Evolução do AbreoJogo

Alguns acontecimentos recentes levaram-me a reflectir um pouco acerca do futuro do AbreoJogo. A extinção do registo do domínio, os ataques dos SPAMbots foram o que deu origem a essa reflexão e agora esta situação com o Vasco e o IBGML levou-me a expor aqui esses pensamentos para consideração dos restantes administradores desta comunidade.

Aquando da expiração do registo do domínio e, pouco depois, dos ataques de SPAM, comuniquei com o Ricardo Madeira manifestando preocupação com o futuro do AbreoJogo. Falei com ele primeiro pois é ele o detentor do registo do domínio e, tanto quanto sei, a ele se deve a existência deste site. Achei que seria cortês dizer-lhe a ele o que pensava e propunha para estas questões antes de expor as mesmas ideias publicamente, mesmo ao restrito grupo dos administradores... Espero que concordem com esta perspectiva.

Passemos então às ideias:

1 - Registo do domínio

Penso que o registo do domínio não deverá ficar dependente de uma só pessoa. Tal como acontece com o Ricardo neste momento, qualquer um de nós poderá vir a ver-se na posição de ter de se afastar um pouco do trabalho que dá manter este site. As razões para isso podem ser muitas e são irrelevantes para o problema. O que é importante é que pode vir a ocorrer o registo do domínio expire e não existam condições para o renovar. Creio que a melhor forma de evitar que essa possibilidade exista passa por ter mais que uma pessoa em condições de o renovar. Não sei até que ponto isto é possível sem que essas pessoas se juntem numa entidade... Creio que os registos ou são feitos por uma pessoa só ou então implicam uma associação, ou algo do género, que possa ser titular do mesmo. Claro que podemos fazer em nome de uma pessoa só e dar as credenciais de acesso a várias, mas não sei se isso não poderia ser problemático se o titular acabasse por ficar completamente impossibilitado de validar renovações...

Quanto aos custos do registo do domínio, a divisão por várias pessoas também me parece uma vantagem. Neste aspecto também o Pombeiro já havia avançado com a hipótese de se consituir "uma vaquinha"...

2 - Actualização do CMS Drupal

O problema com os SPAMbots levantou a questão da actualização do Content Management System Drupal. As novas versões vão sendo preparadas não só para incluir mais funcionalidades como também para resistirem melhor a este tipo de ataque. Não sei em que versão do Drupal se encontra o AoJ... Mas creio que será interessante pensar em actualizá-lo.

Para este processo, creio que não poderemos ficar dependentes de uma só pessoa. A minha proposta é que se crie uma equipa de voluntários para essa tarefa. Após se estabelecer quem trabalhará nisso, proponho a criação de um calendário para a actualização, seguido de uma implementação da mesma tentando, tanto quanto possível, ser fiel ao calendário estabelecido. Isto permitirá que o tempo de indisponibilidade do site seja minimizado quando se chegar ao ponto de implementação final.

A minha ideia geral será algo do género:

A - Fazer uma cópia do site actual para uma máquina virtual ou uma instalação paralela no servidor actual.

B - Estabelecer e testar o procedimento de actualização com esta máquina virtual ou instalação.

C - Após testes bem sucedidos na máquina virtual, estabelecer uma data para as tarefas finais que passarão pela cópia de segurança do site actual, instalação de update de acordo com o estabelecido em B. Relançamento já com a nova versão.

Creio que a data para uma instalação final deverá cair num fim de semana sem encontros pois isso dá-nos a maior margem até aos eventos regulares que começam, creio, à quarta feira. Assim toda a actividade mais frequente e regular ficaria pouco afectada.

3 - Redesign gráfico

Na sequência da actualização do CMS, penso que seria também interessante fazer uma lavagem e renovação ao design gráfico do site. A vantagem dos CMS modernos neste aspecto reside em se poder criar um tema, trabalhando até em ficheiros fora do site publicado, que é aplicado de forma relativamente simples a todo o site de uma só vez. O mesmo poderia ir sendo analisado na máquina ou instalação virtual.

Esta tarefa poderia fazer-se em paralelo com a actualização pedindo a quem tenha mais jeito para isso que fosse trabalhando num tema alternativo ao actual. Se o calendário contemplar também este aspecto, poderemos vir a estar em condições de fazer uma actualização do CMS ao mesmo tempo que apresentamos aos utilizadores uma nova imagem do AoJ.

Inicialmente pensei que o Tereso poderia ser um elemento válido e extremamente útil neste objectivo, mas a informação de que disponho actualmente é que ele se afastou bastante do hobby por motivos profissionais... Não sei se é assim ou não. De qualquer modo, não deverá ser muito difícil arranjar quem o faça, nem que tenha que se contratar um designer (baratinho, claro)...

São ideias e propostas para pensarmos todos. Espero o vosso feedback.

1 - Registo do dominio - esta é a parte em que estou mais à vontade. Por norma passa por se ter uma unica pessoa a fazer o registo. aqui pode-se dar a volta ao sistema criando um e-mail de conhecimento de diversos membros de forma a que qualquer um pode fazer a renovação. Quanto a mim a melhor idéia é ter o máximo de pessoas possivel a contribuir, nem que seja a cinquenta cêntimos cada um.

2 - não faço a minima idéia a dificuldade do que está pela frente neste ponto, mas parece-me que a tua abordagem será a melhor. Agora não sei se o site onde está alojado o AoJ permite fazer isso.

3 - O Tereso montou uma empresa de software para iOS. Isso não há nada como simplesmente perguntar no AoJ se há alguém com essas capacidades e disponibilidade.

Eu cheguei a ficar encarregue da última tentativa de redesign gráfico, mas tive bastantes dificuldades em decifrar o CSS do Drupal para conseguir fazer o que nós pretendíamos. Além destes pontos que levantaste, há a questão da reestruturação da página principal, sobre a qual já desde aquela altura se falava de põr todos os eventos semanais em cima e substituir a coluna dos Novos Comentários. Acho que hoje esta mudança é ainda mais premente, pois felizmente a comunidade tem crescido e temos cada vez mais eventos e mais tópicos a competirem pelo topo da página.

Quanto ao registo do domínio, acho que a questão não é o e-mail em que ele fica, é a conta de paypal ou o cartão de crédito através da qual ele se paga. Podemos todos contribuir, mas alguém tem de se chegar à frente com o dinheiro anual, não é?

Por norma eles estão-se a borrifar se este ano é um cartao e se para o ano é outro. Por norma só aceitam as renovações após um OK a um e-mail que é enviado para um endereço pré-definido.

Seria assim tão grave migrar-se por completo para um novo CMS? O que é que se perderia a não ser uns relatos de campanha e uns jogos completos de RPG? :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

1. Como disse o Pombeiro, julgo que o ideal será haver um email criado para o efeito que fique associado ao AoJ. A anuidade do registo do dominio julgo que poderia ser dividido entre todos.

2. Não é uma área que conheça. Estive a ver um pouco sobre o Drupal e assim que tiver algum tempo irei ver mais umas coisas sobre o assunto. Se precisarem de algum apoio aqui podem contar comigo.

3. Nesta área apenas poderei dar uns bitaites, porque de design percebo muito pouco Ashamed

[quote=tmgd]

2. Não é uma área que conheça. Estive a ver um pouco sobre o Drupal e assim que tiver algum tempo irei ver mais umas coisas sobre o assunto. Se precisarem de algum apoio aqui podem contar comigo.

[/quote]

Alguém consegue dizer:

2.1. em que versão do Drupal está o AoJ

2.2. que módulos estão a ser utilizados pelo AoJ (de forma a verificarem-se se existem os mesmos na versão 7.x)

2.3. que módulos foram desenvolvidos especificamente para o AoJ

Vamos lá então começar a trabalhar para isto...

Dei uma vista de olhos mais detalhada sobre a administração do AoJ e penso que as respostas às tuas questões são:

2.1 - Creio que está na versão 5. Os módulos estão listados como sendo versão 5. O mais recentemente instalado, CAPTCHA, tem a versão 5.x-3.3.

2.2 - Posso enviar-te uma listagem em folha de cálculo com o resultado da página de administração de módulos. Eu uso Open Office, pode ser neste formato? Podemos investigar novas versões em conjunto, dividindo o trabalho. São 91 módulos...

2.3 - Creio que nenhum módulo foi desenvolvido especificamente para o AoJ.

####

Acho que deveriamos avançar já para a solução da questão do domínio, antes de começarmos a trabalhar a sério no upgrade do Drupal.

Para este trabalho de upgrade do Drupal vamos ter que alargar os acessos FTP ao servidor. Temos que definir a equipa e o calendário e depois alargar os acessos FTP a quem dele necessitar.

Quem sugerem para a equipa?

Eu ofereço-me para ajudar na coordenação da equipa (estabelecer calendário e picar o pessoal para cumprir datas ;-)...) e algum trabalho técnico que seja capaz de fazer.

2.1 - OK.

2.2 - Podes enviar em formato OpenOffice.

2.3 - OK... se entretanto depois se encontrar algum também não deverá ser muito complicado de alterar.

###

Concordo que a questão do domínio deva ser prioritária.

Quanto à equipa, eu posso ajudar no upgrade dos módulos, mas precisarei sempre de um prazo simpático pois o meu tempo livre anda pelas ruas da amargura.