Encontro de Roleplayers na LisboaCon - 2014



Vem aí a LisboaCon 2014, o grande encontro nacional de Jogos de Tabuleiro e também jogos narrativos (roleplaying games). Vem passar um fim de semana repleto de aventuras, mistérios e desafios nos infindáveis mundos da imaginação! Da fantasia à ficção científica, do horror e fantástico, ao policial, da investigação à intriga e ao conflito face a face, muitas serão as oportunidades de tomares o destino nas mãos da tua personagem.
 
Gostávamos assim de vos convidar a todos a virem experimentar connosco nos dias 15 e 16 de março na AERLIS em Oeiras estes jogos de sociedade que juntam pessoas à volta de uma mesa para viverem intensas aventuras imaginárias, repartindo-se entre um encenador que controla o enredo e um conjunto de jogadores que dão vida aos protagonistas da aventura. O jogo narrativo alia assim o prazer de explorar um mundo imaginário com o prazer de dar vida a histórias do ponto de vista das personagens, autênticos heterónimos dos jogadores.
 
A entrada é gratuita e no espaço reservado para os jogos narrativos teremos jogos de demonstração, jogos não programados e jogos sujeitos a marcação prévia. 
 
A LisboaCon 2014 é uma organização do Grupo de Boardgamers de Lisboa (www.grupolisboa.com), com a colaboração do Grupo de Roleplayers de Lisboa. Consulta a nossa Agenda para saberes o que poderás jogar na LisboaCon 2014.
 
Para mais informações podes visitar as nosso grupo aqui no Abre o Jogo e a nossa página no Google+.

 
O Grupo de Roleplayers de Lisboa é uma associação sem personalidade jurídica que tem por objeto a promoção dos jogos narrativos (ou Roleplaying Games) na região de Lisboa e na comunidade virtual de expressão portuguesa. Nesse sentido, promovemos a realização de encontros de jogadores e outros eventos dedicados aos jogos narrativos, bem como a criação e divulgação de jogos e materiais de jogo.
Caríssimos companheiros, lá se passou mais uma LisboaCon, o encontro nacional anual de jogos de tabuleiro de Lisboa, em que o Grupo de Roleplayers de Lisboa participou dinamizando a área dos Roleplaying Games, e queria deixar aqui uma notinha para dizer que sinto que correu muito bem, com imensa participação e bom espírito.

Apesar de termos sido poucos a organizar, nos bastidores, o evento, e portanto ter havido pouca antecedência para todos vocês, colaboradores, entrarem no comboio, queria agradecer a todos quantos se disponibilizaram e deram o litro para fazer este evento de Roleplaying Games acontecer; aos mestres-de-jogo que com pouco tempo de antecedência ou mesmo no próprio dia quiseram correr sessões de jogo, aos jogadores que vieram alegrar e dar corpo às sessões, aos camaradas que, nas sombras, preparam os materiais todos para o evento, a quem ajudou na divulgação prévia, a quem ajudou a montar e desmontar o espaço, a quem trouxe material para expôr e atrair os visitantes e suscitar a conversa, a quem, apesar da falta de preparação, esteve de plantão na “recepção” a receber, esclarecer e orientar os visitantes, a quem para além disso esteve disponível para correr sessões de demonstração de um momento para o outro, a quem simplesmente visitou e esteve presente no espaço para trocar umas impressões e conversar, ao Grupo de Boardgamers de Lisboa por nos ter, mais uma vez, acolhido como parte integrante da LisboaCon, a todos em geral que têm feito o Grupo florescer, e à minha mãezinha também, que passou por lá no domingo à tarde.

No total tivémos 22 sessões de jogo com 15 jogos diferentes (4 deles da autoria dos próprios mestres-de-jogo), com 13 (ou mais, talvez) mestres-de-jogo, e com um total de 124 participantes (não-únicos) nas sessões de jogo.

Estes 124 participantes é uma contagem de todas as pessoas que participaram em todas as mesas de jogo, incluindo mestres de jogo / moderadores e incluindo jogadores que também entraram noutras sessões. Saber quantos participantes não repetidos o evento teve é um bocadinho mais complicado neste momento… 

Podem ver algumas notas mais detalhadas sobre as sessões jogadas aqui.



Posto isto, acho que o esforço de tantos voluntários a ajudar e a dinâmica das conversas de análise do evento está a suscitar que se aproveite este embalo e se melhore as actividades do Grupo de Roleplayers de Lisboa.

O Grupo de Roleplayers de Lisboa pode significar coisas distintas e ter objectivos muito diferentes (promover encontros, divulgar o hobby, ser plataforma de debate e encontro, etc, etc.) para diferentes pessoas e acho que o intuito do Grupo sempre passou um bocado por isso; ou seja, isso é normal e desejável, tanto quanto exequível seja.

O que eu pessoalmente sinto que podem ser os principais focos de atenção e questões a abordar e/ou melhorar neste momento pós-troik‒ aliás, pós-LisboaCon! e nos tempos que se seguem, são:

1) Aproveitar a ajuda de quem quer contribuir para fazer acontecer as actividades do grupo, e alargar e tornar a organização do Grupo mais transparente e acessível, bem como estabelecer métodos simples de nos articularmos todos uns com os outros com menor centralização;

2) Fazer acontecer e gerir melhor os eventos futuros, quer os regulares do Grupo (mensais de 2º sábado) como os especiais e de divulgação que aí vêm (IberAnime 2014, Sci-Fi Lx, etc.);

3) Levar a cabo projectos mais específicos que a malta ache pertinentes no âmbito do Grupo ou que ajudem a melhorar as actividades deste, como sejam o projecto do website que o Vasco está a lançar.


E pronto, é isto que queria partilhar convosco neste momento. Obrigado a todos e parabéns por mais um evento bem-sucedido!    :)
Henrique


PS: Vejam as fotos e mini-videos do evento no Facebook aqui e aqui e juntem-se às conversas que o evento suscitou aqui.