Eurogames: Facilmente quebráveis ou simples mito?

Muita gente pensa que quebrou um eurogame, tendo desenvolvido uma estrategia que funciona sempre.

Começo com esta falácia acerca do nosso tópico mensal, que é, será que um bom eurogamer pode ser facilmente quebrado? E com quebrado significa encontrar uma estratégia vencedora sempre.

A minha opinião é a seguinte, é possivel quebrar um eurogame, mas dentro de um grupo regular de boardgamers, onde todos prevêm com sucesso o movimento seguinte do adversário. Ai o eurogame pode ser quebrado usando uma estratégia que vença sempre. No entanto, o eurogame não está quebrado por si, mas antes é o grupo que está quebrado. Se o jogador que possui tal estratégia aparecer noutro grupo que não conhece, o mais provável de acontecer é que a sua estratégia não funcione de maneira nenhuma.

Portanto, malta, os eurogames podem ser quebrados ou não?

Para atirar madeira à fogueira, existe no geek estratégias optimizadas para ganhar no Goa e Puerto Rico. Será isto um exmplo de um boardgame quebrado?

Discutam.

Acho que o único jogo “quebrado” que realmente existe é para aí o Jogo do Galo, onde bastam os adversários ter dois dedos de cabeça para que o único resultado possível seja sempre um empate, certo? LOL.

Não é uma característica habitual dos Eurogames a grande interacção entre jogadores? Logo… dificilmente uma estratégia resulta sempre da mesma forma ao contacto “com o inimigo”, especialmente se estivermos a jogar com pessoas que não conhecemos. Haverá sempre estratégias e contra-estratégias, e será talvez mais importante saber avaliar momento a momento a situação e os adversários do que ter um plano perfeitamente delineado e reger-se rigidamente por ele.

E de que serve ter uma estratégia perfeita “sacada da internet” quando os nossos oponentes a estão a usar contra nós? Há que saber adaptar, aproveitarmo-nos da previsibilidade deles, e jogar onde a estratégia deles é fraca para os tentar fazer cair dessa maneira.

Além disso… não costuma acontecer que por cada estratégia que alguém jura que resulta muito bem para si, há n outras pessoas que põe as mãos no fogo por outros planos de ataque bem diferentes?

Mas pronto, não possuo grande experiência com jogar Eurogames até à exaustão, por isso aceito perfeitamente outras opiniões. :slight_smile:

Também aceito que me digam que, em cada momento, é possível decidir sempre a melhor acção a tomar… até é isso mesmo que todos tentamos fazer quando jogamos, certo? O nosso cérebro é que infelizmente não dá para tudo, por isso umas vezes ganhamos e outras perdemos. Com a ajuda de um computador para ajudar nas probabilidades e outros cálculos, ok, seria possível melhorar bastante a performance mas… isso é verdade com todos os jogos, desde o Poker e o BlackJack até ao Xadrez. Com um computador a fazer-nos estudos probabilísticos e projecções das consequências futuras de cada jogada alternativa, possivelmente qualquer jogo fica “quebrado”.

Não sei, digo eu. E vocês?

Se um jogo fôr facilmente quebrado, então é porque não é um verdadeiro eurogame. Por muito que se tenha jogado um determinado jogo, a sua complexidade estratégica, a sua forte componenete táctica, a imprevisibilidade as acções dos adversários, são razões mais que suficientes para garantir a sua longevidade. Se fôr quebrado então esse jogo falhou no objectivo de ser um eurogame e se calhar é um familiy game ou então um partygame.

https://oblogdocosta.blogspot.com

Acredito que realmente existam algumas maneiras de se jogar "melhor" um determinado jogo. No entanto devido à enorme interactividade já aqui falada pelo Ricardo não acredito em "sure things" no que diz respeito aos eurogames.

E se assim for é porque não é um bom eurogame.

É obvio que devido à mecanica ou ao tipo de raciocinio que um determinado jogo exiga poderá haver um gamer que venca mais que os outros. Mas esse gamer concerteza noutro estilo de jogos perderá mais do que o que ganha

 

Peace !!!

Oblivion

Jogos “quebrados” nunca chegam muito longe hoje em dia, devido ao extenso playtesting a que são sujeitos antes de serem publicados.

Para mim um jogo “quebrado” é um jogo no qual alguém encontrou uma estratégia infalível ou um “bug” irrecuperavel.

Acredito que seja mais simples em jogos “Multiplayer Solitaire” como porventura o Goa ou o PR (num registo bem menor) onde cada jogador realiza a sua estratégia virtualmente independente dos outros.

O PR tem algumas estratégias que quando aplicadas em jogos com novatos (como eu) são devastadoras. Claro que podem ser contrariadas, mas para isso é preciso que todos os jogadores sejam experientes. O jogo com novatos, se for encarado competitivamente em vez de didacticamente torna-se, nesse sentido, “broken”, já que no PR a sorte / aleatoriedade é virtualmente nula.

Quanto ao Goa suponho que o problema seja do mesmo nível, apenas mais acentuado dado o isolamento de cada jogador na sua estratégia.

Para já peço desculpa porque só agora vi o post. Incrível né?!?! Adiante.

Acredito que existam formas de jogar melhor um determinado jogo, de tal forma que as probabilidades de o vencer aumentam muito. Tipo, não preciso ser nenhum Eistein para perceber que, se no Puerto Rico, alguém conseguir Wharf e Harbor tem grande margem para poder vencer. Mas isto acontece porque eu não conheço muito daquilo, ou nem o meu grupo de jogo, porque sei também que, os jogadores jogadores de PR online sabem-na toda e têm antídoto para essa situação. Claro que, o primeiro antídoto é não deixarem acontecer. Óbvio.

Ainda assim não acredito nessa quebra literal dos jogos. Porque é preciso todos os jogadores fazerem sempre as mesmas jogadas durante todo o jogo. E isso é complicado!

Portanto MGBM não concordo muito com a tua teoria do grupo de jogadores quebrado, no sentido em que não acredito que alguém jogue sempre tudo igual.

Abraços