E-Zine sobre jogos de Aventura e Estratégia


Primeiro que tudo gostaria de deixar bem claro que o AbreOJogo.com, "mesmo" nos moldes em que se encontra, é um espectáculo e imprescindível para a comunidade de jogadores de Jogos de Tabuleiro (Tt. G.) e de Roleplay.

Acho que um Magazine Online sobre jogos de Tabuleiro e sobre RPG's vinha, sem dúvida, revolucionar a forma como se veêm esse tipo de jogos em Portugal, além de ser uma ferramenta muito poderosa para o desenvolvimento e divulgação dos mesmos.

O que vou escrever a seguir pode ser uma barbaridade, eu sei disso, mas é a forma como eu vejo o que deve ser uma E-Zine. Serão apenas ideias, baseadas na minha experiência semi-profissional, com Revistas de Jogos de Aventura e Estratégia, como director e editor chefe, e em Portais de Jogos, como criador e director.

SE SE DECIDIR ENVEREDAR POR UMA E-ZINE: acho que o AbreOJogo.com, da forma como está devia "desaparecer", ficava o URL =:-) Todo o conteúdo do AbreOJogo.com como ele está agora, enquadra-se perfeitamente, a meu ver, num FORUM TRADICIONAL, como este (https://www.papagaiodesportivo.net/phpbb/index.php), completamente.

Também acho que os jogos de cartas coleccionáveis deveriam ficar fora deste projecto. Alguem identificou fantasticamente bem, como um dos problemas assossiados aos J.T. e aos RPGs, o facto de estes não gerarem grandes receitas. Ora os CCG não sofrem desse mal e, além disso, quem os joga tenta ser altamente especializado, raramente jogando mais que um, logo cada Card Game tem, e requer, um site especializado.

Dever-se-iam criar 3 "motores" ou 3 "páginas" independentes: 1 magazine online, 1 Forum, 1 Albuns de Fotos

O Forum e o site de Albuns de Fotos "auto gerem-se", necessitando de uns moderadores, que pouco trabalho terão...

Exemplo de Forum: https://www.papagaiodesportivo.net/phpbb/index.php

Exemplo de Albuns de Fotos: https://www.photokites.net/photos/

Exemplo da E-Zine: https://magic.tcgplayer.com/

No E-Zine é que estará todo o trabalho... E na organização da EQUIPA é que, a meu ver, estará a chave do sucesso. Como é que eu vejo que a equipa deve estar organizada:

A. Um Director, que deverá ser também o dono do site e, se posível, o Webmaster.

A.1. O Director coordena o trabalho do WebMaster e dos 2 Editores "Chefes" (um de Jogos de Tabuleiro, outro de RolePlaying Games).

A.2. O Director deve definir os temas a abordar no mês seguinte, fazendo um planeamento com base nas opiniões que pediu aos Editores Chefes.


B. 2 Editores Chefes, um de Jogos de Tabuleiro, outro de RolePlaying Games.

B.1. Cada Editor Chefe faz um documento mensal, onde deve ter: temas mais importantes que acha que devem ser tratados, escritores que acha que são os mais indicados para determinado tema, brainstorming sobre o próximo mês, notas sobre as rubricas da sua área (Tt.G. ou RPGs), etc.

B.2. Supervisionar (Editar) todos os documentos e rubricas da sua área (Tt.G. ou RPGs), ou confiar esse trabalho a "editores" da sua área, se precisar.

B.3. Coordenar (Orientar) o trabalho dos escritores principais e dos responsaveis por rubricas da sua área (Tt.G. ou RPGs).

B.4. Coordenar (Orientar) o trabalho dos outros escritores (que escrevem espôntaneamente ou esporadicamente).


C. Os escritores principais (4 no mínimo, por área (Tt.G. ou RPGs)) devem escrever pelo menos um artigo por mês.

C.1. Cada escritor principal deve propor ao Editor Chefe da sua área temas dos seus proximos artigos.


D. Os outros escritores ou colaboradores (que escrevem espôntaneamente ou esporadicamente a pedido) devem submeter os seus trabalhos e ou propostas ao Editor Chefe da área em que escrevem (Tt.G. ou RPGs).


E. Os responsaveis por rubricas devem enviar notas sobre o seu trabalho ao Editor Chefe da sua área (Tt.G. ou RPGs).



# Exemplos de Rubicas (cada rubrica deve ter pelo menos a publicação de um trabalho por semana, ou seja, todos os dias há uma publicação dessa área (Tt.G. ou RPGs) no site):
- Melhor da Net (comentário (possivel tradução ou resumo) crítico, prepositivo, a algo que se encontre na net (um artigo noutro site, uma foto noutro site, um comentário num Forum, etc.)).
- Notícias (novidades, fofocas, etc.)
- Reports (notas sobre sessões de jogo)
- Entrevista (entrevista a um jogador ou personalidade (nacional ou estrangeiro))
- Reviews (artigo de revisão sobre um jogo (explicação do jogo, regras básicas, etc)


Dividido desta forma fica muito pouco trabalho para cada um, e todos os dias ha um motivo de grande interesse para ir ao Site. As pessoas mais afixionadas têm espaço para colaborarem e se emiscuírem ainda mais no seu "hobby", quem não é tão entendido ou não é tão fanático, tem uma revista online para vibrar...

Desculpem alguma coisa, obrigado por terem lido.

Renato Dias.

 

 

À parte da tua sugestão de se transformar o AbreoJogo num fórum (com a qual não concordo pois não acho que não haja necessidade a não ser pelo facto de se tornar assim mais acessível) parece-me excelente a tua proposta de organização.

Porque não tornar esta proposta mais pública para ver se consegues já angariar colaboradores? :wink:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Muito bom, Feldon, obrigado por dares já umas linhas concretas sobre como se poderá lançar uma e-zine, sem dúvida que beneficiamos da tua experiência.

Eu compreendo o ponto de partida que seria repartir o abreojogo de forma a transportar o conteúdo com mais “sumo” para a e-zine. No fundo, estás a dizer que quem se dá ao trabalho de fazer artigos para os grupos, reviews e opiniões nos blogues é um potencial escritor para o e-zine. De certa forma, poderia ser uma maneira de destacar essas pessoas pela participação que fazem para lá da simples rotina dos fóruns.

No entanto, partilho da objecção apresentada pelo jrmariano. Já reparaste, por exemplo, no trabalho que o site permite fazer entre o grupo de Designers - RPG e os respectivos livros? Outro exemplo dos livros, é esta página, onde posso reunir todos os threads sobre o meu jogo, disponibilizar ficheiros para download e até configurar o próprio URL! Obviamente que isto não seria possível num fórum e é algo que eu não queria perder.

Não concordo com mudar o abreojogo.com nos moldes em que se encontra porque continua a ser principalmente um ponto de encontro entre os vários hobbistas dentro dos grupos.

Mas concordo contigo em fazer uma especie de best-of dos grupos/blogues do abreojogo (e outros blogs e fontes de noticias externas), e/ou pedir contribuicoes regulares aos mais entendidos ou opinativos. Esses artigos poderiam ser uma funcionalidade adicional ao site, ou mesmo talvez a página de entrada do site formatada, de forma friendly.

Em termos de conteudo, concordo com a tua opiniao em relação ao jogos coleccionaveis principalmente por "jogarem sempre o mesmo" (ou mesmo xadrez ou go). No entanto, existem muitas pessoas que colocam os pés em vários mundos. E não deixam de ser jogos....

 

Muito obrigado =:-)

So nao coloquei na parte pública porque queria primeiro saber a posição dos responsáveis pelo AbreOJogo.com

Meto em breve =:-) Acho que so falta o Ricmadeira pronunciar-se

Certíssimo! O AbreOJogo.com não pode passar para um forum normal dadas essas funcionalidades.

Como eu não consigo perceber nadinha de como o "motor" do AbreOJogo.com funciona, cometi essa gafe de achar que podia passar para um forum normal.

Assim sendo, pode-se chamar forum a este tipo de "motor"? Não é um forum tradicional, mas é um local de encontro e de trabalho com funcionalidades diferentes dos foruns tradicionais...

Ainda tou a dizer barbaridade, ou poderia ser assim?

Eu mantenho a minha proposta, apenas altero a parte em que digo que o AbreOJogo devia passar para um forum tradicional... =:-)

Obrigado,

Renato Dias.

 

 

Obrigado por esperarem por mim! :slight_smile:

Já abri esta página umas 500 vezes desde Sábado à noitinha, que salvo erro foi quando apareceu o texto, e ainda não consegui escrever nada.

Bom, quando ao projecto e-zine… Não é a ideia por trás do abreojogo, nem é para ser a nossa principal missão. Isto é suposto ser um site comunitário, um site destinado a criar uma grande família feliz (como aquele prato no restaurante chinês), ou pelo menos muitas delas com algumas ligações entre si… pôr as pessoas a falar entre si, a trocar experiências… damn, tou aqui a gastar o meu latim e já escrevi isto há muito tempo e bem melhor:
https://www.abreojogo.com/sobre

Pode ser um reflexo da situação inicial , em que era eu sozinho a tentar criar um portal que competisse com tudo o que havia no mercado, e a precisar de revisão nestes tempos que correm mas pronto… a ideia era que os próprios utilizadores criassem os conteúdos, e toda a arquitectura do site é feita nesse sentido: há tantas opções e tantos tipos de conteúdo diferente para criar que ninguém sabe qual deles usar quando quer publicar alguma coisa, LOL. Existe até um sistema, que nunca foi preciso usar, em que os utilizadores moderam o próprio conteúdo (suficientes votos negativos e o conteúdo fica “despublicado”, suficientes votos positivos e vai para a primeira página, etc). E eu pelo menos ainda acho que é assim que deve o projecto deve ser; conteúdos criados pelos utilizadores para os utilizadores, comigo a fornecer-lhes as ferramentas todas que quiserem e o apoio técnico que precisarem.

De resto, o abreojogo está cá para ser o end-all, be-all… separá-lo em x sites diferentes, com endereços diferentes, sem qualquer interacção entre eles, que exigem um login diferente em cada um? Isso não faz nenhum sentido no meu dicionário; isso era a internet antiga. Na nova internet o abreojogo não é para ser um mero site, é para ser todo um cantinho à parte na internet onde os utilizadores podem fazer no mesmo sítio,com a mesma interface, com a mesma conta de utilizador tudo o que faziam antes em vários sites diferentes e ainda mais, numa sinergia que ajuda a tornar o todo maior que a soma das partes. Bom, a teoria é essa pelo menos… na prática a desorganização e o estado amorfo do abreojogo faz com que tudo isso esteja subaproveitado e a vastidão dos seus recursos só ajuda à confusão dos utilizadores. Mas isto bem desenhadiho e arranjadinho, é completamente impossível que não resulte pelo menos tão bem como tendo n sites diferentes, nem que tenham de se criar artificialmente separações entre eles, eheh, e compartimentalizar o abreojogo em n sites… continua a ser melhor porque só exige um login! :slight_smile:

Basicamente o abreojogo está cá para ser o site de referência, não o fórum de referência, ou o portal de referência, ou o blogue de referência. É para ser uma categoria à parte, como o boardgamegeek o é; é um site tão vasto e que faz tudo tão bem e que faz tanta coisa que ninguém imaginou nunca fazer que as únicas pessoas que ninguém sente necessidade de visitar mais nenhum quando procura informação ou conversa, e as únicas pessoas que sentem necessidade de criar outros sites são os bloggers, que obviamente não sentem a sua individualidade suficientemente recompensada quando integrados no BGG. A RPG.net também é um projecto parecido, mas está a anos-luz… exige um login para os fóruns, outro para o resto do site, que é mais semelhante a uma página estática em html do que propriamente a conteúdos interactivos; nem sequer o pessoal que contribui os artigos os pode postar ou corrigir, tem de ser tudo tratado através do webmaster… isso é praticamente coisa do 3o mundo, hoje em dia! :stuck_out_tongue:

Isto é a visão… a prática está significativamente diferente; não basto eu para conseguir pôr isto em prática, mas pronto… vai-se tentando, mesmo sem a ajuda de um designer profissional; vamos ver como o Rick Danger se sai.

Quanto ao plano do Renato, 5 estrelas. Brilhante!

Eu disse que o abreojogo é suposto ser conteúdos do utilizador para o utilizador, mas na prática tive de ser eu a puxar por isto, a arranjar material decente para atrair atenções, a arranjar notícias, fomentar a discussão, etc.

E isso cedo evoluiu para eu tentar estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. De resto a maior parte do pessoal que está neste grupo de gerência está cá exactamente porque de alguma maneira se tornou indispensável para mim e para o site, quer pela entusiasmo com que contribuiram/contribuem com conteúdos para animar o site e estimulam outros a fazer o mesmo, quer pela sobrecarga que me tiraram de cima ao começarem a tratar de certas tarefas e me deixarem mais livre para me concentrar em tornar o funcionamento disto melhor. E estou farto de assediar toda a gente que é alguém neste mundo, nomeadamente os bloggers que escrevem sobre jogos, a virem montar o arraial cá no abreojogo, que precisamos desesperadamente de conteúdos para animar a primeira página… o que eu mais quero é que eles se responsabilizem por animar toda uma secção do site; eles que fiquem com o crédito, eles que sejam os administradores… eu só quero a satisfação de saber que este site é o melhor e que é imparável e que é o mais próximo da perfeição que pode ser.

O sucesso deste recrutamente nos bloggers é pouco, à parte de algum pessoal como o Costa (fs1973) que mais ou menos espontaneamente começou cá a republicar o seu material… isto talvez porque o material dele que aparece no blogue famoso de jogos de tabuleiro também já vem republicado do que aparece uns minutos antes no blogue pessoal dele, eheh. O resto do pessoal prefere ser o manda-chuva no seu cantinho, do que mais uma cara conhecida no meio de um site grande… isso e a organização/funcionamente do site assusta qualquer um que não tenha perdido grande tempo a descobrir os seus meandros. Eu tenho um grande projecto de recrutamento em vista, com estimulação directa à produção de conteúdos através de sorteios e prémios e encorajamentos mais virtuais, mas primeiro queria ordenar de alguma forma as coisas, e tornar isto uma casa mais agradável… senão temo que após o aparato inicial a inércia voltasse a reinar novamente.

Isto tudo para dizer que a criação de uma equipa de redactores não é assim um passo tão grande… só é para os próprios, que em princípio estão habituados a contribuir com o artigo que lhes apetece, quando lhes apetece, eheh… se bem que podem ficar desde já com a ideia de que -na área dos jogos de tabuleiro - competir com o material que aparece espalhado pelos dois ou três blogues de referência é praticamente impossível… os escritores talentosos e regulares estão lá quase, quase todos, e são os tais que estão supercontentes onde estão e nem querem pensar em mudar.

De resto, o próprio projecto da e-zine (pelo menos como eu o entendi) não sai de nenhuma maneira fora do âmbito do abreojogo; a 1a página destina-se exactamente para este tipo de conteúdos… mas tal como há espaço para uma rubrica sobre “o melhor da net”, também haveria um cantinho a listar os tópicos mais quentes nos nossos fóruns, e outro a listar os posts mais interessantes nos nossos blogues, etc.

A única dificuldade é a eterna questão… com tanto conteúdo para apresentar, como é que o podemos apresentar destacando tudo o que merece ser destacado sem esconder tudo o resto que temos e somos? Como fazer criar uma primeira página sobre RPGs e Jogos de Tabuleiro em que um roleplayer/boardgamer não ache que metade daquilo é espaço desperdiçado? Soluções até tenho… mas preciso de um designer para as implementar; não me adianta criar as listagens apropriadas com os conteúdos apropriados se não tiver alguém que saiba dar cor e forma àquilo, e que ajude a tornar literalmente visível as diferenças entre secções e tipos de conteúdo, tornando aquilo imediatamente perceptível ao olhar sem o utilizador precisar de pensar para navegar ao longo da coisa.

Bem feito, não vejo grande incompatibilidade entre uma primeira página em sua maioria composta de conteúdos editoriais ou semelhantes, com toda uma faceta semi-oculta por trás disto em que reside um poderoso site comunitário onde as pessoas se conhecem e travam amizades num misto de fóruns, blogues e uns laivos de um site de networking social.

É claro que me poderão dizer, e com muita razão, que isso é exactamente o tipo de solução de compromisso que nos trouxe aos problemas actuais, em que o site faz de tudo um pouco mas não faz nada de especialmente bem.

(Isto não é um contra-argumento a essa crítica. Só mesmo um desabafo de frustação com o assunto; acho que ninguém lamenta mais a actual confusão e non-user-friendliness do abreojogo do que eu. Sim, eu sei que pareço um político a debitar um disco de promessas riscado, mas ainda acredito, e cada vez mais, que é possível concretizar a minha visão original, e muito mais… com o que sei hoje de PHP, MySQL e Drupal, e ainda é relativamente pouco, há poucas coisas que não estejam ao alcance, com mais ou menos trabalho… o que agora me faz mesmo falta é o apoio permanente e a 200% de um designer, que espero ter encontrado no Rick Danger. Entre ele e eu somos ambos inexperientes nos nossos campos respectivos e por isso as coisas avançam necessariamente devagar, mas pronto… estou esperançoso que saia daqui um abreojogo melhor…)

Bom, e com tudo isto (tenho a mania de me alargar, sorry, por isso é que detesto e-mails e prefiro conversar pelo Messenger onde me exprimo bem mais rápido) provavelmente esqueci-me de abordar algum assunto importante… alguém me relembre, ou façam perguntas, tirem dúvidas, o que for. :slight_smile:

Eu gosto do AoJ.
Quero começar com esta frase porque me parece importante fazê-lo e porque é o meu sentimento. Também gosto dos blogs por onde passo e onde contribuo, nomeadamente o SpielPortugal.
Em relação à E-Zine, desculpem-me a franqueza, mas essa eu ainda não a conheço. Percebo o que estão a dizer e o que se pretende... estamos a falar de uma "profissionalização" dos conteúdos num espaço virtual novo, assente noutro mais velho.

De alguma forma, esta conversa assemelha-se a uma outra que há uns tempos atrás gerou bastante polémica... a da "associação".

Não tenho sido dos membros mais activos ou actuantes, mas na medida do possível tenho tentado ajudar e irei continuar a fazê-lo por dois motivos essenciais: porque gosto de jogos de tabuleiro e porque gosto das pessoas que se encontram aqui. Uma futura E-Zine não sei como resultará, mas cá estarei para ajudar se eu por ela me deixar cativar como sucedeu com o AoJ.

costa

 

 

https://oblogdocosta.blogspot.com

Do que precisas para concretizares a proposta?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

 

Não penso apresentar proposta publica, dado que os responsaveis do AbreOJogo.com nao se mostraram favoráveis a realização de uma Magazine Online...

Se existisse uma Magazine Online, parece-me que seria um projecto concorrente deste e isso não me parece bom para um universo de jogadores tão mínimo...

 

 

A divisão é perigosa mas se existir vontade para se fazer uma magazine on-line, porque não?

O Ricmadeira também começou o AbreoJogo por carolice. Porque não fazer o mesmo? Eu acho que haver diversidade é sempre bom apesar de secretamente desejar que todos esses conteúdos fossem dirigidos por uma equipa editorial tipo revista mas publicados aqui. O que achas?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Porque não desenvolver os conteúdos aqui e depois publicá-los em PDF e em papel e distribuí-los na mesma? Era o melhor de dois mundos!

E de certeza que já existem uns conteúdos aqui enterrados que deviams ser libertados para essa gente toda os possa ver pela primeira vez. :slight_smile:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

 

A ideia parece-me optima, embora eu ache que .pdf ia dar imenso trabalho, e precisaríamos de um bom designer grafico... Se for uma magazine-Online, tipo este meu Portal: www.portalmtg.com seria muito mais fácil de apresentar.

Digam-me o nome do Director da revista, que a partir disso em meto tudo a mexer!

Este "Drupal" não tem nenhuma opção para uma cena tipo Joomla? É que se tiver, ta feito, nao se precisa de mais nada!