Estreias de Maio a Agosto de 2022

O segundo quadrimestre de 2022 ainda foi produtivo em estreias…



Dive - 7 partidas

Publicado em 2021

Board Game: Dive

Adquiri este jogo usado, em óptimo estado, para jogar com a minha filha.
Foi bem recebido e apesar da idade recomendada na caixa ser 8 anos, ela compreendeu a mecânica ao fim de uma ou duas partidas experimentais. O que alinha com a opinião da comunidade no BGG de que o jogo é adequado a crianças com 6 anos.
Mesmo com adultos, a recepção é boa. O aspecto ajuda e a coisa das placas transparentes e da avaliação da profundidade onde estão os tubarões oferece um desafio engraçado.


Phantom Ink - 5 partidas
Publicado em 2022
Board Game: Phantom Ink

Um bom jogo para festas na linha dos jogos onde a transmissão de informação com comunicação limitada a elementos de uma equipa apresenta um desafio interessante e divertido. Vem na linha do Codenames, Decrypto e afins e resulta tão bem quanto esses.


Brian Boru: High King of Ireland - 5 partidas (mais um desde então)
Publicado em 2021
Board Game: Brian Boru: High King of Ireland

O Peer Sylvester é um designer que me desperta interesse. Este jogo sugeria uma abordagem diferente aos jogos de vazas, acrescentando aspectos de controlo de áreas e situações em que ganhar a vaza não é o resultado ideal.
O jogo funciona mesmo muito bem e apresenta decisões interessantes. Comprei-o depois de ter jogado uma vez com uma cópia emprestada (Obrigado, Tiago) e está bem firme na colecção.


Crash Octopus - 5 partidas
Publicado em 2021
Board Game: Crash Octopus

Um jogo de destreza curioso e algo disparatado que funcionou bem com a miúda.
A presença na mesa é marcante e chama a atenção.


Caverna: Cave vs Cave – The Big Box - 2 partidas
Publicado em 2022
Board Game: Caverna: Cave vs Cave – The Big Box

Comprei para jogar com a mulher mas ainda só consegui duas partidas a solo.
Está fixe. Rápido, satisfaz algum desejo que se tenha por um jogo de worker placement e conversão de recursos. Estou desejoso de tentar, de facto, a dois.


Polynesia - 2 plartidas (mais 3 desde então)
First Published 2020
Board Game: Polynesia

Outro título do Peer Sylvester que fiquei a conhecer depois de ver uma lista no BGG de jogos "old school" mas publicados recentemente.
Jogos com um conjunto de acções possíveis curto (neste são 4), sem poderes especiais ou assimetria, sem pontos ganhos por tudo e por nada, sem acções de bónus e com conflito num tabuleiro central onde os jogadores competem por posições (neste caso) ou outros aspectos.
É muito bom. Dá para umas facadinhas deliciosas, não se prolonga demasiado no tempo e coloca desafios interessantes a cada decisão.


Top Ten - 2 partidas
Publicado em 2020
Board Game: Top Ten

Tenho ideia de ser algo semelhante ao Wavelength... Mas honestamente já não me lembro bem. Não foi marcante...


Mind MGMT: The Psychic Espionage “Game.” - 2 partidas
Publicado em 2021
Board Game: Mind MGMT: The Psychic Espionage “Game.”

Jogo de movimento escondido em que um jogador tenta escapar aos outros que, por sua vez, tentam descobrir onde ele anda.
Funciona bem e talvez seja o melhor dos vários jogos deste tipo que apareceram recentemente no mercado. Gostava de voltar a jogar, especialmente estando do lado do jogador escondido...


Scape Goat - 2 partidas
Publicado em 2020
Board Game: Scape Goat

É um fillerzinho curioso com algum aroma a jogo cooperativo com traidor... Funciona bem, ainda que haja ali um pouco de trapalhice com a forma como se determinam os papéis, se bem me lembro.


Witchstone - 1 partida (mais uma desde então)
Publicado em 2021
Board Game: Witchstone

É raro eu não ficar interessado em jogos do Knizia. Este é uma colaboração com outro designer e da primeira vez pareceu-me muito pouco alinhado com o que o doutor costuma fazer. è uma salada de pontos, com quase todas as acções a darem um retorno qualquer e com encadeamentos de acções que tornam um turno que é originalmente simples em algo revolto e intrincado...
Na segunda partida a coisa foi um pouco melhor mas, ainda assim, este será um Knizia que não me interessa ter na colecção. Jogo, se me convidarem, mas duvido que seja eu a sugerir.


Moonrakers - 1 partida
Publicado em 2020
Board Game: Moonrakers

A ideia é interessante... Misturar um deck builder com um jogo de negociação. E até funciona razoavelmente ao início, mas com o progresso do jogo há cada vez menos tendência para os jogadores cooperarem no cumprimento das missões e as negociações acabam por deixar de ter interesse, ficando apenas o jogo a depender de quem fez o melhor deck... Não sou grande fã de deckbuilders e, por isso, este não me fascinou.


FYFE - 1 play (mais uma desde então)
First Published 2022
Board Game: FYFE

Este jogo dá dores de cabeça... E é uma espécie de bingo, embora tenha decisões que são, realmente, difícies. Não tanto por serem consequentes, mas porque estamos a tentar colocar as peças de forma a maximizar as probabilidades de sair algo que nos sirva.
Ao fim de umas rondas desito de parte dos objectivos e tento apenas cumprir os restantes... E algumas rondas depois, estou já farto de fazer um esforço por probabilidades que, o fim, servem de pouco.
Jogo para passar o tempo, mas não sinto vontade de fazer muito esforço mais vezes...


ROVE: Results-Oriented Versatile Explorer - 1 partida
Publicado em 2021
Board Game: ROVE: Results-Oriented Versatile Explorer

Um jogo a solo e Print and Play que fiz, mas onde cometi um erro na impressão que estragou um pouco as possibilidades de o jogar como deve ser. Te nho que corrigir a impressão para voltar a tentar pois o jogo parece interessante e as expansões que já existem parecem introduzir possibilidades curiosas. A repetir um dia destes...


Long Shot: The Dice Game - 1 play
Publicado em 2022
Board Game: Long Shot: The Dice Game

Não gostei do Long Shot quando o experimentei e este também não me agradou muito. Teria mais piada se demorasse bem menos do que demora...


The Crew: Mission Deep Sea - 1 partida
Publicado em 2021
Board Game: The Crew: Mission Deep Sea

É uma variante do The Crew, de qual gostei bastante. Existe ali algum risco da geração de missões aleatória levar a situações impossíveis com alguma facilidade, mas por outro lado torna o jogo "eterno" pois não existe a campanha de 50 missões... Podemos sempre ir jogando novas.
Não sei ainda qual, mas um deles deverá um dia vir parar à colecção...


Wonderland's War - 1 partida
Publicado em 2022
Board Game: Wonderland's War

Está interessante. A forma como se faz o draft das cartas que iremos usar depois nos combates está gira e a própria forma como as tropas são usadas no combate é curiosa. Demore um pouco mais do que devia, uma vez que o factor sorte é muito presente. E é estu+idamente sobreproduzido... O que o torna absurdamente caro. Não que tivesse interessem em adquiri-lo se fosse mais barato... Realmente o factor sorte é demasiado.


Mini Express - 1 partida
Publicado em 2021
Board Game: Mini Express

Gostei muito do Mini Rails e este expande um pouco o conceito e complica um pouco a coisa. Acho que fico pelo MIny Rails... Percebo quem prefira este, mas eu gosto mais da simplicidade do outro.


Planet Unknown - 1 partida
Publicado em 2022
Board Game: Planet Unknown


É uma abordagem engraçada à mecânica de colocar polióminos num tabuleiro. A forma como o o "dispensador" de polióminos funciona é interessante e acelera o jogo pois a decisão do jogador activo condiciona as escolhas dos outros. Não me parece que seja vantajoso fazer uma selecção com o objectivo primordial de prejudicar as opções dos adversários e isso torna-o num exercício algo solitário em que cada um vai fazendo a sua coisa sem se preocupar muito com o que os outros fazem... Existem alguns objectivos comuns que tentam contrariar este efeito de "múltiplos solitários", mas não o tornam mais interactivo... Joga-se.

Revolver Noir - 1 play
Publicado em 2021
Board Game: Revolver Noir

Mais um print and play, desta vez para dois jogadores.
A ideia está engraçada em que ambos os jogadores "andam" numa mansão a tentar atingir-se, representando esse movimento um conjunto de cartas que correspondem a quartos, sendo que cada jogador terá no topo da mão a sala onde está. As escolhas de para onde se movem são limitada pelo mapa da casa e as acções possíveis em cada uma também são diferentes, possibilitando algumas decisões tácticas.


The Grand Carnival - 1 play
Publicado em 2020
Board Game: The Grand Carnival

Mais um jogo de polióminos. A escolha das acções possíveis está engraçada, fazendo lembrar um pouco a do Civilization com valores variáveis para cada uma. O resto é mais ou menos comum... Funciona.


Rolling Realms - 1 play
Publicado em 2021
Board Game: Rolling Realms

Mais um roll and write. Não me convenceu.


Squaring Circleville - 1 play
Publicado em 2021
Board Game: Squaring Circleville


A coisa mais interessante do jogo é a bizarra história que lhe deu origem... Uma cidade onde o centro era redondo e em que os cidadão resolveram transformá-lo num quadrado. O jogo que daí sai é pouco inovador além da questão mais gráfica que outra coisa de se irem colocando peças sobre o tabuleiro original que vão substituíndo o mapa de uma cidade "redonda" por uma aos quadrados. TAmbém funciona, embora me parecesse demasiado longo para o que era com um final que se "arrastou" um pouco.