Há muito tempo que este famoso clássico da Issaries me estava a escapar. Mais do que arranjar os livros - que estão muitas vezes fora de stock - o que eu queria mesmo era jogar, experimentar o sistema e ver se era tudo o que prometia ser. Por isso, agradeço ao Palinhos e ao Fabiano - dois roleplayers veteranos do Porto - que, apesar de agora estarem bastante ocupados com a vida real, conseguiram enfim uma tarde para o Palinhos mestar e põr em prática o seu material de Heroquest.
Como é habitual com o Palinhos, o sistema foi apresentado numa "need to know basis", mas mesmo só um esboço do que se passava deu para perceber o essencial. Não só o jogo é eminentemente épico, como - mais do que alguma vez vi acontecer numa sessão - mesmo os jogadores mais agarrados aos números são levados a descrever as suas acções de uma forma concreta, intensa e baseada o mais possível na personagem. É verdade que nem eu nem o Fabiano somos particularmente monossílábicos no nosso roleplay, mas não é possível deixar de sentir como o sistema tenta permanentemente puxar todo o sumo da personagem ao de cima.
Não posso falar de fazer aqui uma review, pois joguei só uma tarde e nem sequer cheguei a folhear o livro, mas queria deixar uma recomendação para quem tiver oportunidade experimentar.
Talvez o novíssimo Mythic Russia seja uma óptima possibilidade de põr as mãos numa versão do sistema, desde que não tenham feito um certo "tone down" para ficar menos épico. Em alternativa, ouvi dizer que a Issaries ainda ia fazer uma reedição do seu clássico, já para não falar do anunciado Questworlds. Alguém sabe alguma coisa acerca disto? O site oficial anda um pouco parado.