Então e os meetups?

Notei só hoje que não houve mais eventos desde que se fez este (meetup de Janeiro). Então, os meetups acabaram? Ou estão-se a guardar para o verão?

Light allows us to see, Darkness forces us to create…

Devido à fraca aderência nesse meet-up (onde muitos deles foram repescados para a nossa singela actividade) decidiu-se adiar indefinidamente os meet-ups. A ideia era desconstruí-los para torná-los mais apelativos e concorridos. Até agora tanto eu como o Ricmadeira ainda não descobrimos o que podemos fazer mais...

Contudo existe uma hipótese que eu gostava de voltar a experimentar: uma daquelas reuniões informais em locais públicos cheios de comida e movimento mas vazios de jogos onde qualquer livro de RPG desencantando é um lufada de ar fresco e tópico de conversa. Isso e desenterrar os jogadores da margem sul de debaixo da tempestade de areia e levá-los ao meet-up! :)

Que acham?

P.S.: E nada de dizerem "Então e não se joga nada?" porque senão levam com uma cópia de Unknown Armies 2ª Ed. em cima!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Pá, sabes como é… quando só começam a aparecer sempre a mesma meia-dúzia de gatos pingados, que de qualquer maneira já se encontram online todos os dias, e pessoalmente com relativa frequência… para quê organizar um evento?

Aliás, eu fiz a experiência para ver quanto tempo é que demorava alguém a queixar-se de que não havia meetup marcado para Fevereiro… Março… Abril… Basicamente a única pessoa que deu pela falta foi um dos regulares, e também demorou o seu tempo.

E como podes perceber… até agora foste a única outra pessoa a queixar-se (se é que é uma queixa, eheh), o que é um bocadinho decepcionante, eheh.

De resto, os outros eventos de RPG, as demonstrações disto e daquilo, também têm estado às moscas. Tanto pessoal a dizer que quer jogar mas não tem mestre e quando lhes dão um mestre, uma personagem, e eles só precisam mesmo de aparecer… não aparece quase ninguém. Salvo erro o Mariano jogou Scion com dois jogadores, e Vampire com 3… não é uma participação nada brilhante.

Eu da minha parte quero organizar coisas de RPG… mas não basta marcar um meetup ou uma demo e esperar que o pessoal apareça. É uma coisa em que precisamos todos de reflectir, e arranjar o formato de um evento com capacidade de atrair pelo menos uma boa dúzia de gajos; meia-dúzia já temos nos nossos grupos de jogo, né?

Uma correção ao meu post e ao do Watcher…

Ainda houve um meetup em Fevereiro: https://www.abreojogo.com/node/2841

Salvo erro foi um em que apareceu tão pouca gente que os 3 ou 4 que éramos não tivémos motivação para fazer mais do que jogar um jogo de tabuleiro ou dois com os boardgamers que já ali estavam para o seu encontro… que só começava no dia seguinte! Acho que dá para ver bem o contraste…

Voto nisso!

Podemos tentar no Atrium Saldanha, a ver se a magia antiga dos outros meetups ainda está lá para nos ajudar… ou então, se o pessoal da Margem Sul fossem assim tantos como parecem, LOL, acho que seriam os gajos da capital que teriam de fazer a expedição ao deserto! :wink:

Na minha opinião, o ter-se parado com esse formato foi uma das grandes razões que conduziram à morte lenta do meet up

Não sei se esse foi o último em que apareci, mas cheguei lá e tavas lá tu e outro gajo a jogarem um board game qq e pronto…

Não voltei a ir entretanto e entretanto pararam de marcar tb.

Por acaso até tivemos a falar uma beca disto no retiro! Tenho algumas saudades dos meet ups como eram nos primeiros tempos, ppl novo q ia aparecendo e altas discuções sobre tudo e mais alguma coisa. Eram fixes.

Concordo contigo quanto a isso. Por incrivel que pareça combinar sessões para o meetup matou um pouco o espirito. Antes era para se estar na amena cavaqueira sobre RPGs com gente nova ou com quem se via pouco. Fazer sessões originava logo que bastantes pessoas se afastassem da conversa.

Outro factor que aponto foi ter passado para a Runadrake. Pode ser o sitio ideal, mas tem tanta distracção lá exposta que as pessoas começam a pensar noutras coisas, nomeadamente em boardgames. E todos sabemos o boost incrivel que eles tiveram nos ultimos meses. No Atrium Saldanha só havia comes e bebes, e se bem que havia muito mais barulho, era mais fácil ter a acção mais focada na mesa.

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Ups! Fui ver os tópicos ao grupo "Roleplayers - Lisboa" e só lá vi o de Janeiro, devo ter saltado este.

Tive uns meses ocupado e sempre que chegava à altura do meetup, aparecia qq coisa. Uma altura deixei de me preocupar com isso e só agora começo a sentir falta, até porque comecei a produzir algo pessoal chamado Wish, e parecia-me bem partilhar algumas ideias ao vivo. Já agora, quem é que transformou o meu reply num tópico novo?

O meet-up a que fui foi interessante. Mas como sou novato, e não conheço os jogos nem os sistemas, a única coisa que eu podia fazer era estar parado a ouvir e compreender metade das coisas, e a perguntar coisas básicas que não compreendia.

Nas demos, ao menos posso aprender a base dos sistemas, experimentar universos de jogos, e passar bons momentos. Como introdução serve muito bem.

Vampire correu com 3/4 das vagas porque a minha namorada sentia-se muito cansada do trabalho, e cancelou à última da hora. Spirit of the Century já não tinha vaga para mim (não cheguei a aparecer lá). Scion também chegou a ter as vagas todas preenchidas, originalmente.

Podemos considerar que este último Scion correu em condições sub-óptimas. Mas o resto, tanto quanto sei, foi tudo bom.

O problema é que a vida real nem sempre nos facilita as coisas. Seja pessoal, social ou profissionalmente.

O Rui procurava gente para o grupo dele. Mas as vagas surgiram numa altura que era complicada para mim, e acho que já estão todas preenchidas. Ainda não é desta que consigo uma dose regular de roleplaying.

Fui eu, que não achei que fosse bom ter esta conversa num tópico sobre um evento que já foi há seis meses, eheh.

Por outro lado, em vez de a meter num fórum podia era tê-la metido num tópico do grupo, que assim a conversa chegava de imediato ao resto dos subscritores. Vou ver se amanhã trato disso… ou então continuamos a discutir aqui até termos chegarmos a algum lado e depois vamos lá perguntar ao grupo de Lisboa o que eles pensam.

PS - Não foi erro teu; o meetup de fevereiro tinha deixado de estar no grupo por alguma razão; eu dei com ele porque o procurei no calendário, e como vi que não estava no grupo, voltei a metê-lo lá; sempre mostra trabalho feito a quem for cuscar os arquivos.

Olá!

Bem, culpar os boardgames pelo insucesso do evento é talvez ingénuo e um “fait-divers” para o que foi realmente o mais preocupante: a falta de adesão de pessoas. À falta de “melhor para fazer”, de facto houve algumas pessoas que experimentaram e/ou decidiram jogar boardgames.

O que pode ter contribuído efectivamente da nossa parte foi o facto de o nosso andar de baixo na altura estar indisponível, o que não dava possibilidade às pessoas do Encontro de falarem com paz e sossego num ambiente calmo(devido ao movimento que isto aqui em cima sempre teve).

De qualquer forma o nosso andar de baixo está novamente disponível para quem queira, e nós receberemos com muito gosto este Evento, se assim o decidirem.

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Culpar os boardgames se calhar não é assim tão ingénuo como isso, a verdade é que muitos jogadores assiduos de RPGs estão agarrados a eles. Nos últimos meses os BG cresceram tanto que algo tinha de sofrer, e claro está foram os RPGs. Mas o que antes era uma "novidade", agora já se instalou e concerteza que se consegue voltar a fazer meetups de RPGs.

A cave da Runadrake parece-me uma boa escolha. Arrumamos as mesas de modo a termos uma ambiente de conferência para evitar grupos (se houver demos é claro que se separam), e como quase não há barulho podemos estar todos a falar do mesmo. OK, não temos as refeições quentes mesmo ao lado, mas há sempre morfes no andar de cima. O que dizem, vamos tentar acordar isto?

Permite-nos discordar da tua opinião, há sempre espaço para tudo; o sofrimento do mercado de RPGs tem bastante a ver com os jogadores fazerem as suas escolhas. Nós estamos cá para acolher essas escolhas,sejam elas quais forem.
Que nos digas que o mercado de RPGs precise de ser dinamizado aqui a nível da loja, estamos perfeitamente de acordo. Nós temos da nossa parte algumas sugestões, mas ainda não as concretizámos temendo a pouco adesão a situações pouco clássicas.
Nós somos de opinião que nenhum mercado tem de ser sacrificado por outro, e por esse motivo, teremos todo o gosto em acolher todas as iniciativas que venham a haver no âmbito dos RPGs. Esta dos Encontros, voltamos a dizer, teremos todo o gosto em voltar a recebê-la.
Sugiram! Que nós vamos fazer o mesmo…

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Estou apenas a constatar uma realidade, não a apontar dedos a responsáveis. E estou a falar de modo genérico, não da vossa loja em particular. Os vícios deste tipo são cíclicos e nos últimos meses foi a vez dos BGs. Não é por causa de uma ou outra loja os ter, é porque os jogadores elegeram os BGs como "the next big thing".

Não se consegue dinamizar os RPGs muito mais do que já estão. Pode haver mais variedade nas lojas mas como o mercado de RPGs está um pouco morno se calhar seria má politica. Se as pessoas não se querem meter em RPGs não as podemos obrigar a isso.