Estado do rpg (*)

Olá malta.

Desde há uns tempos pra cá (pra ser exacto, desde o último meeting a que assisti) que tenho andado incessantemente mais curioso sobre a teoria de roleplay; essa curiosidade veio dar entretanto no The 101 RPG (para os mais distraídos, já terminei o rascunho que permite o playtest...).

Entrementes, tenho andado distraído por blogs de malta que se dedica a escrever sobre teoria, criar jogos, jogar ou simplesmente escrever por escrever.

Aqui há atrasado vi esta entrada num blog que achei divinal, e da qual copio aqui um parágrafo para abrir o apetite:

[quote]We've come a long way in game design. Some of the things people are talking about doing are breaking down RPGs and RPG theory into its component parts and rebuilding it from the ground up. Vincent is talking about shared characters and co-ownership, Ron is doing things combining real-life sins and character focus, Emily and Meg are talking about the character as imago vs. character as tool. We're getting games that allow for more types of play than before: everything from Capes and Universalis to Breaking the Ice and Polaris are rocking the boat. And as our theory reaches out even beyond those marks we start to get into rougher shoals and people start to object.[/quote]

Acho isto simplesmente brilhante.

Comentários?

(*) chama-se estado, apenas para alertar para o que se anda a fazer.

Hi, :)

Ya, um comentário:

Yay! A convert! :) :)

Seriously, não sei se gostas dos mesmos jogos que eu gosto (e curtia que sim, porque assim, era mais um jogador para jogar comigo), mas nem é aí. É mais, ya, mais um que [i]sabe[/i]! :)

Não gosto de D&D, João. ;)

Mas estou curioso com o Dogs, com o TSoY, menos curioso com o PTA, e nada curioso com o Sorceror. Os temas que o Sorceror fala não me atraem, e o PTA atrai-me pela mecânica (já que tema pode ser qualquer um, e nem todos me irão atrair).

Já que sei, posso pedir-te, nessa qualidade, que deias uma olhada no The 101 RPG? *pimping my game*

A Provecta Irmandande dos Velhos do Restelo vem por este meio comunicar que perdeu mais um membro, aparentemente o último dos "postantes" neste fórum. Tou tramado, vou ter que arranjar um dicionário de Forgês/ Português se quero continuar a entender sequer metade do que se diz por aqui…

Só precisas de dizer: os vossos jogos são muito bons!, que aí perceberás tudo o que se fala. :smiley:

Realmente era tão simples… Nietzsche stupido, stupido!!! Non sabe nada!!!

Bons posts para começar:

https://www.abreojogo.com/blog/rick_danger/2006/02/pasteis_da_forja_as_posturas

https://www.abreojogo.com/blog/rick_danger/2006/04/pasteis_da_forja_mestres_e_jogadores

Grande trabalho do Rick a explicar várias partes.

 

 

Ahey, :)

[quote=Rui]Já que sei, posso pedir-te, nessa qualidade, que deias uma olhada no The 101 RPG? *pimping my game*[/quote]

Pimping is always noble! :) Quanto ao jogo em si, já li as várias páginas e até agora não encontrei contradições. Claro que, na ausência de Actual Play, isto é curto.

Estou 100% disponível para participar em playtesting, se me quiseres, e até prometo não fazer comentários [i]durante[/i] as sessões de jogo. ;) É só marcares. :)

Cheers,
J.

Playtest é bom, tenho já 2 grupos interessados, e tou a ver que posso ter um com malta só daqui. ;)

Tenho que rever as mecânicas; hoje em conversa com o João Mariano cheguei à conclusão que não existem mecânicas que suportem o NAR tão declaradamente como gostaria, apesar da intenção estar lá...

Ahey, :)

[quote=Rui]não existem mecânicas que suportem o NAR tão declaradamente como gostaria, apesar da intenção estar lá...[/quote]

?!? Revendo o teu post incicial, tu de facto usas o termo Narrativismo, mas tanto quanto eu me lembro, estavas a falar de Narrative Control, e não de suporte a NAR como CA. Acho que, se começares a complicar para esse lado, das duas uma, ou tens de facto uma visão específica de para onde queres ir e do tipo de jogo que queres suportar, ou arriscas-te a entrar em incoerência.

So, care to expand on this?

Ois!

Sim, expando.

Eu quando comecei a escrever o jogo tinha uma ideia do que era NAR como CA, e nessa altura era Tomar Conta do Jogo, isto porque o contacto que eu tinha com jogos NAR era limitado ao PTA, e a única coisa que me apercebi como NAR e que nunca tinha visto em outros jogos era o Tomar Conta do Jogo; agora tenho outra ideia do que é NAR, que é (e sem querer expandir muito sobre isso) Tomar Grandes Decisões, que me parece estar realmente muito mais perto da CA.

Tu consegues ver isso nos 2 últimos capítulos do jogo, onde começa a aparecer texto sobre as decisões que os Operatives tomam face à verdade, ou seja Verdade vs Status Quo será a grande decisão do jogo todo; se a isso for acrescentada uma mecânica que use as Motivations e/ou o Millstone dos Operatives, para que eles tomem decisões sobre eles próprios, ou que os afecte a eles pessoalmente, em complemento às decisões que se tomam sobre expor a verdade, então vou estar mais perto dos meus objectivos.

Eu acho que o jogo como está agora é giro, mas não está a cumprir o que me propuz, ter um jogo SIM que suporte NAR, a espaços - portanto, a tal visão especifica. Agora é apenas um SIM com mecânicas simples.

Mas como não quero entrar em incoerência, preciso de esclarecimentos sobre a coisa.

Ainda vou rever todos os textos, acrescentar flavor text, mais exemplos, questões etc.

Ahey, :)

[quote=Rui]Verdade vs Status Quo será a grande decisão do jogo todo; se a isso for acrescentada uma mecânica que use as Motivations e/ou o Millstone dos Operatives, para que eles tomem decisões sobre eles próprios, ou que os afecte a eles pessoalmente, em complemento às decisões que se tomam sobre expor a verdade, então vou estar mais perto dos meus objectivos.[/quote]

Gotcha! Acho que estás no bom caminho para um híbrido porreiro. Desde que não fiques completamente berserk com esta outra parte, tanto quanto eu vejo agora, estás seguro. :)

(Isto tem que ser qualificado pelo facto de eu ainda não ter jogado e só ter lido, não esquecer.)