Olá a todos, :)
Talvez este cenário vos pareça familiar.
Eu: "Eu estou desenhar um RPG. Eu quero que o jogo seja realista, e por isso, preciso de ajuda nas regras de escalada."
Tu: "Hmmm... ok, o teu jogo é acerca de quê?"
Eu: "Bom, é um jogo realista. Quero que os jogadores possam tentar qualquer coisa que lhes venha à cabeça, e o GM tenha uma boa ideaia de como resolver a coisa realisticamente. Neste momento, estou a trabalhar na parte da escalada."
Tu: "Hmmmmok, mostra-me o que já tens."
Eu: "Bom, tenho regras de rapel, regras de escalada com via, regras de escalada sem via, regras acerca dos materiais das cordas, e regras para cravar pitons. Agora precisava de ajuda sobre os tipos de fadiga física, emocional e intelectual que existem. Ah, e além disso, tenho aqui este skill Persuade, que serve, sabes, para convencer a tua namorada a ir escalar contigo, ou convecer as autoridades a deixarem-te escalar aquela vertente."
Tu (com voz de Charlie Brown): "Good grief!..."
Curiosamente, quase toda a gente que eu tenho apanhado a dizer "vou escrever um RPG" comete este mesmo erro, de uma maneira ou de outra... Toda a gente quer escrever um RPG, mas ninguém sabe por onde é que há de começar. Por isso, pegam nos aspectos dos RPGs que conhecem e que acham que conseguem emular. Num exemplo recente, como nos RPGs há skills, é preciso fazer uma lista deles.
"Eu quero lá saber da teoria, o que eu quero é jogar."
Ok, tudo bem, como jogadores, é uma atitude razoável. Afinal de contas, há muito pessoal que gosta de espectáculos de magia e querem é ver os efeitos da ilusão, estando-se nas tintas para como é que o Luís de Matos faz aquilo. (Aliás, para muitos, se soubessem o que está por trás, deixaria de ser divertido ou interessante.) Isso está tudo muito bem.
Para jogadores. Para game designers: bullshit.
O desenho de jogos é uma arte e uma técnica, e os RPGs não são especiais no mundo dos jogos nesse aspecto. Querem desenhar um RPG? Tudo bem. Não têm tempo para tirar um curso universitário sobre desenho de RPGs? Também tudo bem. No entanto, pelo menos, estejam dispostos a fazer um mínimo de trabalho de casa.
"Mas há tanta coisa por aí e eu nem sequer sei por onde começar. Existe aquela coisa da Forge, mas são todos uma cambada de elitistas pomposos que falam num linguajar ininteligível e são 20,000 posts de teoria e eu não percebo nada daquilo!"
Fair enough. Para quem realmente está interessado em desenhar RPGs, em recomendo vivamente esta lista de links: [url=https://socratesrpg.blogspot.com/2006/03/socratic-design-anthology-1.html]Socratic Design Anthology[/url]
São de um blog de um gajo, são todos escritos por ele, e são um bom começo para organizar o processo de desenhar um RPG.
E para quem acha que não tem tempo e/ou paciência para ler aquilo tudo, deixem dizer-vos que mais de 90% do trabalho de criar um RPG vem depois de o texto original estar escrito. Eu já vou na quarta versão do Project Senate, já vou com mais de cinquenta horas de playtesting em cima, e ainda nem sequer comecei a fazer o trabalho a sério, que é [i]escrever as regras[/i].
Se não têm tempo e/ou paciência de levar o vosso projecto a sério, eu até não me importo de trocar umas impressões convosco sobre a vossa brincadeirita, mas por favor, não me peçam a mim para ser eu a levar o vosso projecto a sério...
That's your job!
Cheers,
J.