E pronto, finalmente joguei Dogs

Ahoy, :)

Curti bué fazer a town. Estava em bastante antecipação quanto à sessão de ontem. Acabou por não funcionar bem...

Acho que o pessoal ainda tem um bocado que aprender quanto à maneira como o sistema é suposto funcionar.

Como sempre, coloquei [url=https://www.indie-rpgs.com/forum/index.php?topic=19839.0]um post na Forge[/url].

Cheers,
J.

Hey João!

Li o teu AP na Forge, e estou a ler o teu blog [ainda só li a parte do L5R, mas gostei da maneira como te apercebeste do que era o Nar, trés cool ;)], e isto é a 1ª coisa que faço no Portal desde que voltei de Fátima! :smiley:

Tenho algumas questões sobre o teu AP de Dogs:

1-As coisas que apontas sobre os Irmãos, logo no início do post, o que são?

2-Porque foram os irmãos Cyrus e Nathaniel confrontar os outros irmãos lá a casa do pai, e porque é que isso é um conflicto?

3-Porque é que é um conflicto o facto da irmã querer levar o puto para casa?

4-Achas que o que correu mal no teu jogo foi a maneira como tu (gm?) jogaste, ou como os jogadores jogaram? A questão é pertinente, porque as grandes questões podem vir dos personagens (por ex., vencer um problema de alcoolismo, embora isso não me pareça uma questão assim tão importante {ou talvez seja, vício num jogo de paladinos do oeste!}) ou serem apresentadas pelo gm ao longo do jogo.

Tinha outras questões, mas essas prendem-se mais com o AP em si do que com as minhas questões sobre Nar acima.

Nada na descrição do que é Nar (e nos exemplos que vão sendo apontados aqui e ali) aponta para que o que se passou na tua sessão seja Nar - não vi grandes decisões a serem tomadas. O Dogs não é suposto ser sobre isso (tal como os jogos Nar)? Ou estou a interpretá-lo mal?

Hey, Rui, :)

Benvindo de volta. :) Espero que tenhas tido uma boa viagem.

[quote=Rui]Tenho algumas questões sobre o teu AP de Dogs:[/quote]

Deixa-me começar por aqui. Embora aqui no abreojogo, este thread esteja no fórum de AP, na Forge, não está. O meu post na Forge não era bem de AP, mas sim de pedido de ajuda específico no sub-forum da lumpley games.

Isto para responder a esta outra parte:

[quote=Rui]Nada na descrição do que é Nar (e nos exemplos que vão sendo apontados aqui e ali) aponta para que o que se passou na tua sessão seja Nar - não vi grandes decisões a serem tomadas. O Dogs não é suposto ser sobre isso (tal como os jogos Nar)? Ou estou a interpretá-lo mal?[/quote]

Provavelmente, estás a interpretar bem. Existiram alguns momentos desses. Só que não foram evidenciados no meu post porque essa foi a parte que correu bem. :)

Já agora, o meu preferido foi quando o Mariano chegou a casa de Brother Newton e Brother Virgil ainda estava a dormir. Ora Borther Virgil tinha a obrigação de estar a trabalhar no campo, mas Brother Newton, como pai dele, tinha a obrigação de prover stewardship (liderança/autoridade/educação/responsabilidade por) ao filho. Como tal, o Mariano teve que decidir quem é que estava "em falta" na situação e engajar em conflito com ou o Brother Newton ou o Brother Virgil. O Mariano escolheu o Virgil, e ao fazê-lo, fez um statement em jogo que naquela altura, naquelas circunstâncias, o jovem era mais culpado que o pai. Foi temático e cool. :)

Quanto às tuas perguntas específicas:

[quote=Rui]1-As coisas que apontas sobre os Irmãos, logo no início do post, o que são?[/quote]

São os conflictos inciais de cada personagem. Fazem parte do sistema de criação de personagens. Basicamente, quando finalmente tens os números todos postos no sítio, tens de te virar para o GM e anunciar uma coisa que o teu personagem espera ter conseguido durante o seu tempo de treino. Depois, vamos para os dados e ou consegue ou não consegue. O B0rg foi o único que não conseguiu e foi só porque eu tive uma granda paia no dados.

[quote=Rui]2-Porque foram os irmãos Cyrus e Nathaniel confrontar os outros irmãos lá a casa do pai, e porque é que isso é um conflicto?[/quote]

Er... não, os NPCs Nathaniel e John confrontaram os PCs Nathaniel e Cyrus para os "obrigarem" a ir já a casa do pai e punirem-no. Os PCs não queriam ir. Sempre que um (N)PC quer algo e outro (N)PC quer algo diferente, isso é um conflito. Aliás, isso é a [i]definição[/i] de um conflito, eu quero uma coisa e tu queres outra...

[quote=Rui]3-Porque é que é um conflicto o facto da irmã querer levar o puto para casa?[/quote]

Esse facto só por si não é um conflicto. O conflicto está na irmã querer convencer os PCs a autorizarem-na a fazê-lo, já que Brother Virgil não tinha nada a ver com Sister Lavinia, sendo que nem sequer eram da mesma família. (Na Faith, toda a gente se chama Brother Something ou Sister Something...)

[quote=Rui]4-Achas que o que correu mal no teu jogo foi a maneira como tu (gm?) jogaste, ou como os jogadores jogaram? A questão é pertinente, porque as grandes questões podem vir dos personagens (por ex., vencer um problema de alcoolismo, embora isso não me pareça uma questão assim tão importante {ou talvez seja, vício num jogo de paladinos do oeste!}) ou serem apresentadas pelo gm ao longo do jogo.[/quote]

Não sei. Acho que o principal problema foi pura e simplesmente não estarmos a jogar o jogo correctamente. Falta de domínio das mecânicas ou falta de entendimento da maneira como as mecânicas influenciam e se relacionam com a história, talvez.

A resposta a esta pergunta é precisamente o que eu pretendo obter com o thread na Forge...

Cheers,
J.

Pronto, estou oficialmente curioso com 2 rpgs, o PTA e Dogs.
Especialmente claro para saber as mecanicas do Dogs, o conceito parece-me bem interessante sem duvida do rpg em si.

"I think i´ve had a evilgasm!"