Depois de vários meses de interrupção lá gravámos o terceiro episódio do Ludonautas. Desta vez gravámos um episódio de 1h05m com opiniões apaixonadas e o caos profano do costume.
Tivemos casa cheia desta vez com a participação da Ana Cláudia Silva, do Diogo Curado e do Ricardo Tavares. E apesar de termos batido o recorde de participantes conseguimos que a conversa acerca do romance nos RPGs, e apesar de interessante, durasse menos tempo que o episódio gigante anterior.
Este episódio requereu alguma paciência na edição devido a falhas de recuperação do ficheiro anterior no Audacity. Basicamente eu uso o projeto do episódio anterior como modelo para criar um novo episódio pois tenho a maioria dos clipes de som em várias trilhas diferentes e tudo o mais. Talvez devesse pré-montar muitas delas e fundir numa só.
O formato dos dois segmentos, um de notícias e curiosidades, e outro sobre o tema principal mantém-se mas estou a equacionar mudá-lo para não só encurtar a duração total de cada um como também para não “datar” demasiado os próprios episódios se houver um grande espaço de publicação entre eles.
Além de que a “primeira época” que se tem baseado numa certa “paixão” nos RPGs está provavelmente a chegar ao fim do seu potencial. Seria interessante mudar de tema principal e fazer algumas mudanças no formato e até banda-sonora.
No segundo segmento, notei que continuámos um pouco desorganizados na linha de conversa o que por vezes não faz muita justiça ao tema. Surgiu a hipótese de se usar uma pauta baseada em Google Docs durante cada episódio o que provavelmente poderia ajudar ainda mais a abordar todas as vertentes de cada tema. Por outro lado o facto de que já conseguimos ter uma conversa animada e com algum conteúdo não deixa de ser um testemunho à nossa capacidade de improvisação.
Uma das coisas a melhorar bastante será a qualidade do som que ainda apresenta ruídos (e desta vez alguns ecos) que são bastante difíceis de reduzir ou até eliminar.
De qualquer modo se tiverem sugestões ou críticas podem mandar sempre um e-mail para ludonautas arroba gmail ponto com
Aconselho-vos a ouvirem também o episódio especial do 2º aniversário do Jogador-Sonhador, um podcast português do Ricardo Tavares sobre RPG. Este episódio tem várias participações especiais e de certeza que vos despertará curiosidade para ouvirem todos os outros 47 episódios anteriores, eh eh.
Ah e já agora convido-vos a ouvirem também o episódio 6 do +RPG, um podcast do Marcos Silva só sobre RPGs em língua portuguesa onde eu, ele e o Cochise César falamos do GaragemRPG, um fórum que incentiva a criação de novos RPGs em Língua Portuguesa. Falamos também do papel intelectual dos RPGs , dos indie e dos futuros deste hobby.
Espero que gostem das sugestões e boas viagens!