Encontro Nacional de Boardgamers - Rescaldo

E pronto! Já está. Tal como no encontro anterior também não houve feridos e tudo correu muito bem. Jogou-se o suficiente. Algumas novidades para alguns, para outros, coisas repetidas, mas, o mais importante, foi ver pessoal novo a agarrar os meeples com unhas e dentes e, só a muito custo, os queriam soltar. Era vê-los!

O número de pessoas, contadas mais a dedo que outra coisa, superou as 50. Nunca ao mesmo tempo e a jogar mas, no conjunto, fomos mais de 50. Mais importante ainda, apesar de estarmos ainda muito longe do objectivo pretendido (5 milhões só no distrito de Leiria), conseguimos atrair uma dúzia de pessoas novas para o vício (saudável, claro). E esses procurámos que estivessem sempre a jogar coisas interessantes, que os pudessem agarrar.

Até à próxima!

Isto se calhar não era para publicar aqui em blog mas enfim. Eu não percebo nada disto. Ainda por cima agora já quase nem consigo encontrar o grupo de Leiria!!! Eu sei… sou troll. :stuck_out_tongue:

Era só para dizer a todo o pessoal de Leiria que o encontro já produziu resultados, sou agora o 30º subscritor do grupo boardgames-Leiria! Agora já dei o primeiro passo pessoal, fico à espera de um sinal do vosso lado com vista ao reforço das relações da região centro. Obrigado por terem organizado um encontro tão porreiro e por contribuirem para o hobby. Abraço a todos.

Mais um excelente encontro por várias razões:

  • o pessoal, claro!
  • a sala: muito espaçosa, permitindo às pessoas observarem os jogos que estavam a decorrer.
  • wings of war: avioezinhos num cenário espantoso, graças ao Mestre Pombeiro e o seu arsenal.
  • o almoço: conversa muito animada e muitas bocas a atravessarem a mesa.
  • werewolf: e para fazer a digestão, acusações mútuas entre mais de 12 pessoas. Algumas pessoas apenas jogaram este jogo, mas devem ter ficado contentes de ter aparecido. Mestre Mariano a mostrar o que é um storyteller.

Adicionalmente, o meu vicio ficou saciado com os jogos novidades do ano: notredame, hermagor e arkadia.

Tantas caras novas e satisfeitas, que já sabes que vais ter de organizar outro :wink:

Também acho que correu muito bem. Não joguei muito mas, quem me tira o Munchkin tira-me tudo. Por causa dele, saí de lá um homem novo e mais completo. hehehe

Os miúdos novos ficaram com o bichinho e acho que, da próxima vez, só não vão se estiverem fora do País!

Quanto ao resto lá está. São as pessoas que contam. Vamos organizar mais vezes, claro, mas são vocês que fazem aquilo resultar.

Ah, antes que esqueça, um agradecimento especial ao IPJ de Leiria que foi para lá de excelente. De facto, a sala é muito boa para aquilo.

Ao nosso 30º subscritor um Hurra! - Hurra!
O repto está lançado, estaremos em Alcobaça não tarda nada. Mas só se concordarem em jogarmos todos uma coisa tipo Struggle of Empires. A sete é uma maravilha. Ouvi dizer! :stuck_out_tongue:

Agora a sério, qualquer coisa serve. Nós vamos aí se depois vocês vierem cá. E mai nada!

Abraços
Paulo

Props:

  • ao ppl de Leiria em particular, venham mais!!!
  • ao IPJ em especial por nos ter acolhido!!!
  • ao ppl todo que apareceu (mais de 50!! safa!!!)
  • à boa disposição
  • ao meu grande obrigadão a todos por me irem aturando o miúdo e me irem permitindo ir jogando!!!

Slops:

  • foi pouco
  • quero mais
  • ASAP

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Uma lição aprendida: nunca joguem Friedrich com um escuteiro. O Vasco, 12 anos (não o vch) executou com quatro generais russos uma avassaladora invasão da Prússia. Aqui a Maria Antonieta da Áustria nem teve chance; aliás, fartei-me de levar pancada; não ganhei um único combate.

Certo, encontros em Alcobaça, alinho! O problema é sempre um espaço razoável. Temos que captar a atenção das pessoas que têm as chaves das salas disponíveis aqui na terrinha.

Sem querer afastar a brasa da minha sardinha, parece-me no entanto que há que explorar a ligação com o IPJ Leiria, tentando que através de Leiria haja uma boa ligação com os outros IPJs. Prevejo um IPJ Tour para breve…

Foi um prazer conhecer o pessoal que ainda não tinha visto. Gonçalo, Nélia, nbs, Nazgûl, Francisco.

E finalmente, um muito obrigado aos jogadores que me permitiram ganhar uma partida de Nare Nostrum muito mais cedo do que seria de esperar; em particular, ao Tiago por ter escolhido trocar quatro recursos (o gajo é um perigoso… para si próprio); ao Ricardo, por ter colocado três moedas à troca (é irmão do Tiago é tá tudo dito); e ao Tereso por ter feito o jogo dele sem se preocupar comigo; é só o que o Egipto quer - que cada um faça o seu jogo… chega para ganhar.

O encontro foi muito bom, tanto a Patrícia como eu gostámos muito dos jogos, o pessoal foi impecável e não demos por o tempo passar.
Queremos agradecer à academia, aos nossos pais pelo apoio incondicional… digo, queremos agradecer:

  • a toda a equipa que realizou, produziu, apresentou e tornou possível aquele programa :slight_smile:
  • às pessoas que muito bem nos receberam: Júlio “Tintazul”, Ana, Luis “fs1973”, Manuel “Firepigeon”, Pedro “Mallgur” e o mentor Ricardo “Abreojogo” Madeira

com agradecimentos especiais:

  • ao Paulo Soledad pela calorosa recepção e constante disponibilidade.
  • ao Carlos “BrainStorm” por ter “aberto a caixa”, com o Yspahan.
  • ao João Mariano por ter posto muito do pessoal a interagir sob o desígnio do Werewolves of Miller’s Hollow.
  • à Xana “Gwaylar” e ao João “Nazgul” por terem sido óptimos parceiros de jogo no Taluva e Saint Petersburg.
  • outra vez e de forma reforçada ao Carlos “Brainstrom” pela enorme dose de paciência demonstrada no jogo de Saint Petersburg: não jogou e serviu de explicador e banqueiro durante todo o jogo (e foi, quê, uma boa hora e meia, não?)

A todos os envolvidos muitos parabéns, fazemos votos que este tipo de encontros se repitam amiúde!

Patrícia e André

Olá a todos.

Como se nota também já cá estou. Fui só lá ver se a malta é normal ou se se tratava duma seita perigosa. Usei a táctica da minha sogra e perdi o La Strada mas foi bom na mesma! O meu tempo livre é escasso mas penso que dará para estar atento aos movimentos. Além disso o Costa está perto, sempre dará para uma visitinha de quando em vez.
Votos de felicidades para todos.

P.S. Jogos a dois, que me sugerem?

Rôla

Espero que tenhas percebido que somos uma seita perigosa. Porque somos; aliás, o perigo das seitas é não se perceber que são seitas.

Jogos de que eu gosto e que jogam bem a dois:
[list]
[]San Juan, 2-4
[
]Reef Encounter (pesadito), 2-4
[]Elasund, 2-4
[
]Taluva, 2-4
[]Experimenta os jogos em madeira da editora francesa Gigamic, carotes mas bonitos e bem pensados: Quixo, Quoridor, Pylos
[
]Einfach Genial (em inglês, Ingenious)
[*]Go; tem funcionado para dois jogadores há milhares de anos!
[/list]
É um prazer ter-te por cá, embora não esteja a ver que és… é a tua deixa para dizeres “aposto que dizes isso a todos!” lol



Estava ali um grupo tão porreiro… fosgasse

Vocês é que são cinco estrelas. Foi um prazer. Ah! E faltou um “e” no meu nome: SoledadE hehehehe - acontece-me sempre isto.

Viva José Carlos,

Ainda bem que te divertiste. Fico contente com isso. Aliás, o objectivo destes encontros, para além de nos divertir-mos é também cativar mais gente para este hobby que nos apaixona a todos.

Jogos para dois? Existe muita coisa boa, mas eu aconselhar-te-ia os seguintes títulos:

  • LOST CITIES
  • BATTLE LINE
  • ROMA
  • TERRA NOVA
  • TWILIGHT STRUGGLE

Alguns destes eu tenho, portanto é só apareceres que eu trato do resto.
Um abraço e bem vindo ao grupo.

costa

https://oblogdocosta.blogspot.com

Rôla bem-vindo. Mais um jogador de Leiria (Marinha Grande). Queremos é muitos e bons.
O Costa está perto daí e perto daqui também. Ou seja, é fácil encontrarmo-nos. Para além disso ele também é a nossa sogra. Até no La Strada… heheheh (@costa :P)

[quote=Rôla]Olá a todos.

Como se nota também já cá estou. Fui só lá ver se a malta é normal ou se se tratava duma seita perigosa. Usei a táctica da minha sogra e perdi o La Strada mas foi bom na mesma! O meu tempo livre é escasso mas penso que dará para estar atento aos movimentos. Além disso o Costa está perto, sempre dará para uma visitinha de quando em vez.
Votos de felicidades para todos.

P.S. Jogos a dois, que me sugerem?

Rôla[/quote]

Caro Rôla,

Eu não estive em Leiria mas posso aconselhar-te jogos para 2 (e mais).

Se quiseres exclusivamente para 2 jogadores, e tirando os que o Tintazul sugere, a minha preferência vai para a linha de jogos para 2 da editora Kosmos/Rio Grande. Dentre estes saliento os seguintes:
• Kahuna
• Lost Cities (um favorito de muita gente)
• Odin’s Ravens
• Jambo (o meu favorito).

De outras editoras sugiro também:
• Twilight Struggle (jogo grande!)
• War of the Ring (jogo épico!!!)
• Lord of the Rings: The Confrontation
• Roma
• Battleline
• Mr Jack
• Memoir’44 (jogo de guerra light)
• Hive

Para 2 ou mais:
• Torres
• Through The Desert
• Clans
• 10 Days in Africa/America/Europe
• Hey! That’s My Fish!
• Samurai

Existem muitos mais, mas terás que experimentar vários até decidires quais gostas mais e menos!

Abraços

Depois de experimentares os jogos já aqui referidos (pois está claro, só cá faltava eu a mandar os meus bitaites e a resgatar mais uma vitima das garras destes terriveis eurogamers - xooo!! P’ra trás!! Tá quieto!!! Cuidado que eu 'tou armado com dados!!! LOL!!), podes saltar p’rós jogos à séria:

Tsuro (um filler de 15 minutos de 2 a 8 jogadores, que como já comprovei funciona bem em qualquer lado, desde o restaurante ao bar)
Ticket to Ride (que escala muito bem de 2 a 5 jogadores)
Arkham Horror (de 1 - solitário!! - a 8 jogadores)
Battlelore (um mano a mano de batalhas fantásticas medievais)
Combat Commander: Europe (um mano a mano de combate tactico da WWII)
Paths of Glory (um Card Driven Game da WWI)
Wings of Wars (o jogo dos aviõezinhos da WWI)

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Obrigado.
O meu cunhado tem o Memoir 44 mas ainda não conseguiu perceber a coisa. Acho que vou desafiá-lo sexta-feira até porque o imaginário da II GG atrai-me (tenho uns 400 livros do Falcão, aqueles do Major Alvega e ENE 3). Sabem onde posso ter ajuda na explicação da coisa?
O Roma também já me foi recomendado e o imaginário (eu ligo muito ao tema) também me atrai. Talvez o adquira em breve.

Até mais.

Rôla

O teu cunhado sabe jogar? Se sim, ele explica-te a coisa em… mais ou menos… cinco minutos! E é uma explicação em detalhe, eheh. É a melhor maneira de aprender, com alguém que já sabe jogar.

Portanto não te preocupes! É um jogo bem fácil de aprender e ensinar, vais ver.

Memoir '44…

Tão fácil que os “duros” dos jogos de guerra nem lhe ligam muito - afinal, estão habituados a 30 páginas de regras e seis horas de combate… enquanto este é super-simples, e um jogo dura no máximo uma hora. Eu cá digo: uma beleza.

A vantagem de aprenderes este sistema é que há diversos jogos que o usam, embora com mais algumas complicações. Quando souberes Memoir '44, podes avançar para o BattleLore (trolls, etc.) ou para o Commands & Colors: Ancients (combates na Antiguidade).