Edge é o nome que decidimos dar ao antigo Cool Factor; é atribuído da mesma maneira (a melhor descrição é recompensada), mas tem utilizações diferentes.
Ainda não há um acordo completo sobre que versão utilizar, das duas abaixo e que passo a apresentar:
1 - O Edge é usado para aumentar o TN, antes e/ou depois de rolado o dado (ver descrição do sistema)
Esta opção parte da filosofia que um Agente será sempre melhor que um humano normal, e não está em causa acertar ou falhar o alvo, mas por quanto consegue; há sempre sucessos, embora o seu alcance (o Resultado na descrição) não seja muito elevado, talvez 10 (o melhor humano terá, na sua área de experiência, 5 como Resultado máximo).
Exemplo: Um Agente com Perícia a 4 e um lançamento de 5, pode usar 2 do seu Edge para subir o TN para 6, obtendo assim um Resultado de 1.
2 - O Edge é usado para dar mais dados ao Agente, dando assim possibilidade de aumentar o Resultado
Seguindo o que foi escrito pelo Mariano na descrição dos Testes de Perícia, contam-se os passos entre o resultado do dado e a perícia; com esta hipótese de uso para o Edge, serão lançados mais dados, contabilizados separadamente os diferentes resultados, e depois somados para obter um resultado final.
Exemplo: O mesmo Agente, Perícia a 4 e lançamento a 5, usa 2 do seu Edge para ter mais 2 dados, tirando nestes 2 e 1, com Resultados de -1, 2, e 3, para um Total de 4.