Estado atual e futuro do AOJ

Diferenças AOJ atual:

- Parece-me agora, (como alguém já referiu anteriormente) que o AOJ está realmente mais rápido!

- Fiz umas pequenas alteraçoes nos atalhos colocando lá um link para os classificados (espero que concordem)

- Passei o banner do Community Walk para junto do do canal AOJ (espero que concordem: sempre me pareceu que aquele banner lá em baixo era publicidade)

- Bloco que mostrava uma imagem random retirado (a maioria das imagens que aparecia também não creio que tivessem grande interesse)

- Não adicionado módulo de video; nos testes do upgrade tive alguns problemas com o mesmo; como apenas um video existia no AOJ achei que não tinha interesse adicioná-lo (quanto mais módulos se adicionarem, mais dificil se torna manter o site)

Erros conhecidos:

- A indexação está parada; depois de vários erros detetados e corrigidos, chegou a um que ainda não consegui descobrir e resolver. Pelos testes que fiz não parece ser já de nenhuma página em php. Se se colocar o módulo de search ativo (péssima ideia) irá fazer com que o cron deixe de ser executado e se tenha de fazer um conjunto de procedimentos para que depois volte a funcionar). Irei voltar a isto quando tiver novamente algum tempo (provavelmente irei tentar descobrir e corrigir o problema com uma cópia do AOJ local de forma a não prejudicar o funcionamento do site); efeitos práticos: apenas 20% do site está neste momento indexado e, por esse motivo, as pesquisas dão resultados incompletos;

- Falha no upload de imagens (reportado pelo Stormrover);

- Mensagem de aviso na criação de albuns (aberto incidente no módulo de AcidFree drupal);

- Cor das colunas de new (do bloco Os meus grupos) não está coerente (reportado por Stormrover)

Futuro:

- Colocar o módulo do BGG a funcionar no drupal 6 (Stormrover)

- Ter a listagem de threads com uma delimitação entre as mesmas de forma a identificarem-se melhor (sugestão de Dugy)

- Página de eventos na primeira página dinâmica

- Módulo drupal para classificados

- Novo design para o site (tema diferente? modificações mais ligeiras? ...?)

- Eliminação/Desativação/Simplicação de tipos de conteúdo?

Acho que se optarmos por um novo tema, podemos reordenar os conteúdos de forma  a tornar o site mais acessível.

É uma questão de ir pesquisar um pouco o que há por aí.

Penso que aquilo que já fizeste está óptimos. Parabéns! Tens sido fantástico :)

Estive a espreitar as views do calendário de eventos e é pena qu seja tão feio, porque é mais ou meno aquilo que se pretende, mas sem a confusão...

Excelente trabalho!

Está a evoluir bem.

[quote=tmgd]- Fiz umas pequenas alteraçoes nos atalhos colocando lá um link para os classificados (espero que concordem)[/quote]

Concordo perfeitamente. Sugiro uma imagem diferente porque a que está quase não se percebe. Pensei numa miniatura do papel do Trader do Puerto Rico, por exemplo...

[quote]- Passei o banner do Community Walk para junto do do canal AOJ (espero que concordem: sempre me pareceu que aquele banner lá em baixo era publicidade)[/quote]

Parece-me bem. Talvez mudasse também a imagem ou trocasse para um texto tipo "Locais/Jogadores - Community Map"...

[quote]- Bloco que mostrava uma imagem random retirado (a maioria das imagens que aparecia também não creio que tivessem grande interesse)[/quote]

Sim. Foi boa ideia. Este bloco faria algum sentido se as imagens estivessem classificadas de modo a só aparecerem as relevantes. Como estava aparecia tudo desde imagens de eventos a miniaturas de mapas criados especificamente para eventos...

[quote]- Não adicionado módulo de video; nos testes do upgrade tive alguns problemas com o mesmo; como apenas um video existia no AOJ achei que não tinha interesse adicioná-lo (quanto mais módulos se adicionarem, mais dificil se torna manter o site)[/quote]

Não me parece necessário alojar os vídeos no AOJ. Habitualmente o pessoal usa YouTube ou Vimeo e embebe o código no post.

[quote]Futuro:

- Colocar o módulo do BGG a funcionar no drupal 6 (Stormrover)[/quote]

Tens algum feedback do ponto de situação disto? Ele e o Vítor Pires nunca mais disseram nada...

[quote]- Ter a listagem de threads com uma delimitação entre as mesmas de forma a identificarem-se melhor (sugestão de Dugy)[/quote]

Penso que isto poderá estar relacionado com o tema. Se assim for fica como nota a observar quando se mudar de tema.

[quote]- Página de eventos na primeira página dinâmica[/quote]

Este parece-me um ponto algo difícil. Com a versão 7 pareceu-me muito simples criar uma view específica mas com a 6 creio estarmos limitados às vistas do módulo Event...

Uma possibilidade seria termos um campo de data inicial nos nós para permitir a criação da view com essa informação e comportamento dinâmico.

Em qualquer dos casos penso que devemos reflectir sobre a possibilidade de termos um campo específico nos eventos para marcar as Cons. Com isso poderemos ter uma vista que mostre, por exemplo, os eventos do mês mas com um destaque permanente para os eventos nacionais.

[quote]- Módulo drupal para classificados[/quote]

Também andava a pensar nisto... Podia-se assim tentar substituir o ficheiro em Googledocs e ter algo mais integrado com o site.

[quote]- Novo design para o site (tema diferente? modificações mais ligeiras? ...?)[/quote]

Sim. Um novo tema já se impõe.

Estava a pensar em algo mais limpo e menos escuro... O banner do topo e barra de menus, especialmente.

Também acho que seria interessante que o tom de fundo das colunas laterais fosse ainda mais diluído mas com ênfase maior nos contornos, talvez em tons de verde que é a cor predominante no logo. Não sei, algo a ver por quem tenha mais queda para o design que eu...

Outros:

- Integração com redes sociais.

Estive a ver por alto os módulos que existem para isto.

Vi este: https://share.lockerz.com/ que me parece cobrir a maioria dos sites importantes deste tipo e que poderá, eventualmente servir. Talvez colocar um botão nos tópicos todos quando são criados? Nos posts todos parece-me excessivo... mas não sei como isto funciona exactamente.

Bom trabalho!

 

[quote=Mallgur]

[quote]Futuro:

- Colocar o módulo do BGG a funcionar no drupal 6 (Stormrover)[/quote]

Tens algum feedback do ponto de situação disto? Ele e o Vítor Pires nunca mais disseram nada...

[/quote]

Tenho falado com o Nuno e ele já fez algumas coisas. Já há uns tempos ele andava a fazer isto para a versão 7 do drupal e na altura disse-lhe que seri mais provável migrarmos para a 6. Entretanto ontem falei com ele sobre isto e ele disse-me que em principio até ao próximo domingo entregava uma versão já com algumas das funcionaldiades.

[quote=Mallgur]

[quote]- Página de eventos na primeira página dinâmica[/quote]

Este parece-me um ponto algo difícil. Com a versão 7 pareceu-me muito simples criar uma view específica mas com a 6 creio estarmos limitados às vistas do módulo Event...

Uma possibilidade seria termos um campo de data inicial nos nós para permitir a criação da view com essa informação e comportamento dinâmico.

Em qualquer dos casos penso que devemos reflectir sobre a possibilidade de termos um campo específico nos eventos para marcar as Cons. Com isso poderemos ter uma vista que mostre, por exemplo, os eventos do mês mas com um destaque permanente para os eventos nacionais.

[/quote]

Não creio ter muito tempo disponível nos próximos tempos, mas se ninguém se chegar à frente (como gostaria) poderei daqui a algum tempo ver como fazer isto.

[quote=Mallgur]

[quote]- Módulo drupal para classificados[/quote]

Também andava a pensar nisto... Podia-se assim tentar substituir o ficheiro em Googledocs e ter algo mais integrado com o site.

[/quote]

Alguém por aí que queira tentar fazer este módulo?

[quote=Mallgur]

[quote]- Novo design para o site (tema diferente? modificações mais ligeiras? ...?)[/quote]

Sim. Um novo tema já se impõe.

Estava a pensar em algo mais limpo e menos escuro... O banner do topo e barra de menus, especialmente.

Também acho que seria interessante que o tom de fundo das colunas laterais fosse ainda mais diluído mas com ênfase maior nos contornos, talvez em tons de verde que é a cor predominante no logo. Não sei, algo a ver por quem tenha mais queda para o design que eu...

[/quote]

De design percebo muito pouco ou nada... mas mudar banner e cores não é preciso um tema novo. É possível modificar isso muito facilmente no próprio Tema.

[quote=Mallgur]

Outros:

- Integração com redes sociais.

Estive a ver por alto os módulos que existem para isto.

Vi este: https://share.lockerz.com/ que me parece cobrir a maioria dos sites importantes deste tipo e que poderá, eventualmente servir. Talvez colocar um botão nos tópicos todos quando são criados? Nos posts todos parece-me excessivo... mas não sei como isto funciona exactamente.

[/quote]

Isto é algo importante para divulgação dos eventos e conteúdos. Alguém disponível para investigar e avançar com isto? Não é preciso dizer que ninguém aqui saberá atualmente como o fazer, e que para se fazer alguém terá de investigar um bocado e "perder" algum/bastante tempo.

Nota: Eu a primeira vez que ouvi falar em drupal (e em cms) foi quando fiquei admin do AOJ (há 10 meses atrás?). Eu há 1 mês e pouco atrás não fazia a menor ideia de como fazer uma migração do drupal (ou de qualquer outro cms).

Tinha-me esquecido de algo que queria dizer...

No bloco dos links, parece-me que podemos retirar o link para o TuJogas. O site não tem actividade.

Penso antes que poderemos talvez ter uma página de links portugueses com uma menção neste bloco, tipo "Outros sites PT", "Jogos em PT" ou "Sites relacionados PT"... Algo do género.

Assim este bloco teria o mercado, os principais links internacionais (BGG RPGG) e depois uma "porta" de saída para vários outros sites portugueses... Blogs, Sites de Grupos, etc...

[quote=Mallgur]

Tinha-me esquecido de algo que queria dizer...

No bloco dos links, parece-me que podemos retirar o link para o TuJogas. O site não tem actividade.

Penso antes que poderemos talvez ter uma página de links portugueses com uma menção neste bloco, tipo "Outros sites PT", "Jogos em PT" ou "Sites relacionados PT"... Algo do género.

Assim este bloco teria o mercado, os principais links internacionais (BGG RPGG) e depois uma "porta" de saída para vários outros sites portugueses... Blogs, Sites de Grupos, etc...

[/quote]

Existem duas páginas de links que julgo poderem ser (re)aproveitadas para o efeito:

https://www.abreojogo.com/ajuda/links_uteis/links_uteis_rpg

https://www.abreojogo.com/ajuda/links_uteis/links_uteis_jogos_de_tabuleiro

Sugiro arranjarem-se duas imagens (uma para RPG e outra para Tabuleiro) para os links uteis e colocarem-se nos destaques

[quote=tmgd]

[quote=Mallgur]

Tinha-me esquecido de algo que queria dizer...

No bloco dos links, parece-me que podemos retirar o link para o TuJogas. O site não tem actividade.

Penso antes que poderemos talvez ter uma página de links portugueses com uma menção neste bloco, tipo "Outros sites PT", "Jogos em PT" ou "Sites relacionados PT"... Algo do género.

Assim este bloco teria o mercado, os principais links internacionais (BGG RPGG) e depois uma "porta" de saída para vários outros sites portugueses... Blogs, Sites de Grupos, etc...

[/quote]

Existem duas páginas de links que julgo poderem ser (re)aproveitadas para o efeito:

https://www.abreojogo.com/ajuda/links_uteis/links_uteis_rpg

https://www.abreojogo.com/ajuda/links_uteis/links_uteis_jogos_de_tabuleiro

Sugiro arranjarem-se duas imagens (uma para RPG e outra para Tabuleiro) para os links uteis e colocarem-se nos destaques

[/quote]

 

Temos que dar uma vista de olhos nesses links e ver quais estão activos/operacionais.

[quote=tmgd]

[quote=Mallgur]

[quote]Futuro:

- Colocar o módulo do BGG a funcionar no drupal 6 (Stormrover)[/quote]

Tens algum feedback do ponto de situação disto? Ele e o Vítor Pires nunca mais disseram nada...

[/quote]

Tenho falado com o Nuno e ele já fez algumas coisas. Já há uns tempos ele andava a fazer isto para a versão 7 do drupal e na altura disse-lhe que seri mais provável migrarmos para a 6. Entretanto ontem falei com ele sobre isto e ele disse-me que em principio até ao próximo domingo entregava uma versão já com algumas das funcionaldiades.

[/quote]

O Nuno acabou de me enviar uma página com uns testes que ele tem andado a fazer relativamente ao módulo de integração com o BGG.

Podem ver os testes aqui: https://stormrover.homeip.net/Y/BGGStatistics/user/1/bgg

P.S. - Como ele está a fazer testes o link poderá não estar sempre disponível.

Excelente... A ver se esta funcionalidade fica disponível para a malta ver que temos gente bem capaz pelo AoJ.

Boas,

 

Hoje adicionei um comentário ao encontro mensal do Porto e surgiu-me este erro:

 

warning: mail(/var/log/php_mail.log) [function.mail]: failed to open stream: No such file or directory in /home/abreojog/public_html/includes/mail.inc on line 192.

 

Repetido algumas vezes.

Parece-me ter a ver com o envio de notificações.

 

Obrigado e parabéns, Tiago, pela recuperação do módulo de pesquisa! É pena o texto do CAPTCHA parecer à direita e fora do alinhamento do resto das páginas. Vou tentar dar uma vista de olhos a ver se consigo mudá-lo de sítio...

Já alterei as permissões de todos os elementos do Comité Central para moderadores. Faz sentido, acho.

Notei também uma mudança no editor. Agora tenho bem menos opções que antes. Foi alterado?

Abraço,

[quote=Mallgur]

Boas,

 

Hoje adicionei um comentário ao encontro mensal do Porto e surgiu-me este erro:

 

warning: mail(/var/log/php_mail.log) [function.mail]: failed to open stream: No such file or directory in /home/abreojog/public_html/includes/mail.inc on line 192.

 

Repetido algumas vezes.

Parece-me ter a ver com o envio de notificações.

 

Obrigado e parabéns, Tiago, pela recuperação do módulo de pesquisa! É pena o texto do CAPTCHA parecer à direita e fora do alinhamento do resto das páginas. Vou tentar dar uma vista de olhos a ver se consigo mudá-lo de sítio...

Já alterei as permissões de todos os elementos do Comité Central para moderadores. Faz sentido, acho.

Notei também uma mudança no editor. Agora tenho bem menos opções que antes. Foi alterado?

Abraço,

[/quote]

O erro deverá ser causado pela versão do PHP e deve ser resultante de uma mensagem de um processo de cron; entretanto alterei novamente a versão do PHP para a 5.2 (tinha colocado na versão 5.3). Se voltar a aparecer a alguém agradeço que avisem.

Relativamente ao módulo de pesquisa, tive de alterar algumas páginas e alguns comentários; pelo que me parece, alguma coisa faz rebentar o PHP aqui do AOJ sempre que o quote é demasiado grande (não sei o valor ao certo, mas para cima de 20000 caracteres). Encontrei isso em algumas páginas bem antigas e tive de as corrigir de forma a conseguirem abrir-se (e de modo à pesquisa conseguir indexar). Ainda não estou 100% seguro de que não haja problemas, mas pelo menos para já está o site 100% indexado. Nota: os problemas são nodes que se encontram corrumpidos e não necessáriamente pelo problema que ocorreu no final de Março.

A meu ver, todos os membros do Comité Central devem realmente ter o perfil de moderadores,

A aparência do editor fui eu que alterei adicionando a possibilidade de configurar o tipo de letra e o tamanho da mesma. Só que ao fazer isso configurei apenas para os utilizadores autenticados e (sem me aperceber) desativei dos admins. Neste momento já deve estar igual para todos.

[quote=Mallgur]

É pena o texto do CAPTCHA parecer à direita e fora do alinhamento do resto das páginas. Vou tentar dar uma vista de olhos a ver se consigo mudá-lo de sítio...

[/quote]

Só hoje reparei nisso.

Experimentei com o user de teste que tenho criado e esse problema não acontece.

Assim sendo, isso apenas deve aparecer assim para os admins, logo não me parece que haja grande problema... smiley

[quote=tmgd]

[quote=Mallgur]

É pena o texto do CAPTCHA parecer à direita e fora do alinhamento do resto das páginas. Vou tentar dar uma vista de olhos a ver se consigo mudá-lo de sítio...

[/quote]

Só hoje reparei nisso.

Experimentei com o user de teste que tenho criado e esse problema não acontece.

Assim sendo, isso apenas deve aparecer assim para os admins, logo não me parece que haja grande problema... smiley

[/quote]

Entretanto também já configurei o módulo para não nos aparecer o texto de CAPTCHA

Boas,

Também vos acontece as citações estarem sem destaque nos posts?

Noto isto desde que houve aquele problema com o Drupal Tweaks...

[quote=Mallgur]

Boas,

Também vos acontece as citações estarem sem destaque nos posts?

Noto isto desde que houve aquele problema com o Drupal Tweaks...

[/quote]

Isto também me acontece...
Já tentei perceber como configurar isto mas até agora ainda não consegui descobrir. frown

[quote=tmgd][quote=Mallgur]

Boas,

Também vos acontece as citações estarem sem destaque nos posts?

Noto isto desde que houve aquele problema com o Drupal Tweaks...

[/quote]

Isto também me acontece...
Já tentei perceber como configurar isto mas até agora ainda não consegui descobrir. frown[/quote]

Fixed smiley

Boas,



O tmgd falou-me há pouco da existência de uma conta [email protected] que poderia ser usada para obter as estatísticas da Google acerca do comportamento do site e visitantes. São estatísticas bastante úteis.



Ao que parece essa conta estaria a ser controlada pelo Ricardo Madeira. Mandei-lhe uma mensagem a pedir as cerdenciais de acesso se ele as tivesse mas não obtive resposta.



Suponho que a melhor opção agora será criar uma nova conta para este fim e, já agora, para se usar como conta "oficial" do site.



Alguém tem alguma outra sugestão ou forma de obter os dados da conta antiga?


Eu acho que até ao ano passado ele usava esse mail como mail pessoal portanto será um pouco complicado pedir-lhe acesso. O domínio do Abre o Jogo não permite ter um mail próprio?

pelo que estive a ver, alem do [email protected] (que envia as notificações), sim, será possivel ter um email ([email protected]) para ponto de contacto… há  limite de espaço (500MB), mas penso que se poderia criar uma conta também no gmail (algo do género de [email protected]), e ir buscar os emails por pop3 (a vantagem do gmail é que também tem um sitema muito mais acessivel de organização dos emails)



Já agora, por curiosidade… para onde vão os contactos do site?: https://www.abreojogo.com/contact

A ver por esta questão da reportagem televisiva parece-me que vai para o Mallgur, para o tgmd, para mim e para o [email protected].