Ah,e sim, divirto-me muito a ser DM, as razões?
Hmm, criar uma história e desenvolve-la, o saber de algo que os pcs só iriam descobrir mais tarde, o proprio setting do jogo, o fluff à volta, o de certa maneira gerir pessoas.
O passar uma boa tarde divertido com pessoas com que gosto de estar e tenho pena de apenas podermos estar um unico dia por semana a jogar.
E sim, dá trabalho, deixa ver, vejo as folhas deles, preparo os encontros, os plots, não convem esquecer da lista boa de nomes de npcs para quando eles lembram-se on the fly de procurar x profissao numa cidade, um monstro novo ou uma nova armadilha para nao ser mais do mesmo que eles já conhecem.
Estar atento ao que eles dizem e usar depois na história para ficar com um sorriso ao vê-los dizer "Aha, eu sabia que o x é que estava por detrás ao fazer y a bla bla bla"
Mas sei que já falhei algumas vezes, já estive numa sessão e com a cabeça noutro sitio, já me irritei quando não devia por motivos off game e passei isso para o jogo.
Felizmente nunca matei um pc porque me apeteceu, nunca embirrei com um jogador, já disse a 5 para sairem de partys, já tive 2 que não quiseram jogar mais comigo, e felizmente já tenho varios que me aturam à anos.
Claro que nesta altura eles já sabem como eu jogo, já adivinham certas dicas, já sabem que fico a olhar para um 20 natural que saquei mais uma vez, e que me rio quando num dia consigo sacar 5 criticals misses (que dia… )
Gosto de ir avançando a historia, de ver os pcs a crescerem , de tentar adivinhar tacticas e depois ver a estrategia a ruir porque eles fazem y, gosto de conseguir agir de maneira que o monstro z nao sabe que os pcs estao protegidos e usa o ataque dele normal na mesma e só depois é que pode mudar a tactica.
Gosto daqueles momentos onde eles triunfam quando estão em baixo e saiem mais fortes.
Agora se sou ou não um bom DM?
Penso que sim, não sou perfeito, isso não há. Sou consistente pelo menos e esforço-me para continuar a sê-lo e melhorar no que tenho de mais fraco, mas acima de tudo quero uma coisa, que eles continuem a jogar comigo porque juntos passamos bons momentos de diversão na qual nos embrenhamos em outro mundo. E sim, para mim o jogo é para se usar toda a mecanica do mesmo, gosto que haja regras para a grande maioria de todas as situações ou mesmo para tudo que se queira fazer e adoro toda a multitude de coisas que se pode criar e usar.
Gosto de dar liberdade a que explorem o que quiserem e aprendi que o sistema aguenta mesmo o que os pcs podem ter a qualquer nivel, e ainda gostei mais do sistema.
E claro, quase sempre fui DM, o que leva à pergunta, e porquê isso?
Bem, porque desde o inicio eu fui o DM, e apenas eu, e gostei de o ser, na primeira vez que fui DM foi terrivel para a pessoa que estava a ser… tornei-me uma coisa terrivel, um rules lawyer a embirrar com o DM… felizmente que as outras sessoes correram bem e no final o meu gnome paladin (lol) deu boa conta de si.
Depois uma outra experiencia no GEST que entra nas horror stories sobre DMs… e outro com o Sturm, que apesar de ter gostado não me dava o mesmo gosto que sinto de ser DM.
Com MnM estava a ser interessante num lado e não gostava no outro, nomeadamente porque achava que o Rui se alheava dos rolls e agia muito de maneira subjectiva (Lá estava os gostos pessoais, o que serve para uns e diverte, neste caso para mim não deu…), por outro lado estava a curtir o lado de ser uma variante da fantasia.
Com Vampire não gostei da sessão de demo onde participei, achei aquilo demasiado subjectivo e nas mãos do GM.
Assim sendo cá vou jogando D&D porque adoro, gosto, acredito no sistema e dá-me muitas tardes de diversão.
Gostava eventualmente de experimentar mais, mas seja por falta de tempo ou de $ para investir em comprar mais livros de outros sistemas, ainda cá estou à espera.
E pronto, já sabem que o Fernando aka Demonknight defende sempre a sua dama do D&D
"I think i´ve had a evilgasm!"