Exalted 2ª Ed

Tal como já foi referido é muito fácil o tema Exalted começar a desviar threads hehe, dai a criação deste tópico para falarmos sobre a segunda edição deste jogo, também conheçido como o melhor jogo do mundo (nota: isto foi uma piada, guardem as guerras flamejantes para quando eu falar a sério).

Ok, então explica-me lá Rui como é que o novo Exalted tem Nar lá metido.

Edit: Já agora a minha opinião do que já li.

Já li as regras de combate (físico). Primeiro no lado positivo, gostei mt da intenção deles de tentar simplificar o combate removendo o roll de iniciativa (agora só se faz no início) e dodge/parry, embora ainda a sim tenha gostado mais da iniciativa da 1ª ed, wits+dex como base e depois só rolar um dado para cima, acho que a cena dos ticks pode tornar o combate mais fluido, especialmente dps do pessoal interiorizar as speeds de alguns movimentos. Não sei se isto tb era assim na 1ª ed, mas curti tb a cena de se receber motes ou willpower por stunts que tenham corrido bem e a cena de se usar virtudes como fontes de dado extra.
Curti bué a cena das excellencies, torna as árvores de charms mais simples e poupa 2 trabalhos, aos criadores terem que inventar nomes para charms e para os jogadores terem que os decorar hehe

Lado negativo, por uma questão de principio discordo completamente de haver regras separadas para calcular os DV e para atribuir dados de stunt, para exalteds e para humanos, acho mal, errado e injusto. Posto isto, acho o sistema de DVs interessante, como já tinha dito, no caso de o jogador usar smp a mm arma, pq se for preciso usar uma arma de improviso para parry tem q se re-calcular tudo e acho q o cálculo das speeds de prone e dash podiam ser mais rápidos.

O combate social está bem definido, embora não seja o tipo de coisas que mais me atrai mas ainda bem que estruturaram a coisa.

O combate massivo está muito fixe, não cheguei as regras de primeira edição, mas gostei destas, parece-me que dá um grande espaço de manobra para bonús pelo uso de tácticas, o que é sempre bom.

A gestão de nações quase que podia ser um boardgame hehe, arranjava-se uns tiles para aquilo e seguia tal como está. Também não é o tipo de coisas que me atraia mais mas é engraçado.

Em termos do livro em si só tenho a dizer que está bué bonito em termos de apresentação, só tenho pena da arte, começa mal mas depois lá do meio para a frente melhora e muito. De qualquer maneira assim que ler mais posto aqui.

Ok, não vou aqui definir NAR (deixo isso para JMendes e respectivos companheiros de selecção), mas vou enumerar os pontos onde acho que o Exalted vai buscar às coisas indies para se tornar uma espécie de hibrido disfarçado.

Nomeadamente, um coisa da folha de personagem, chamada Motivation.

Motivation é o objectivo primário que faz ser um herói, e pode ser tão pequeno como “salvar a minha aldeia”, como ser tão grande como “matar todos os dragon blooded”; eu acho que é NAR porque neste tipo de coisas podem surgir situações assim: o teu perso quer matar todos os DB’s, entretanto apaixona-se por um, ou conhece um que até o ajuda e lhe mostra que nem todos os DB’s são FdP’s; aí a sua Motivation pode mudar (isto vem descrito nas regras exactamente assim).

Depois algo que eles falam no “flesh out the character” chamado Intimacies, que são pequenas Motivations, tipo “adoro o meu cavalo, a minha espada e a minha nação”, e o personagem pode, se não se dedicar a elas, retirá-las da folha de perso.

Para as duas é sugerido uma envolvência do GM, e para as duas existem Charms que protegem, e imagino, irão aparecer Charms que afetem.

Edit: depois desta thread, o Abre o Jogo nunca mais será o mesmo.

Ei, :)

Interessante.

Só assim de repente, a mecânica não me parece particularmente NAR, mas gostaría que me dissesses se as Motivations e as Intimacies têm alguma interacção com quaisquer outras regras, principalmente a nível de sistemas de recompensa.

De qualquer modo, e consoante os teus exemplos, são claramente mecânicas que podem ser usadas para suportar vanilla NAR.

Hey. :slight_smile:

Abaixo as recompensas de xp, e uma que tenho certeza acharás interessante:

1- Aparecer na sessão, 4 pontos
2- Recompensa por boas ideias ou boa representação (no original, good acting, parece-me um incentivo à imersão?), 1 ponto
3- Recompensa por stunt, de cada vez que se descrever um stunt de 3 dados, 1 ponto
4- Recompensa por história, quando se consegue um objectivo, seja estabelecido pelos jogadores, seja secretamente pelo GM, 5 pontos (este é o tal que pensei ias achar piada)
5- Recompensa por longevidade, se for decidido que passam meses ou anos entre as sessões, variável

Além das coisas que já disse (Charms e afins), ainda não vi outro uso para as Motivatins e Intimacies, o que não quer dizer que não haja; por preguiça, ainda não li o livro todo.

Mais sobre isto mais à frente.

[quote=Rui]3- Recompensa por stunt, de cada vez que se descrever um stunt de 3 dados, 1 ponto[/quote](minha enfase)

Agora começo a gostar mais dos stunts hehe, embora ainda ache a recompensa fraquinha. Tirava era os 4 de XP só por aparecer, é muito XP para pouca coisa, mas enfim.

Quanto às recompensas das motivations e intimacies, também ainda não li o livro mas isso deve estar bué associado a perdas e ganho de Willpower, extrapolando do sistema normal da WW.

Já agora devo dizer que ainda bem que essas coisas apareceram agora, no Games Of Divinity vêm descritos bué deuses e poderes de deuses que afectam directamente esse tipo de coisas, normalmente sendo usadas como armadilhas ou recompensas para os jogadores.

Agora já escuso de ter que pedir especificamente aos jogadores que me escrevam isso no seu background ("quais os teus sonhos e motivações"), uma vez que já tem que vir de base, muito bom avanço.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=JMendes]vanilla NAR.[/quote]Ok, para não te estar sempre a chatear com definições deste tipo, podias só dar-me um link onde fale sobre isto para eu perceber o que é? hehe

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Por enquanto as motivations e as intimacies são efectivamente resolução de desafios do foro social. Eu contudo estou a pensar em usar a filosofia de PTA com esses dois traits de exalted e fazer uma série centrada nelas transformando-as em issues. Claro que não usarei a mecânica de resolução de PTA mas vou usar a estrutura de série e spotlight episodes para isso. A minha razão para o fazer é que tenho alguma dificuldade em estruturar histórias como GM sem input dos jogadores.

"Do you cach my drift?" ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Boas,

Acho que aqui:
https://www.indie-rpgs.com/forum/index.php?topic=1597.0

… há uma discussão sobre o termo. Já agora explico: fui lá dar uma olhada porque o termo suscitou-me a curiosidade. Se algum dia me acusarem de ser narrativista, ponham vanilla on top…

Acho que para isso mais te valia correres uma série de PTA com base no setting de exalted hehe.

Mas tens a certeza que as Motivations e Intimacies não estão relacionadas com o Willpower?

edit: Sempre podes fazer como eu, não estruturas a crónica e simplesmente perguntas aos jogadores "muito bem, o que é que querem fazer?"

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

A piada é usar a estrutura mas não os sistemas do PTA. Qualquer dia fazemos um PTA de exalted tá descansado!

Elas estão relacionadas com o Willpower mas as intimacies e motivations ajudam pouco às escolhas do jogador tendo em conta a história e a sua premissa. Apenas ajudam ou defendem no social combat. O willpower ajuda resistir a oposição e apoia as acções. Também não tenho a certeza mas podem-me corrigir se estou enganado.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]Elas estão relacionadas com o Willpower mas as intimacies e motivations ajudam pouco às escolhas do jogador tendo em conta a história e a sua premissa.[/quote]Aproveito então para fazer uma pergunta que o JMendes fez para o tópico de WotG, qual é o GM Advice sobre isso?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Ahey, :)

[quote=RedPissLegion][quote=JMendes]vanilla NAR.[/quote]Ok, para não te estar sempre a chatear com definições deste tipo, podias só dar-me um link onde fale sobre isto para eu perceber o que é?[/quote]

Estás à vontade para me chatear com definições sempre que te der na bolha, tu ou qualquer um. :)

Já agora, o Glossário é um recurso interessante.

Vanilla - Game-play in which the Creative Agenda requires few if any complex or specific Techniques, as opposed to Pervy. More generally covered by the concept of Points of Contact, which concerns the degree to which System is Explored.

Vanilla Narrativism - Narrativist play without notable use of the following Techniques: Director Stance, atypical distribution of GM tasks, verbalizing the Premise in abstract terms, overt organization of narration, or improvised additions to the setting or situations. People who typically play in this fashion often fail to recognize their Creative Agenda as Narrativist.

For completeness:

Pervy - Game-play in which the Creative Agenda relies on highly-specific Techniques and Ephemera, often applied multiple times per imaginary event during play. More generally covered by the concept of Points of Contact, which concerns the degree to which System is Explored.

Points of Contact - The steps of rules-consultation, either in the text or internally, per unit of established imaginary content. This is not the same as the long-standing debate between Rules-light and Rules-heavy systems; either low or high Points of Contact systems can rely on strict rules.

Já agora, esqueci o seguinte:

-Por cada stunt que esteja de acordo com a Motivation, recebe 1 de Willpower
-É possível “ler” a Motivation de outro gajo
-É possível desgastar/construir uma Intimacy através do Social Combat, e quebrar uma Motivation

Ouve lá, qd é que pegamos nisto e jogamos o tal de Exalted 2nd edition? E qd é que posso ver o livro de regras? :wink:

Caso o Sr Dr decida ser mestre de jogo, prometo n fazer logo ultra-xulado-mega-perso, pode ser? (pelo menos, n mais do que o costume, já que as regras obrigam-te a fazer um quase-semi-deus, ok?)

E pra quem tá a pensar fazer PTA de Exalted… Por amor de Deus, não façam isso!!! Tal sacrilégio é como se fosses pegar na equipa do benfica e obriga-los a jogar futebol salão num campo de mini-golfe!

Epá, sou-te honesto: se eu tivesse recebido o livro há mais tempo, se calhar agora já estávamos a jogar; entretanto, perdi um pouco a pica! Posso levar-te o livro na próxima sessão.

Sobre Exalted e PTA, isso não é novidade. :wink:

Obrigado aos dois pela disponibilidade das definições. Mas só para me certeficar que percebi bem a coisa digam-me se isto está certo:
Vanilla Nar é uma espécie de Nar mais "tímido", que pode ser inserido dentro do contexto de um jogo de modo relevante, mas que mesmo assim não é o centro do jogo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Hey, :)

[quote=RedPissLegion]Vanilla Nar é uma espécie de Nar mais "tímido", que pode ser inserido dentro do contexto de um jogo de modo relevante, mas que mesmo assim não é o centro do jogo.[/quote]

Não. Não existe o conceito de "agenda criativa que não é o centro do jogo". Vanilla Nar é apenas NAR que não usa mecânicas específicas do sistema para suportar a agenda criativa.

Por exemplo, se o GM, ao preparar um "cenário", em vez de preparar um plot e/ou desafios, preparar uma conflict web e também usar flag framing, e se não se predispuser a manipular as escolhas dos jogadores, provavelmente estarão a jogar Vanilla Nar. Se para além disso, o GM colocar informação out-of-character (temática) à disposição dos jogadores, então quase de certeza, estarão a jogar Vanilla Nar.