Este domingo passado (Novembro 19, 2006) corri a demo de Exalted 2nd Edition "Return To The Tomb Of The 5 Corners" [Download] para dois jogadores, a licia que jogou o personagem Rinan um mago da casta Twilight e o DalimThor que jogou Kade, um mercenário da casta Dawn.
Nenhum dos jogadores conhecia o jogo por isso ainda perdemos cerca de uma hora em explicações e escolher PCs até começar a jogar.
Nota inicial: Eu não joguei a demo tal com está escrita, achei que o contexto daquilo era horrível e fiz umas modificações, convido os jogadores a lerem a demo original (ver o link acima), compararem com o que nós jogámos e partilhem a vossa opinião.
Sessão
A demo começa com os PCs a voltarem de uma longa batalha com o rei ladrão Black Barrow. Eu decidi que era mais fixe começar com os PCs irem atrás do Black Barrow, sendo contratados para irem ajudar a unidade de mercenários que inicialmente tinha sido enviada para o capturar.
Os PCs juntam-se a essa unidade que está entrincheirada em redor da fortaleza do Black Barrow, foram massacrados no ataque inicial à fortaleza porque não estavam à espera que os ladrões tivessem Lightning Balistas e portões tão resistentes, a maior parte das patentes graduadas da unidade morreram nesse ataque e por isso o que restou do exército ficou sem líderes experientes.
Os PCs chegaram lá e rapidamente tomaram conta da situação e recorrendo a uma estratégia criada pelos dois conseguiram dar a volta à situação e os dois exércitos entraram em combate directo, o que permitiu utilizar as regras de Mass Combat.
Atribui as mesmas estatísticas às duas forças para ser equilibrado e fomos a isso. Após apenas dois turnos a vantagem das forças dos PCs era claramente superior (tendo já reduzido a sua Magnitude em 1) e tudo acabou rapidamente.
Para além do combate ter corrido bem em termos de utilização das regras também correu bem em termos de stunts, quando o Rinan se lançou exército inimigo a dentro abrindo um caminho de sangue e corpos até ao chefe dos oponentes, Black Barrow, com quem iniciou um combate individual (2 dados, considerei os soldados que ela ceifou como cenário).
Este combate também acabou depressa com o rei ladrão a suicidar-se na lâmina de Kade. Como o Rinan gastou toneladas de motes durante o confronto denunciou a sua natureza Exalted, a reacção dos soldados sobreviventes foi de medo e espanto, mas devido a um discurso brilhante do Kade (3 sucessos) eles decidiram que o Anathema era afinal dos "bons" e aclamaram-no como um herói.
Muitos sonhos e visões depois os PCs descobrem que a fortaleza dos ladrões era a sua antiga morada na primeira era, que existia um 3º membro no grupo deles, que havia uma "presença" na 1ª Era que os ajudava e que está desesperada e que o corpo do ladrão desapareceu.
Seguindo as "pistas" os PCs descobrem o Tomb Of The 5 Corners (3 neste caso) nas catacumbas da fortaleza, este é o local onde os corpos da primeira encarnação deles foi enterrada. Todos os túmulos partem de uma sala circular, nessa sala existe um Tyrant Lizard Zombie (tão fixe!) que eles rapidamente derrotaram utilizando uma variedade de stunts.
Vamos aos túmulos:
Dawn
O que eles dizem na demo é que os PCs andam à tareia com o corpo animado da primeira encarnação do Kade para ficarem com uma espada e armadura. Achei isso muito fraco e fiz outra sugestão ao jogador: que tal um combate social onde o PC tenta convencer a sua antiga encarnação que é merecedor do armamento (e vice-versa) e onde os ataques físicos são apenas fontes de stunts para o combate social.
Imaginem aquelas cenas anime onde dois personagens andam à tareia pelo cenário fora enquanto trocam bocas para se mostrarem melhor do que o outro, é essa a ideia.
O Kade venceu e levou tudo com ele.
Twilight
Este foi muito fraco, basicamente os PCs só têm que derrotar uns demónios de fogo enquanto lutam numa ponte suspensa entre árvores. Ambiente fixe para stunts mas de pouco desafio, se voltar a correr esta demo vou mudar isto e provavelmente explorar armadilhas da primeira era dentro do túmulo.
Eclipse
O túmulo do último membro do grupo que eles nunca descobriram. Na verdade este membro foi corrompido por um Death Lord e transformou-se num Abyssal Exalted (um Exalted ao serviço do mundo dos mortos), agora que conseguiu atrair os seus antigos companheiros a este local ela (ele é uma ela) pretende converte-los à sua causa. Um combate social no qual falhou redondamente, acho que aqui fui demasiado brando com os PCs, vou pensar melhor nesta cena para a próxima.
Como os PCs resistiram ela fugiu para o centro do túmulo, o local que guarda a Heartstone da Manse onde encontram a Abyssal, o corpo animado do Black Barrow e a tal Presença, que era um deus que foi criado pelos Solares na 1ª Era para tomar conta da sua casa e que neste momento foi corrompido pela Abyssal.
A Abyssal está a usar o poder do local para abrir um portal para o Underworld onde espera um exército de undeads que será lançado pela região circundante (o reinos livres das Scavenger Lands) num ataque relâmpago que não deixaria pedra sobre pedra.
Infelizmente como começámos tarde, e por isso peço desculpa, devia ter almoçado mais cedo, não deu para resolver este combate com todo o ímpeto épico que lhe seria apropriado e foi tudo resolvido em três tempos.
Considerações
Ainda com as alterações que fiz esta demo precisa de mais algum trabalho para se tornar algo verdadeiramente épico e ao estilo de Exalted, com desafios interessantes e variados.
Os jogadores entraram muito bem na onda do jogo e engataram de uma forma excelente a mecânica mais importante do jogo (a meu ver), os stunts, sacando descrições muito fixes e na onda cinemática/anime do jogo.
Batemos bem nos 3 tipos de conflitos que existem, Mass Combat, Head-To-Head e Social Combat, embora não explorando exaustivamente cada um acho que passou a ideia do que pode ou não ser feito.
Não explorámos muito foi a utilização dos charms, embora a licia tenha usado imensos spells não passámos muito dai.
De um modo geral acho que deu para passar uma ideia do jogo e das coisas que se podem fazer, um mundo em completa instabilidade, forças dominadoras e conspirações a surgirem para todo o lado, a maneira como o passado e o presente se cruzam para criar histórias fortes e como os Exalted são temidos pelos meros mortais e manipulados ou atacados por tudo o resto e como eles são seres cujas acções podem fazer pender a balança do destino de nações para um lado ou para o outro.
Espero que os jogadores se tenham divertido (eu diverti-me!) e qualquer falha culpem na minha inexperiência (esta foi a primeira vez que fui GM de Exalted) e não o jogo hehe.