É engraçado que faças justamente essa pergunta. Ontem, depois do jogo terminado, alguém fez um comentário sobre isso e a coisa originou umas duas ou mais horas de uma discussão mais ou menos inútil sobre sistemas, regras, jogos, e roleplay.
Anyway, a minha opinião pessoal é exactamente que o sistema é um bocado mau. Não muito mais que a maioria dos sistemas que há por aí, mas basicamente completamente inadequado para a forma como eu e o meu grupo jogamos a coisa. Basicamente o meu grupo já joga aquilo há tanto tempo, sempre as mesmas pessoas juntas, sempre o mesmo jogo, que já tem a funcionar, sem se quer se aperceber disso, uma série de regras não-escritas e códigos de conduta invisíveis. Basicamente eles podiam jogar exactamente o mesmo jogo se jogassem uma campanha com o setting de Kult e regras de Poker.
No fundo, é praticamente um autêntico freeform, só que disfarçado de um jogo “a sério”. Se alguém perguntar, estamos a jogar Kult e todos eles concordam com a afirmação. Na prática, além de as regras não terem qualquer influência significativa na acção, não há uma única regra que seja inviolável ou sagrada. Nem uma!
Enfim… o principal da discussão de ontem - pelo menos para mim - era que eu e outro dos meus sócios estavamos a tentar convencer outro jogador dos possíveis benefícios de usar um sistema de regras que, de facto, fosse realmente usado e servisse para alguma coisa. Mas pronto, Se há malta presa às ideias de classes, níveis e XP, também há malta presa à ideia que precisa de ter listas de atributos e listas enormes de skills, porque senão não pode costumizar o personagem exactamente como quer (quando na realidade são as listas intermináveis de skills que justamente os impedem disso, obrigando-os a acrescentar skills novas e a pedinchar mais não-sei-quantos-pontos porque senão o personagem não é credível).
Já agora, se tens as tuas regras para Kult em formato electrónico, talvez queiras fazer um copy&paste para uma página aqui do portal? De certeza que ninguém excepto tu vai algum dia usá-las, mas sempre há valor educativo em partilhar uma coisa dessas com os nossos visitantes.