Começaram ontem as votações online para os ENnies de 2010. Entre as muitas categorias, os nomeados para melhor jogo são Dragon Age, Hero, Pathfinder, Shadowrun e Wild Talents. Os nomeados para melhor produto de 2010 são Dragon Age, Doctor Who, Eclipse Phase, Geist: the Sin-Eaters, Pathfinder, Rome: Life and Death of the Republic, Shadowrun 20th Anniversary Edition, Warhammer Fantasy Roleplay e Wild Talents 2nd Edition. Votem já nos vossos favoritos!
[quote=RedPissLegion]Alguém já tem os seus favoritos?[/quote]Mesmo sem ter um conhecimento completo destes RPGs, sou capaz de põr os meus votos no Dragon Age e no Warhammer Fantasy Roleplay. Acho que é de apoiar estas iniciativas como a de Dragon Age que continuam a ir buscar novos roleplayers aos fãs de outros hobbies. Entretanto, acho que o novo Warhammer representa um regresso aos boxsets que me parece ser bom para os RPGs.
Eclipse Phase (Catalyst Game Labs & Posthuman Studios) - *GOLD*
Victoriana 2nd Edtion (Cubicle 7) - *SILVER*
FantasyCraft (Crafty Games)
How We Came to Live Here (Galileo Games)
Kerberos Club (Cubicle 7)
Honourable Mention: Colonial Gothic (Rogue Games)
Product of the Year
Pathfinder (Paizo Publishing) - *GOLD*
Eclipse Phase (Catalyst Game Labs & Posthuman Studios) - *SILVER*
Doctor Who (Cubicle 7)
Dragon Age: Set 1 (Green Ronin)
Geist the Sin-Eaters (White Wolf Publishing)
Kerberos Club (Cubicle 7)
Rome: Life and Death of the Republic (Cubicle 7)
Shadowrun - 20th Anniversary Ed. (Catalyst Game Labs)
Warhammer Fantasy RPG (Fantasy Flight Games)
Wild Talents 2nd Edition (Cubicle 7)
Honourable Mentions: FantasyCraft (Crafty Games) and Savage Suzerain (Cubicle 7)
Judge's Picks
Mark Green- Trailblazer
Jay Peters- Ancient Odysseys: Treasure Awaits
Chris Richeson - Mindjammer
Megan Robertson - Chronica Feudalis
Jeramy Ware - Fiasco[/quote]FATE continua a ter um lugar de destaque com o Diaspora a ganhar Best Rules, enquanto o Eclipse Phase ainda conseguiu ficar com Best Writing. De resto, como era de esperar, o Kenneth Hite ganhou o prémio de melhor setting com o seu Day After Ragnarok.
Uma lista tão longa e tão chata onde a categoria fundamental (o melhor jogo) aparece lá para o meio depois de uma série de irrelevâncias significa que estes Enies são um exercício que caminha decididamente para a inutilidade.
Acresce a quantidade de ouro para o Pathfinder e nada disto tem qualquer interesse ou significado real. Como é que um jogo derivado de um jogo descontinuado pelo seu editor original pode ser assim tão bom? À custa de fanzite aguda.
Não sou especialmente fã do D&D 3.x. Também não me diz grande coisa a maior parte dos jogos mencionados na lista.
Dito isto, e tendo em conta que falamos numa indústria criando produtos para um mercado, não será um indicador que o tal jogo descontinuado pelo seu criador era bastante popular, e um pouco uma moçao de censura a esse mesmo criador? Não será o mercado a querer dizer ao criador do jogo original: "Olha lá, tu deste um ganda tiro no pé em deixar de usar estas regras"?
Eu, pessoalmente, nunca equacionei "popular" com "bom". Nem com "Mau", são é coisas diferentes.
Quanto à ordem, o apresentar os temas por ordem alfabética, de categorias ou de outra coisa, é uma mania anglo-saxónica tão arbitrária como outra qualquer e mais lógica que muitas.
..aproveite-se para relembrar como é que os ENnies funcionam, pois este é efectivamente um grande concurso de populariedade que funciona à base de votação aberta a qualquer pessoa que queira passar lá pelo site.
Primeiro, qualquer um pode tentar ser parte do júri de cada ano. Todos os candidatos a júri são reunidos e depois vota-se para estes serem escolhidos.
Segundo, qualquer um pode submeter o seu trabalho à apreciação do júri - está aqui a lista das submissões para este ano. Practicamente, a única coisa que o júri faz durante os ENnies é nomear uma lista de candidatos.
Terceiro, vota-se sobre os nomeados para determinar um primeiro e um segundo lugar em cada uma das categorias. É o poder das votações online a funcionar com tudo o que isso tem de bom e de mau.
Uma vitória para Pathfinder só mostra que ainda há uma forte comunidade de fãs de D&D que não fizeram o salto para a quarta edição, da mesma maneira que no ano passado se verificou que já muita gente passou para 4E. Claro que, na escala económica da coisa, a WotC vende muito mais do que a Paizo, mas votar não custa nada.
Uma vitória para Pathfinder só mostra que ainda há uma forte comunidade de fãs de D&D que não fizeram o salto para a quarta edição, da mesma maneira que no ano passado se verificou que já muita gente passou para 4E. Claro que, na escala económica da coisa, a WotC vende muito mais do que a Paizo, mas votar não custa nada.
[/quote] Pois, também não quero dizer que o mercado que referi acima tenha razão...