Elawa - review JogoEu

Sinopse:
Forma tribos colocando os teus personagens pré-históricos, utensílios, cabanas e recursos à tua frente. A carta que adicionas à tua mão vai permitir ganhar recursos necessários para poderes baixar novas cartas da mão para a tua área de jogo. Se as combinações obtidas forem boas, essas cartas irão dar-te muitos pontos com os quais poderás ganhar!

Como se joga:
⇒ Setup

Coloca a ficha que representa a fogueira (1), no centro da mesa. Em seguida, baralha as cartas de tribo e forma 6 montes de 10 cartas cada um de face visível à volta da fogueira (2).

Mistura as fichas de recursos e forma 6 pilhas de 5 recursos cada uma e coloca 1 pilha voltada para cima à frente de cada um dos montes de cartas (3). Forma outra pilha de recursos com a face oculta em cima da fogueira (4), o número de fichas dessa pilha varia em função do número de jogadores:

6 fichas em partidas de 2 jogadores
8 fichas em partidas de 3 jogadores
10 fichas em partidas de 4 jogadores
As fichas de recursos restantes são colocadas de lado, formando a reserva (4).

Cada jogador recebe uma ficha de líder da tribo que podem usar do seu lado normal (sem poderes específicos) ou do lado avançado (com poderes assimétricos) (5). Os jogadores devem jogar do lado normal nas primeiras partidas para entendem melhor o gameplay.

O jogador com o número mais baixo é o jogador inicial.

⇒ Desenvolvimento

Advertisement

Definições de Privacidade
Os jogadores jogam no sentido dos ponteiros do relógio até que o último recurso da fogueira seja retirado. No seu turno, cada jogador leva a cabo os 4 passos seguintes:

Tirar uma carta e os recursos associados
Jogar uma carta de tribo da sua mão
Usar as suas cartas de armazém (cesta)
Gerir os seus recursos
Tirar uma carta e os recursos associados

O jogador escolhe uma das 6 cartas visíveis no topo dos montes de cartas do centro da mesa (1).

O número no canto inferior direito dessa carta determina o número de recursos que o jogador pode apanhar (no exemplo da imagem são 3). Ele tira os recursos no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo recurso que estiver ao lado da carta seguinte a que tirou, depois tirar o que estiver à frente da carta, assim por diante até ter tirado os recursos indicados pela carta que escolheu (2).

Os recursos retirados são colocados ao lado da sua carta de líder.

A carta escolhida é colocada na sua mão (3).

Último recurso de um monte

Se ao retirar um recurso, e esse for o último, o jogador tem direito a tirar uma ficha adicional do centro da fogueira.

A seguir, usam-se as fichas de recurso da reserva para repor a pilha esgotada. Se a reserva estiver esgotada, todas as fichas descartadas pelos jogadores, são misturadas e usadas para repor as que faltarem.

Pilha da fogueira esgotada

Se for tirada a última ficha do centro da fogueira, desencadeia-se o fim do jogo.

Monte de cartas esgotado

Quando um monte de cartas se esgota, nada de especial acontece. Os jogadores não podem retirar mais cartas desse monte, porém as fichas de recurso que estiverem nesse espaço continuam disponíveis.

Jogar uma carta de tribo da sua mão

Não há limite no número de cartas que um jogador pode jogar da sua mão para a área de jogo, o limite são recursos necessários para o fazer.

Cada carta tem a indicação dos recursos necessários para ser jogada. O recurso de osso é um joker que substitui qualquer tipo de recurso.

Depois de pagos os recursos necessário para jogar uma determinada carta, o jogado entrega os recursos para a caixa de jogo. Há cartas que têm uma condição que, obriga o jogador que as queira jogar a destruir (descartar para a caixa de jogo) uma outra carta da mão.

As cartas jogadas pelos jogadores nas suas áreas de jogo irão dar-lhes pontos no fim do jogo.

Algumas cartas têm um efeito imediato no seu canto inferior esquerdo:

o jogador pode ir buscar um recurso aleatório à reserva de recursos (círculo +)
o jogador pode escolher uma carta do topo de um dos montes e juntá-la à sua mão (retângulo +)
Usar as suas cartas de armazém (cesta)

Esta ação é opcional. Se um jogador tiver cartas de cesta (armazém), na sua área de jogo, pode agora colocar em cada uma delas, um recurso correspondente. Também aqui, o recurso osso, pode ser usado como joker.

Gerir os seus recursos

Antes de passar a vez, os jogadores podem armazenar na sua carta de líder até 4 recursos que não usaram (3 nas cartas no modo avançado). Todas as fichas de recurso que ultrapassem estes limites têm de ser descartadas (o jogador decide quais as que quer conservar e as que quer descartar).

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando a pilha do centro da fogueira estiver esgotada. Os jogadores continuam a jogar para terminar a ronda. Quando o turno chegar ao jogador com o número de líder mais baixo (quem começou o jogo), o jogo acaba.

Os jogadores contam os seus pontos e ganha quem tiver mais. No caso de empate, quem tiver mais recursos na sua carta de líder vence. Se o empate persistir, os jogadores partilham a vitória.

Avaliação:
Elawa é um pequeno jogo de cartas, familiar, e muito rápido onde o objetivo é colecionar cartas.

O jogo é extremamente eficaz a entreter-nos e proporciona partidas muito tensas!

O material do jogo é bom, as ilustrações podem não ter um impacto muito positivo num primeiro contacto, mas com o o passar do tempo vai-se revelando e é possível desfrutar da sua originalidade.

Atrás da simples escolha de uma carta todo o jogo se desenrola de forma muito subtil, equilibrada e fluida, transparecendo trabalho apurado na fase de desenvolvimento do jogo, embora possamos reclamar um pouco com o fator sorte que foi deixado ficar, e que pode ser indigesto em algumas partidas.

Para mim, neste momento, Elawa é um dos meus jogos preferidos para partidas rápidas. Uma escolha justificada pela facilidade na explicação e compreensão das regras, por se jogar em pouco mais de 15 minutos e por não deixar de ser um desafio lúdico inteligente. Tem ainda a vantagem de ser muito portátil e bastante acessível (menos e 20€).

Artigo original em JogoEu