Escolha de alignment

Coloco a jogar D&D, com muita frequência, pessoas que não conhecem os RPGs.

Na senda de preparar material para melhor poder fazer essas sessões de inciação, vou pedir-vos ajuda em vários topicos, para criar ferramentas que facilitem a integração de novos jogadores.

Uso a caixa base de 3.0 para o efeito. Na primeira sessão não há qualquer preocupação com alignments mas na segunda ja introduzo conceitos de Role Play e é importante, para mim, perceber o alignment que o jogador quer dar ao personagem, ou forçá-lo a dar-lhe um alignment, como forma de o obrigar a fazer Role Play desse alignment quando tem que tomar decisões.

Gostava de criar um conjunto de perguntas, cujas respostas ajudassem a quantificar o quão Good ou Evil ele quer jogar o personagem, ou o quão Lawful ou Chaotic.

Gostava que colocassem aqui perguntas que achem que melhor podem reproduzir situações típicas de sessões de Dungeons & Dragons e que, pela análise da resposta, mostrem o alignment que um jogador faz tensão de dar ao seu personagem.

Gostava que sugerissem as respostas e que quantificassem o quão cada uma contribui para determinado alignment, com a seguinte chave: (+) Contribui pouco, (++) contribui medio e (+++) contribui muito.

Obrigado a todos, bons jogos!

Renato Dias.

Pergunta: "O teu personagem sai numa aventura com um grupo de mais 3 aventureiros e enquanto os outros lutam contra alguns monstros, ele encontra um baú com um precioso tesouro. O que é que o teu personagem fará?"

A. Tenta ficar com o tesouro para ele, porque foi ele que o encontrou (+++ Chaotic)

B. Propõe a sua divisão em partes iguais por todos os membros (+++ Lawful)

C. Nenhuma das anteriores seria provavel no meu personagem

Pergunta: "Um aldeão é morto com uma flecha, á frente do teu personagem (mas não foi o teu personagem que o matou) e uma pessoa olha para o teu personagem que está com um arco na mão e chama-o de assassino, pensando que foi ele que matou o aldeão, e prepara-se para correr para contar a outras pessoas. É muito mau se o teu personagem ganhar a fama de assassino. O teu personagem:"

A. Tenta matar a pessoa que vai espalhar que ele é um assassino (+++ Evil)

B. Não lhe faz nada e corre o risco para não matar (+++ Good)

C. Nenhuma das anteriores seria provavel no meu personagem

Pergunta:

"Sais numa aventura com um grupo de mais 3 aventureiros e enquanto os outros lutam contra alguns monstros, tu encontras um baú com um precioso tesouro. O que fazes com o tesouro?"

A. Ficas com ele e não dizes a ninguem que o encontraste (+ Evil) (+++ Chaotic)

B. Ficas com ele mas informas a parti que o encontraste (+ Good) (+++ Chaotic)

C. Informas a party que o encontraste e propões a sua divisão em partes iguais por todos os membros (+ Good) (++ Lawful)

 

 

Isto é apenas uma pergunta exemplo, uma tentativa minha de mostrar o que pretendo com o post acima. Por favor estejam á vontade para criticar o sistema que sugeri e a pergunta que formulei como primeiro contributo para a ferramenta para melhor definir alignments.

Obrigado! Abraço a todos.

 

 

Boas!

Não sei se já conheces esta ferramenta

_____________________________________________________________
Evil never dies, it just waits to be reborn…

Conheço sim senhor, mas obrigado na mesma.

Pergunta: "Um aldeão é morto com uma flecha, á frente do teu personagem (mas não foi o teu personagem que o matou) e uma pessoa olha para o teu personagem que está com um arco na mão e chama-o de assassino, pensando que foi ele que matou o aldeão, e prepara-se para correr para contar a outras pessoas. É muito mau se o teu personagem ganhar a fama de assassino. O teu personagem:"

A. Tenta matar a pessoa que vai espalhar que ele é um assassino (+++ Evil)

B. Não lhe faz nada e corre o risco de ser acusado, para não matar (+++ Good)

Atendendo a que este tipo de ferramenta não deve ser do interesse de todos, gostaria de saber se alguem ésta interessado em continuar este projecto comigo, em grupo fechado. Estou a pensar criar ferramentas em 3 campos diferentes:

A. Criar varios "quadros" ou questionários para ajudar os iniciados de Dungeons&Dragons em questões como: Descrição de cada classe para mais fácil escolha, comportamentos típicos de cada classe, comportamentos típicos para cada ability score, alignment para o personagem, etc.

B. Quadros ou listas para a construção de uma campaign (qualquer campaign): Comportamentos típicos de NPCs, listas de possíveis backgrounds para NPCs, listas de possíveis plots para criar ou integrar dungeons, listas de possíveis plots para role play de outras situações que não dungeon adventuring, listas de possíveis "historias ou plots" de locais, etc.

C. Criar ou compilar, se ja existirem, listas de material de apoio ao mestre (listas de spells, de feats, de equipamento, etc.).

Alguem está interessado em integrar um grupo fechado, que se dedique a construção destes materiais, ou de outros do vosso interesse?

Obrigado.

 

[quote=Feldon Harmafara]Estou a pensar criar ferramentas em 3 campos diferentes:[/quote]Existem aqui no site pessoas que percebem muito mais de D&D do que eu, mas, já agora, queria entender o que é exactamente este projecto.
Como referiu o Nazgul, parece que não falta material de apoio a d20 a todos os níveis. Tenho ideia que, de facto, já vi ou ouvi falar de artigos que respondem a tudo isso que pretendes - talvez queiras comentar porque é que não servem? Algumas das coisas que pedes estão mesmo disponíveis nos próprios livros de D&D, portanto pergunto se este não será mais um trabalho de tradução e reorganização? Não é só uma questão de põr o material em português e num formato que se possa distribuir?

Sim, claro. Em parte será um trabalho de reorganização e compilação de muita informação que eu considero que está dispersa. Pode ser necessário traduzir alguma coisa, mas não será a maior parte.

Algumas outras coisas serão construídas, mas a maior parte espero que seja uma questão de compilar e adaptar, ou seja, tornar o seu uso mais fácil e objectivo.

A ferramenta que o Nazgul referiu não mostra os scores atribuidos a cada resposta, e eu acho que há interesse em o GM ter acesso a isso, por exemplo.

Em relação a este teste de alinhamento eu ia dizer que podiam tentar obter a informação necessária da Wizards, junto com autorização para fazer uma tradução e pô-la aqui a bombar em toda a sua glória interactiva no abreojogo. Seguramente com o currículo do Renato (editor da revista de jogos “Portal”) iam pelo menos considerar o pedido e não apenas ignorá-lo.

Entretanto pelo que percebi do texto lá no site, o questionário está publicado num dos livros de D&D, portanto a informação estará lá disponível. Seria fixe obter permissão oficial para traduzir a coisa, mas ei, se não der acho que eles tb não se vão chatear nada por a gente (gratuitamente!) fazer publicidade e dar apoio aos jogos deles na nossa língua usando com material que está disponível para toda a internet no seu próprio site.

Estou com o Hero's Builder Guidebook nas mãos :) e a ver as perguntas. Sim, cada resposta possível tem a clasificação á frente.

Faz parte de um livro deles, duvido que queiram tornar acessível de borla.

Baseado naquilo, um grupo de pessoas interessadas consegue produzir um questionario mais pequeno e "mais directo", acho.

É exactamente para este tipo de coisas que pretendo reunir um grupo de pessoas.

Há muitas coisas feitas que eu não sei onde estão, por outro lado, há muitas opiniões dieferentes das minhas, no que toca a assuntos que não estou compilados.

Yah, mas neste caso não estariamos a oferecer nada que eles já não oferecem, ou seja, o mesmo questionário interactivo onde não é possível ver as pontuações atribuídas a cada pergunta nem saber como funciona.

Anyway, se perguntarmos… pode ser que nos dêm autorização e tudo. :slight_smile:

Não reparei que estava lá a referência ao Hero Builders Guide Book, onde está o questionário detalhado, com as pontuações por resposta, como o RicMadeira referiu.

Com esses dados fica muito facil fazer o que preciso. Inclusivamente eles apresentam 6 grandes áreas onde questionar o alignment.

Thanks, abraço.