O Luís, o designer que estava encarregue do assunto, já me mandou o novo estudo de logotipo que encontram em anexo (aoj2.png; o aoj1.png representa, salvo erro, a evolução do conceito até lá). Juntei também como curiosidade o estudo do nosso utilizador João Tereso (aoj-tereso.png).
Tenho pena que o Luís tenha aparentemente abandonado a ideia do Tereso, do logotipo dentro de um hexágono, pois estava a contar em criar um menu de navegação à base de ícones dentro de hexágonos. Este logotipo é assim bastante arrendondado e curvilíneo (me likes it!), de modo que não me parece que um menú de formas geométricas combine muito bem... mas pronto, logo se vê.
Seguem-se os comentários do designer.
Achei importante destacar muito mais as letras, porque um bom logotipo mais intemporal geralmente é constituído apenas por letras mais do que por desenhos ou imagens específicas que com o tempo vão perdendo a sua actualidade.
Mesmo que agora não se ache isto, se a comunidade do abreojogo se mantiver activa durante muito tempo (assim esperemos), a tendência será de se usar cada vez mais só o AOJ chegando a um ponto em que só ficarão as letras como logo.
Quanto à forma ao lado das letras, (que está nas duas primeiras hipóteses no ficheiro AOJ2.png) significam de uma forma abstracta, o abrir do do terceiro olho (o olho da imaginação e da iluminação) numa alusão também ao Abre o Jogo (para mais referências: https://en.wikipedia.org/wiki/Third_eye), sendo as duas formas em baixo os dois olhos normais e a forma triangular superior a tal explosão de imaginação e o abrir da mente.
Assim, temos duas partes:
a) A parte Tipográfica que é importante realçar para estabelecer uma marca forte e mais intemporal, quase independente do grafismo.
b) A parte dos elementos pictográficos e gráficos que é um reforçar e reinterpretar das intenções da marca e do site, que no futuro poderão ser alterados, e que têm duas vertentes que tentei seguir:
b.1) a parte do ícone, mística/fantasia/mental, que são fortes componentes no RPG e da area lúdica em geral e são bem traduzidas pelo tal "third eye" (olho da mente), e algumas formas mais ornamentadas tipicas de muito do rpg mais clássico.
b.2) o grafismo geral de todo o logo tenta ser pós-moderno, ou até talvez mais hiper-moderno (https://en.wikipedia.org/wiki/Hyper-modernity), no sentido da hiper-estilização e tentativa de lhe dar um ar jovem e tecnológico para apelar ao público que talvez não esteja familiarizado com os rpgs mas que está familiarizado com este grafismo noutras vertentes lúdicas e na internet (a chamada web2.0: https://www.fontshop.com/fontfeed/archives/web-20-logos.cfm) e os jogos consola e PC (https://eu.plaync.com/eu/ e https://www.us.playstation.com/Content/OGS/UCUS-98612/Site/).
Ainda acrescentei o caminho ate esta solução no AOJ1.png.
Espero feedback positivo ou negativo :)
E desculpem a diarreia mental mas tinha de partilhar/desabafar :)
Já agora alguns outros exemplos de logos actuais das maiores companhias e prémios para ver aquilo que falava de dar destaque à tipografia:
https://www.rajasandhu.com/ (neste tem de se fazer scroll down para se ir vendo os logos)
https://www.eulda.com/2006/
https://www.identityworks.com/reviews/2006/index.htm