Depois de ler a notícia aqui no site sobre o encontro de Roleplayers que iria acontecer dia 11 de Novembro, sexta-feira, na Devir Arena, resolvi pegar meu casaquinho e enfrentar o frio noturno para conhecer um ou outro indivíduos aqui do fórum.
Independentemente dos diversos obstáculos que tive que ultrapassar para chegar a Lisboa de transportes públicos e para encontrar a muito bem localizada loja da Devir, devo dizer o que vi superou de longe minhas piores espectativas.
O evento estava marcado para começar às 19:00 e cheguei um pouco atraso, pelas 19:30. Entrei na loja e imediatamente dei por mim a ver um local escuro com duas mesas duplas completamente repletas de jogadores de magic a mexerem nas cartas em um ritmo frenético.
Fui completamente ignorado apesar do meu olhar suplicante de quem precisava de uma informação, olhar que perdurou por alguns segundos para ver se algum destes se revelava ser um vendedor ou responsável pela loja disposto a atender um potencial cliente mas acabei por chegar a conclusão que, se tal figura existisse, deveria dar muito mais importância ao jogo de cartas do que ao seu brio profissional.
Tentei reconhecer alguém ou alguma coisa que me parecesse ter a ver com o encontro de RPG que supostamente devia estar a acontecer ali mas tudo o que vi foi um rapaz e uma rapariga que acabaram por revelar-se apenas clientes interessados nos productos.
Como todo o bom jogador de RPG, em uma situacção aparentemente sem saída, resolvi dar uma volta pela loja e procurar pistas. Como não consegui me aproximar das revistas, uma vez que o acesso estava impedido pelas mesas, tentei ver se havia alguma coisa que prestasse em termos de roleplaying.
Já esparava encontrar praticamente só livros de D20 e da White Wolf. Do primeiro havia muita coisa do segundo alguns exemplares já out of date da terceira edição do World of Darkness. Depois de alguma procura consegui encontrar cinco livros do GURPS, todos já muito antigos e parte da minha colecção pessoal, e alguns volumes do Warhammer.
Acabei por ver algumas miniaturas e também uma ou outra coisa. Já estava convencido que o evento só iria acontecer na segunda-feira pois o Ricardo Madeira fez uma confusão no site e disse ora que iria ser no dia 14/11 ora que iria ser no dia 11/11. Acabei por ver uma página microscópica, muito discreta, impressa numa impressora jacto de tinta, presa em meio a dezenas de outros papeis em quadro de avisos, que dizia que todos os segundos sábados de a cada mes havia ali realmente um encontro de roleplayers.
Confesso que esta informação já não me interessava muito. O ambiente do local era tão desaconchegante, o tratamento por parte dos responsáveis de tal forma desinteressado que eu também já havia perdido meu interesse não só em encontrar alguém do meeting como em comprar algo ou mesmo em permanecer ali por mais tempo.
Aproveitei para descarregar minhas frustações na sanita, deitando fora a cerveja que havia bebido no almoço e, ao sair da casa de banho, descobri uma passagem secreta. Uma espécie de alçapão disfarçado em escada em que podia-se ver muito ao longe o que parecia ser algumas mesas de bar.
Não tinha a certeza se era permitido descer ali em baixo mas ensaiei alguns passos discretos para ver se seria atacado por algum orc escondido. Três degraus mais abaixo vi um grupo de jovens a conversarem sentados e um deles, ao me ver, parou a conversa e me olhou por alguns instantes.
Foi a deixa final para ir embora. Saí pela porta a fora e espero nunca mais voltar na Devir Arena. Eu não sei o que foi que fui ver na sexta-feira mas sei que se aquilo foi um encontro de jogadores então espero ficar bem longe deles por muito tempo.
Se houve algo de bom na minha ida ali foi o facto de finalmente entender o porque de alguns dos membros deste fórum terem tantas restrições quando eu falo sobre nos encontrar uma vez por mês em algum local aberto, jogar uma com quem aparecesse e trocar idéias sobre Role Playing Games.
Depois do que vi na sexta a noite, eu também teria a mesma opinião...
SÓ LAMENTO!!!