É jantar e ir jogar

Daqui a menos de hora e meia tenho de sair daqui para ir para casa do Miguel. Vamos dar início à campanha de Columbia U., que tal como o nome indica vai girar à volta da famosa universidade de Nova Iorque. Primeiro era para ser baseada no sistema de Kult, depois decidimo-nos pelo Conspiracy X, mas depois voltámos atrás novamente e vai mesmo ser no velho e fiel Kult que jogamos há anos.

Não sei se vamos começar hoje as hostilidades, porque ninguém tem um personagem pronto, mas ao menos vai saber bem voltar a reencontrar o velho gang e discutir os personagens e a nova campanha.

Tenho um personagem quase pronto. Podem encontrá-lo aqui.

Uma pergunta desviante: o sistema de Kult não é assim um bocado… mau? Tipo, um gajo só quer roleplayar à vontade e leva com uma lista gigantesca de skills e umas regras que eu já nem sei de combate? É de mim ou já li uma versão antiga ou…

Que tal BRP para isso? Não?

P.S.: Eu adoro o setting de Kult. Já fiz regras alternativas para jogar, mas quase não tive oportunidade de as testar.

É engraçado que faças justamente essa pergunta. Ontem, depois do jogo terminado, alguém fez um comentário sobre isso e a coisa originou umas duas ou mais horas de uma discussão mais ou menos inútil sobre sistemas, regras, jogos, e roleplay.

Anyway, a minha opinião pessoal é exactamente que o sistema é um bocado mau. Não muito mais que a maioria dos sistemas que há por aí, mas basicamente completamente inadequado para a forma como eu e o meu grupo jogamos a coisa. Basicamente o meu grupo já joga aquilo há tanto tempo, sempre as mesmas pessoas juntas, sempre o mesmo jogo, que já tem a funcionar, sem se quer se aperceber disso, uma série de regras não-escritas e códigos de conduta invisíveis. Basicamente eles podiam jogar exactamente o mesmo jogo se jogassem uma campanha com o setting de Kult e regras de Poker.

No fundo, é praticamente um autêntico freeform, só que disfarçado de um jogo “a sério”. Se alguém perguntar, estamos a jogar Kult e todos eles concordam com a afirmação. Na prática, além de as regras não terem qualquer influência significativa na acção, não há uma única regra que seja inviolável ou sagrada. Nem uma!

Enfim… o principal da discussão de ontem - pelo menos para mim - era que eu e outro dos meus sócios estavamos a tentar convencer outro jogador dos possíveis benefícios de usar um sistema de regras que, de facto, fosse realmente usado e servisse para alguma coisa. Mas pronto, Se há malta presa às ideias de classes, níveis e XP, também há malta presa à ideia que precisa de ter listas de atributos e listas enormes de skills, porque senão não pode costumizar o personagem exactamente como quer (quando na realidade são as listas intermináveis de skills que justamente os impedem disso, obrigando-os a acrescentar skills novas e a pedinchar mais não-sei-quantos-pontos porque senão o personagem não é credível).

Já agora, se tens as tuas regras para Kult em formato electrónico, talvez queiras fazer um copy&paste para uma página aqui do portal? De certeza que ninguém excepto tu vai algum dia usá-las, mas sempre há valor educativo em partilhar uma coisa dessas com os nossos visitantes. :slight_smile:

Só tenho por escrito a folha de personagem em Excel…
https://conta.turnodanoite.com/temp/kult.xls

Acima de tudo, curto o setting.

Agora, esse pessoal das skills intermináveis podia espreitar o nosso PbP no vampire.slamo.net/board :slight_smile: Aah, a beleza de Unknown Armies… O jogo é passado dos cornos, mas pronto.

hhmmmmmm, o pessoal das skills interminaveis. Nao sei ate que ponto é que eu sou um… Eu gosto de um numero infinito de skills. That is, whatever you want! Simplesmente não me dou ao trabalho de fazer a lista porque, er… para além de ser impossivel ficaria sempre incompleta!

Unknown armies, argh. Tou farto de ouvir falar, nunca tive oportunidade de o ler.
Talvez va cuscar esse pbp, qual deles? Não tenho muita paciencia para pbp’s! :\ Já não pelo menos.

Qual deles? O que ainda mexe :slight_smile:

Sim, o que ainda mexe, apesar de eu dever um post há já uns dois ou três dias… sorry! Hoje à noite fica feito!