A editora Evil Hat Games, criadores dos sistema derivado de FUDGE, o sistema Fate e a futura editora do jogo The Dresden Files RPG baseado nos livros do autor Jim Butcher, lançou recentemente o Don't Rest Your Head, um jogo onde ao não conseguirem dormir as personagens Acordam realmente e tomam conhecimento do local irreal onde agora se encontram, a Cidade Louca. Para sobreviverem aos pesadelos lúcidos essa realidade impossível devem-se agarrar ao poder que a só a sua loucura e o seu cansaço lhe podem providenciar.
Don't Rest Your Head, jogo que conta como grandes fontes de inspiração o filme Dark City de Alex Proyas, o comic Midnight Nation do Michael Straczynski (criador da série de tv Babylon Five) e o Neverwhere do Neil Gaiman, é na sua edição em papel um livro de 84 páginas, tamanho A5, cujo preço ronda os 15 euros e na sua versão electrónica em formato PDF, num pacote que inclui ambos o formato original e a versão leve adequada à impressão de baixo custo e que custa apenas cerca de 4 euros. O seus sistema de regras é simples e premeia pela utilização de dados de seis lados de cores diferentes consoante as características, o uso de moedas e um ficha de personagem em forma de um incontornável questionário. O sistema permite de mais ou menos input criativo dos jogadores consoante os desejos e ambições do grupo de jogo.
Depreendo então que dês mais valor a jogos que aparentemente se foquem mais em suportar séries de histórias? Do que já li ainda nada me disse que um foco ou outro é mais suportado.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Não estou preocupado em focar uma coisa ou outra: quando pergunto o valor do jogo, pergunto qual a energia que devo dispender nele, quando jogo, se me preparo para jogar durante um ano, ou durante uma sessão.
Compra que vale mesmo a pena! Parece um mistura de Neverwhere com Dark City, sendo bastante envolvente e com uns toques de originalidade no que diz respeito ao universo de jogo. Até tem dicas para histórias longas e sugere que os jogadores cheguem a acordo acerca de quanto input criativo devem ter à mesa de jogo. :)
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Espero que encontres no AbreoJogo um espaço onde possoas discutir/descobrir assuntos interessantes sobre este nosso hobby.
Efectivamente comprámos, o RedPissLegion e eu, o Don't Rest Your Head, e tornou-se num instante o nosso pequeno jogo obscuro preferido. Estamos até a jogá-lo infrequentemente numa campanha que já começámos há um tempo, e a qual podes dar uma vista de olhos aqui. Ele até escreveveu uma review do jogo que podes ler aqui.
De qualquer modo aparece num dos Meet-ups de RPG que customamos organizar em cada segunda sexta-feira de cada mês que nós corremos uma demo do jogo se estiveres interessado! Ou se não quiseres esperar tanto tempo, já que o Meet-Up de Janeiro já foi, pode-se ver os calendários de cada um e marcar um dia.
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Muito obrigado pela tão célere resposta e umas benvindas tão calorosas! :)
Agradeço a disposição mas não é necessário o trabalho, posso bem aguardar pelo próximo encontro!
Fiquei mesmo curioso quanto ao livro e o teu comentário de quanto gostaram dele ainda me cativou mais, e infelizmente não consigo arranjar nada de nada sobre ele (costumo tomar a liberdade de ver uma preview em pdf ;)