Tal como já foi referido é muito fácil o tema Exalted começar a desviar threads hehe, dai a criação deste tópico para falarmos sobre a segunda edição deste jogo, também conheçido como o melhor jogo do mundo (nota: isto foi uma piada, guardem as guerras flamejantes para quando eu falar a sério).
Ok, então explica-me lá Rui como é que o novo Exalted tem Nar lá metido.
Edit: Já agora a minha opinião do que já li.
Já li as regras de combate (físico). Primeiro no lado positivo, gostei mt da intenção deles de tentar simplificar o combate removendo o roll de iniciativa (agora só se faz no início) e dodge/parry, embora ainda a sim tenha gostado mais da iniciativa da 1ª ed, wits+dex como base e depois só rolar um dado para cima, acho que a cena dos ticks pode tornar o combate mais fluido, especialmente dps do pessoal interiorizar as speeds de alguns movimentos. Não sei se isto tb era assim na 1ª ed, mas curti tb a cena de se receber motes ou willpower por stunts que tenham corrido bem e a cena de se usar virtudes como fontes de dado extra.
Curti bué a cena das excellencies, torna as árvores de charms mais simples e poupa 2 trabalhos, aos criadores terem que inventar nomes para charms e para os jogadores terem que os decorar hehe
Lado negativo, por uma questão de principio discordo completamente de haver regras separadas para calcular os DV e para atribuir dados de stunt, para exalteds e para humanos, acho mal, errado e injusto. Posto isto, acho o sistema de DVs interessante, como já tinha dito, no caso de o jogador usar smp a mm arma, pq se for preciso usar uma arma de improviso para parry tem q se re-calcular tudo e acho q o cálculo das speeds de prone e dash podiam ser mais rápidos.
O combate social está bem definido, embora não seja o tipo de coisas que mais me atrai mas ainda bem que estruturaram a coisa.
O combate massivo está muito fixe, não cheguei as regras de primeira edição, mas gostei destas, parece-me que dá um grande espaço de manobra para bonús pelo uso de tácticas, o que é sempre bom.
A gestão de nações quase que podia ser um boardgame hehe, arranjava-se uns tiles para aquilo e seguia tal como está. Também não é o tipo de coisas que me atraia mais mas é engraçado.
Em termos do livro em si só tenho a dizer que está bué bonito em termos de apresentação, só tenho pena da arte, começa mal mas depois lá do meio para a frente melhora e muito. De qualquer maneira assim que ler mais posto aqui.