Pela discussão acho que deve estar quase na altura de uma das convenções se tornar um evento mais “oficial”, ou se me puder até atrever a pensá-lo, um negócio mesmo como algumas das grandes "Con"s no estrangeiro.
Tentando ser mais positivo, onde eu acho que a divulgação se desenvolve mais é nos encontros regulares que o grupo de boardgamers de cada região organiza semanal ou mensalmente. Dentro do possível, são eventos públicos frequentes e de "entrada livre". Mesmo que cresçam apenas na base do passa-palavra entre amigos, é o formato mais natural e que mais tem dado resultado.
Quando o grupo se começa a solidificar, torna-se fácil evoluir no sentido de organizar um encontro nacional, dado que este representará mais pessoas novas que toda a gente do país quer conhecer. Nesse sentido, haverá sempre espaço para mais um encontro, desde que se encontre espaço no calendário.
Entretanto, o segundo ponto por onde tem passado a divulgação é, naturalmente, o próprio abreojogo, este site onde todas as comunidades locais se podem cruzar. Quanto mais gente aqui tivermos, mais potencial haverá para que se criem cada vez mais eventos de todo o tipo. Há que aproveitar ao máximo o entusiasmo e a iniciativa que cada um consegue, de vez em quando, põr no crescimento do nosso hobbie - e há que sermos muitos para que essa força continue.
Eu na disse que o nº de pessoas deveria definir todos os aspectos de sucesso, mas deveria contar para isso, posso ter expressado mal.
Mas não venham dizer que não querem que mais pessoal apareça e que é só para jogar com os habituais... é que senão para que tar a arranjar sitio para 100 e tal pessoas quando sabemos que não há massa para ocupar todo o espaço, se é só para estar com os amigos dos outros grupos pode-se muito bem continuar a organizar no sitio habitual de jogo de cada grupo semanal (talvez com algumas excepções), mas de certeza que não é preciso os espaços que se tem arranjado.
e quanto as convencoes a não quererem pessoal novo la fora é mentira, em Cordoba o que aparecia mais era pessoal que nunca tinha visto a maior parte dos jogos, talvez já conhecem-se o espaço pq já tem alguns anitos mas não era os hardcore gamers dos vários sitios do pais a lá ir mas sim as pessoas locais principalmente.
Seja como for eu pessoalmente vou tentar sempre ir ao máximo das que forem organizadas por aí fora.
Vá, eu vou quebrar o ciclo e dizer que talvez um dos aspectos mais importantes (para mim) é mesmo a comparência.
Se fosse eu que tivesse o trabalho de organizar uma con nacional e aparecessem menos de 50 pessoas chamr-lhe-ia um fracasso (independentemente de me ter divertido ou não), ora se os encontros semanais de Lisboa já contam com 30 e tal 40 pessoas, para mim uma Con Nacional para ter sucesso deveria ter no mínimo umas 80 pessoas e isto já é a apontar para baixo, tendo em conta que as Cons são organizadas por particulares e sem fins lucrativos e portanto com meios limitados.
Mas o que tem falhado nas Cons é principalmente a divulgação. Penso que um evento destes deveria focar-se principalmente em chamar pessoas novas, não em ser um "gathering of friends". Aliás, não é esse já o objectivo dos encontros semanais e mensais num sítio público? Senão porque raio não estamos nós a jogar num grupo isolado em casa de alguém dispondo de maior conforto?
Não é o objectivo fundamental dos encontros permitir um ambiente variado de jogadores e expandir o seu número? É que se não é sugiro a que em vez de encontros públicos vão jogar para casa, a sério. É muito mais confortável.
Tiago podes rever a tua idéia se olhares com atenção para o que o João fez de divulgação em Bragança! Resultado prático -> ZERO !! É frustante!! Só faltava termos ido jogar para o meio da rua na praça da camara municipal!!
Porque não é exclusivamente uma Convenção de Jogos de Tabuleiro e como tal atrai uma massa de gente muito maior, mas cujas motivações diferem muito umas das outras.
mas ao contrário dos outros sitios não se pode dizer que Bragança tivesse um núcleo de jogadores anteriores a existir a convenção a espalhar o hobby.
só por isso já é uma falhar que não existe nos restantes sitios. Mas é um esforço de aplaudir tanto para o João como para os que foram lá apoiar e se houver para o ano espero tambem lá estar.
só se viu por lá jogos de tabuleiros (excepto os gigantes ofc) toda a calendarização do encontro é virada para torneios de jogos de tabuleiros e afins, na "biblioteca" só havia jogos de tabuleiros, promoção com designers e ilustradores de jogos de tabuleiros com participação de várias editoras/lojas de jogos....
Penso que um dos grandes problemas é como divulgar este hobbie.
É relativamente facil convencer algumas pessoas a jogar se elas virem os jogos e virem que são divertidos. Principalmente em sitios onde esteja mt gente e nao se tenha muito que fazer.
Tive essa experiência em Lisboa e tambem ja me aconteceu em Bragança no Dia da Juventude embora fosse mais com crianças.
O mesmo acontece com amigos e outras pessoas que conheço. No começo é complicado mostrar os jogos. Mas depois...
Estive agora numa formação e levei alguns jogos no começo foi complicado. Mas depois com o Tasso já jogavam uns quantos sozinhos e quase todas as noites.
Mas numa radio, num jornal ou ate mesmo em cartazes como divulgas os boardgamers para gente que nunca os viu. E que imagina que isto é para crianças, ou que sao xadrez e damas?
Por isso penso que deviamos tentar ter um evento de grande dimensão em Lisboa ou no Porto. E que eu me mostro disposto a ajudar e a incluir a Associação nesse projecto.
O João é um bom organizador com bons recursos numa terra muito difícil de implementar o que quer que seja. É um sítio em que o próprio João o disse "as pessoas não estão habituadas a sair de casa" e os acessos não são propriamente os melhores (pelo menos quando neva :P).
Se eu tivesse de escolher um sítio para um "gathering of friends" seria Bragança, boa comida e belas paisagens, uma bela combinação para uma longa viagem apenas para ir jogar!
Os videojogos inicialmente também eram vistos como coisas de crianças. Isso é uma mudança há-de demorar bastante até acontecer, tem de haver gente suficiente a jogar para as mentalidades mudarem. Na maior parte das vezes quando se falam em jogs de tabuleiro o que vem à cabeça são aquelas "coisas" tipo: Monopólio, Pictionary e afins. Jogos considerados para crianças e que vamos admitir são bastante maus. Por outro lado as pessoas que vêm para além disso lembram-se de uma outra conotação negativa, aquela ligada aos hobbies "geek" (Magic, miniaturas, RPGs).
É uma dualidade injusta que para certos hobbies (ex: poker, futebol) é-se um fanático e para outros (ex: jogos de tabuleiro, RPGs) é-se um "geek" infantilóide.
Talvez um dia tenhamos um meio de comunicação social grande a cobrir este hobby, mas penso que isso só se consiga com um evento grande e pelo menos aparentemente profissional como apoio. Fazendo paralelismo com outro evento a que fui recentemente, na Anipop (evento de manga e Anime) estavam à vontade em cada dia 200 pessoas e mesmo com a presença de uma celebridade (a voz do Son Goku) comunicação social nem vê-la.
No entanto lembro-me de há uns anos (aí há uns 10?) começarem a haver os Grand Prix de Magic em Portugal (penso que a presença de jogadores não ultrapassava as 2 ou 3 centenas) e ter visto várias reportagens na TV, o que me levou a entrar nesse mundo.
Mas até chegarmos a esse ponto, penso que a publicidade melhor que se pode fazer é mostrar um jogo a um amigo. E quiçá uma divulgação que diga explicitamente "Atenção, isto não é o monopólio, nem xadrez, isto são jogos à séria!", nem que seja só para provocar reacções rancorosas de: "Ai sim? Então deixa lá ver que jogos espectaculares são melhores que o meu jogo favorito?".
Ao contrário do que diz o ditado, as moscas são mais atraídas pelo vinagre do que pelo mel.
Pois é engraçado, estar a aplaudir x caramelos aos pinotes com bolinhas, é de fanático (eu diria antes paneleiro, mas sou ´cá eu a pensar comos meus botões), mas é de geek fazer algo q qq mortal pode fazer inclusivé em familia!!