perguntar onde podem adquirir estes jogos.

Do ponto de vista social, os jogos de tabuleiro têm um potencial enorme, pois quando um grupo de amigos se reúne não quer em geral, jogar o mesmo tipo de jogos do costume (ex.Party & Co, Pictionary e companhia limitada).

Sempre que posso tento divulgar este tipo de jogos e posso dizer que as pessoas vão ficando interessadas com esta "nova" possibilidade de interacção entre amigos.

A nível nacional tenho observado que tabacarias nos centros comerciais começaram a vender alguns dos jogos com mais sucesso a nível internacional já há alguns anos. Mas apenas estes.

Entretanto apareceram lojas especializadas em jogos de tabuleiro (até já podiam existir antes mas eu não as conhecia...) e depois lojas on-line.

Para mim o grande problema das lojas nacionais é fundamentalmente a má aposta que fazem nos sites. Além de terem pouquíssimos produtos se compararmos com outras lojas internacionais, os sites não têm a melhor imagem visual (são mesmo complicados de pesquisar e usar alguns deles), além de praticarem quase sempre preços muito caros (o IVA também tem culpa neste aspecto).

Neste momento vale a pena mandar vir jogos dos USA pois o dolar está bastante barato. Os únicos problemas de mandar vir coisas dos USA é o preço dos portes e o azar da alfandega... Com sorte não param lá.Innocent

Por exemplo comprei o Bohnanza + High Bohn Plus + Bohnaparte por uns miseros 14€ no E-Bay dos USA (os produtos são todos novos) mais 16€ de portes. No total gastei 30€. Se comprasse cá em Portugal 14€ nem dariam para comprar o Bohnanza original.

Últimamente descobri uma loja em Espanha que pratica preços bastante em conta, apesar de os portes serem carotes (7.5€). Contudo para encomendas grandes os portes ficam grátis. Eles entregam bastante rápido. As 2 encomendas que fiz, uma chegou em 2 dias e a outra 1 dia apenas. Não é muito do meu agrado ir a Espanha comprar cenas, mas os preços e a oferta justifica. Tem jogos que considero difíceis de encontrar cá na Europa.

Deixo aqui a lista de sites de lojas nacionais de jogos de tabuleiro que conheço:

• https://www.netsurf.pt
  • https://www.diver.pt
  • https://www.devir.pt
  • https://www.runadrake.com/

A loja de Espanha:

• https://www.planetongames.com/

E o E-Bay:

• https://toys.listings.ebay.com/Games_Board-Traditional-Games_W0QQfromZR4QQsacatZ2550QQsocmdZListingItemList

Já comprei jogos em todas as lojas excepto na devir e na runadrake, e não tenho razões de queixa de nenhuma delas. Obviamente que no E-Bay tem de se tomar em atenção ao vendedor e à cotação que ele tem.

deve-se ainda juntar a Mas Que Oca (https://www.masqueoca.com/tienda/)

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

E a [url]www.lapcra.org[/url]

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Em Portugal, o panorâma dos jogos de tabuleiro está melhor do que há uns anos atrás, é um facto. A explosão de blogs, sites e encontros muito tem contribuído para isso, mas há ainda um longo caminho a percorrer. É preciso chegar às massas, é preciso educar os mais novos, seria importante chegar com regularidade aos meios de comunicação social. Importantetambém seria conseguir encontrar em Portugal jogos a preços mais convidativos para bem de todos (dos que vendem e dos que compram).

Hoje fui a uma loja de brinquedos aqui em Leiria para comprar uma motita de brincar para um filho de um casal amigo e no meu dos "Scrabbles" e dos "Pictionarys" reparei num "Descobridores de Catan" edição da Devir. Quando olhei para o preço até me caiu um queixo... 68 EUROS!!! Sim, 68! Eu olhei duas vezes para o preço.

Para tornar o hobby mais atractivo, é fundamental também tornar os preços dos jogos mais atractivos.

Mas quero deixar este comentário com uma nota positiva. Estamos no bom caminho e estamos TODOS de parabéns. Temos agora que trabalhar ainda mais pela causa :P

https://spielportugal.blogspot.com

€ 68 ?

E pensar que a minha edição especial comemorativa dos 10 anos custou € 19,90...

É claro que a Devir, enquanto os TCG continuarem a ser cashcows não vai fazer nada pelos boardgames excepto atrapalhar... Ou será que este novo preço já é consequência da política de preços mínimos da Mayfair?

Assim não vamos lá.

Boa tarde Manuel

O nome da loja é Puros & Co. e tentamos ter o sortido que nos cabe cá dentro (o espaço não é muito).

Já agora informo que neste momento estamos a escoar uns clássicos (leia-se monos), com desconto de 20%.

Bons games!

Ricardo Morgado

Ricardo. Já agora podias por aqui (na área de lojas) um post com o que têm à venda a preços com descontos à semelhança do que fazem outras lojas. De certeza que haverá por aqui uns maluquinhos pra vos ajudarem a despachar esses monos!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM