Encontro Nacional de RPGs

Na sequência da conversa gerada por este tópico deu-me na real gana iniciar o processo que poderá desenrolar-se no Primeiro Encontro Nacional de RPGs, eu sei que já se falou imenso disto e também sei que depois nunca deu em nada, por isso mesmo criei este tópico.

Peço a todos os que realmente tenham interesse em levar esta iniciativa para a frente que se anunciem, deste modo serão sumariamente recrutados para fazerem parte da organização.

Os objectivos deste evento serão três:
- Tentar dar mais visibilidade ao hobby junto das massas incautas e adormecidas que não o conhecem;
- Promover o convívio entre o pessoal já jogador;
- A apresentação de novos jogos (Sras. e Srs. a desenvolverem os vossos jogos, isto é para vocês).

Proponho que organizemos o evento por esta ordem de objectivos:
- Definir local (Lisboa, Porto, etc.);
- Definir dia(s) (de preferência ainda este ano);
- Definir formato (organização propriamente dita do que vai acontecer no evento);
- Resolução de assuntos logísticos como hoteis, publicidade, etc.

Interessados?

Eu alinho, como sempre! Sugiro que seja em Lisboa, e para não calhar no do boardgames talvez em Setembro/Outubro, no regresso às aulas?

Os três primeiros objectivos parecem-me bem com demos e workshops à mistura. Talvez com uns concursos também.

O importante é torná-lo mediático e esclarecedor mas também atractivo para quem não se junta normalmente pois tem oportunidades de jogar jogos diferentes com jogadores garantidos.

Se for pela altura do Outono talvez o projecto secreto de RPG em Português faça a sua apresentação. ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Se puder ajudar em alguma coisa na organização ou de qualquer outra forma conta cmg para o que for preciso.

Por estranho que pareça, não sei se concordo com Lisboa como o local mais indicado. Tenho aquela impressão de que sempre que se organiza uma coisa por cá aparece menos ppl do que em qq outro sitio. Não sei, posso estar enganado mas sempre foi a ideia que tive. Mesmo quando é nos arredores de lisboa aparece mais ppl do que dentro da cidade propriamente dita. Acho que é um fenómeno curioso. Talvez seja até só impressão minha.

Em relação a datas, não sei nada sobre o que o mariano falou do de boardgames mas convém não juntar muito ya. E talvez o pormenor de não calhar numa época de exames ou frequências ou whatever nem numa de férias que o ppl vá para fora. Tirando isso, acho que qualquer altura está mais ou menos bem.

Em relação ao formato, parece-me que o ideal é mesmo o maior numero possível de jogos diferentes das mais diversas formas. Demos demos demos, com o ideal de jogos intensos e rápidos dentro dos possíveis para que cada pessoa possa jogar o maior número de jogos possíveis. Indies parecem-me a escolha mais óbvia mas acho que é bastante possível criar aventuras extremamente focadas e interessantes com outros sistemas.
Muitos dos sistemas passariam por utilizar personagens pré-feitas para não se perder tempo.

Seria interessante fazer pequenas folhas com resumos de regras ou os tópicos mais importantes para cada jogo.

Concursos seria interessante mas não sei até que ponto são muito viáveis. A ideia base que me ocorre é o jogo de D&D em que várias parties fazem a mesma aventura para ver quem a completa mais rapidamente ou melhor, talvez com um sistema de pontos.
Outras possibilidades que me vêm à cabeça assim sem pensar, lembrando dos jogos que tenho alguma ideia, MLWM: ver qual o jogador que primeiro se livra do mestre? Agon: O jogador a ganhar mais glória? Esse tipo de coisas, mas não sei até que ponto funcionam bem!
Há mais concursos faziveis, sei lá, melhor jogo novo (se houver realmente algum ppl a desenhar jogos e a te-los prontos lá); melhor personagem (isto soa uma beca whatever mas não sei), poderia ser feito tipo, construir um pc dentro de um sistema (o óbvio é D&D) a ser depois avaliado de alguma forma, possívelmente em vários aspectos; algo tipo a arena que já se fez várias vezes em vários foruns e no mirc, também com D&D, duelos de combates entre pc’s.

Isto bem feito e pensado, com algum esforço podia-se fazer uma coisa oficial para a RPGA ou assim mas não sei se há membros por cá, com personagens oficiais e afins.

A públicidade e a forma de atrair ppl para uma coisa destas tem de ser muito bem pensada ou acaba-se com o ppl do costume.
Uma forma óbvia é utilizar os outros tipos de jogos como ccg’s e boargames o que atrai ppl desses meios para tentar fazê-los experimentar algo novo e diferente mas isso parece-me um erro. Acho que acabaria por acontecer ficarmos com mais ppl a jogar ccg’s e boards do que rpg’s e seria contraproducente. Ainda assim esses grupos parecem ser o público alvo mais fácil e imediato a atrair. Mas como o fazer sem perder o focus nos rpg’s durante o evento?

Olá!

Colocamos desde já a Runadrake’s Colosseum Romae à vossa disposição! Podem contar connosco para a organização do evento.

É só acertarem a data…

Qualquer coisa, avisem!~

Cumprimentos,

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Então, novidades sobre este assunto???

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Contem comigo para Demos de D&D, i´m so on it!!!!

 

Um post sobre a organização de um Encontro Nacional de Boardgamers tem 50 comentários. Um post sobre a organização de um Encontro Nacional de Roleplayers tem… 5.

(6 com este).

Porque será?

…mais que não seja para mostrar os meus joguinhos.

Entretanto, neonaeon, lê isto.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Já tinha lido e comentado.

Na verdade até tenho umas ideias para a resposta, queria só ver se levantava a discussão.

[quote=RedPissLegion]Na sequência da conversa gerada por este tópico[/quote]Sim, tentanto retirar algumas consequências deste tópico habitual do "estado do rpg" eu faria a seguinte sugestão para um encontro nacional organizado duas vezes por ano.

Bienal de Jogos de Personagem

Um encontro nacional com o objectivo de promover os roleplaying games através dos seus dois temas mais populares: terror e fantasia (priveligiando respectivamente os dois RPGs mais populares - Call of Cthulhu e D&D).

Por volta do Outono (não tem que ser necessariamente no Halloween), o encontro de rolepay realiza-se sobre o tema do terror, com o máximo de demonstrações possíveis em jogos como:

  • Call of Cthulhu
  • Vampire
  • Kult
  • Don't Rest Your Head
  • Buffy
  • My Life with Master
  • Unknown Armies
  • InSpectres
  • Paranoia
  • Sorcerer

Na secção de jogos convidados, teremos algo como Vampire: the Eternal Struggle, Arkham Horror e Fury of Dracula.

Por volta da Primavera, apropriadamente daremos lugar ao encontro de roleplay de fantasia, demonstrando vários RPGs, como por exemplo:

  • Dungeons & Dragons
  • Exalted
  • Agon
  • Weapons of the Gods
  • Heroquest
  • The Shadow of Yesterday
  • Conan
  • Warhammer
  • Pendragon
  • Beast Hunters

Entre os jogos convidados teremos Runebound, Descent e World of Warcraft Trading Card Game.

A não esquecer o seguinte:

  1. Convidar o maior número possível de artistas para promoverem as suas obras, venderem prints e exporem trabalhos relacionados com o tema de cada edição, terror ou fantasia.
  2. Associar cada evento a uma ou mais lojas com o objectivo expresso de vender material, ou seja, pelo menos um corebook tem de ser vendido a um novo roleplayer.
  3. Para este tipo de evento, é necessário ter consciência que, quem está a ler isto neste momento, em princípio deverá se disponibilizar a mestrar ou a ajudar na organização de alguma forma. É necessário haver muitos lugares vagos para jogadores novos.
  4. Com a possível colaboração dos artistas convidados, decorar o espaço disponível de acordo com o tema de cada edição.
  5. Promover cada um dos eventos com a antecedência de, pelo menos, um mês, apostando sempre em trazer gente nova. Para a edição de fantasia, existem várias associações/foruns de livros/comics do fantástico que necessitam ser convidadas. Para a edição de terror, existem muitas loja de oculto e bares góticos onde se podem colocar folhetos/posters.

Todos nós sabemos que roleplay não é só isto, mas concentrar os encontros num só tema permite:

  • atenuar o efeito negativo de heterogeneidade da nossa comunidade
  • facilitar a definição daquilo que o evento é para o público
  • direccionar a promoção para grupos-alvo interessados no tema

Para algo como isto, sim, estaria interessado.

Concordo com tudo o que disseste (embora gostava de ver mais variedade nos jogos).

Queres seguir em frente com essa ideia e levar isto para a frente?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Parecem-me excelentes ideias. A transversalidade é sempre boa ideia.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Ok, este é o ponto que para mim me parece ser o mais importante e vai defenir o meu interesse nisto: Participação.

Antes de avançar é preciso ter uma ideia se vale a pena ou não. É preciso ter uma ideia do ppl interessado. Fazer algo semelhante a um “estudo de mercado”!?

Como saber isso? Como saber se ha realmente ppl interessado que vai aparecer?

[quote=B0rg]Como saber se ha realmente ppl interessado que vai aparecer?[/quote]Sim, a ideia de que falei depende inteiramente de trazer gente nova - e muita - ao evento. Por isso, a primeira questão será fazer depender a escolha da localização do número do gente a que se conseguirá chegar. Isto implica fazer o encontro, em princípio, numa grande cidade, Coimbra, Lisboa ou Porto.

Por exemplo, para decidir o local , no caso da bienal de terror, é necessário contar onde temos mais gente com contactos nos círculos góticos/oculto/fantástico e quantos participantes conseguimos assegurar daí.

Eu apontava para um mínimo de vintes novos participantes. Para o resto, estamos lá nós e arrastamos os artistas e convidados boardgamers/ccgamers para experimentar :)

Devo salientar que a minha proposta coincide necessariamente com a realização de mais encontros nacionais de RPG - sendo que o objectivo específico da Bienal é um de exposição do hobbie num ambiente de festa aberto a quem nunca lançou um dado na vida - um tipo de evento que não tem como prioridade um encontro entre a nossa belíssima comunidade, mas que necessita que esse outro tipo de encontros existam como base de apoio.

Assim sendo, aviso que, se curtem a ideia da Bienal, lembrem-se que é uma proposta de algo que estamos a fazer para fora da comunidade e não para nós jogarmos apenas aquilo que queremos com as pessoas que queremos. Para isso espero bem que tenhamos muitos encontros, muito mais vezes que só dois por ano.

Percebo a tua ideia e pergunto, acham que vale mais a pena começar por ai ou por um encontro "normal" de RPG? Eu acho que vale mais começarmos por nos reunirmos todos (encontro "normal" para nos ficarmos a conhecer) e dai partir para outros voos com a intenção de atrair mais pessoas para o hobby.

Quanto à tua proposta deixo apenas a ressalva que se devia "expandir" a base de procura do público para algo mais que sub-grupos/culturas e abrir o evento a mais possíveis interessados.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=RedPissLegion]Quanto à tua proposta deixo apenas a ressalva que se devia "expandir" a base de procura do público para algo mais que sub-grupos/culturas e abrir o evento a mais possíveis interessados.[/quote]Isso é o costume e continua a fazer-se. Temos os posters e os folhetos nas lojas de jogos, nas escolas, faculdades, etc. é o habitual. O "ataque" aos grupos-alvo é feito para além disso.

[quote=RedPissLegion]Percebo a tua ideia e pergunto, acham que vale mais a pena começar por ai ou por um encontro "normal" de RPG? Eu acho que vale mais começarmos por nos reunirmos todos (encontro "normal" para nos ficarmos a conhecer)[/quote]Como já se disse nos comentários aos meet-ups, a gente já se conhece toda :) o que é preciso é encontrarmo-nos para jogar e para isso não é preciso grandes coisas. Já sabemos que somos sempre a mesma meia-dúzia ;P

Acho que se pode pensar nos dois tipos de evento ao mesmo tempo, pois uma coisa ajuda a outra. Se houver a Bienal, o pessoal leva os encontros mais "a sério" e, só se hover encontros, é que poderá haver Bienal.

É um facto hehe, acho que se pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo, quando se introduz o factor de jogar com pessoas que nunca jogaram antes estamos necessariamente também a jogar com pessoas novas, o que era mais ou menos o objectivo que tinha em mente para os Encontros, por isso não vejo motivo para não se começar com o Bienal.

Vou só deixar a votação já em aberto mais uma semana e depois podemos começar a combinar datas e locais.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"