Extra Effort e Recovery

Falhou-me isto no meio da sessão, sem saber bem como; julgo que devo ter lido uma Advantage qualquer assim e ter pensado que era a regra, mas estava errado:

Extra Effort:

COST OF EXTRA EFFORT
At the start of the turn immediately after using extra effort,
the hero becomes fatigued. A fatigued hero who uses
extra effort becomes exhausted and an exhausted hero
who uses extra effort is incapacitated. If you spend a hero
point at the start of the turn following the extra effort to
remove the fatigue, the hero suffers no adverse effects. In
essence, spending a hero point lets you use extra effort
without suffering fatigue.

Ou seja, não há rolls para impedir que se fique cansado. Mas…

The benefits of extra effort are not limited by power level due
to their extraordinary nature.

Ou seja, o Extra Effort pode efectivamente aumentar o rank do dano.

–~~–

Também me espalhei ao comprido com o Recovery; qualquer perso pode gastar o turno inteiro para recuperar o nível mais alto de dano ou fatiga, ou fazer um teste contra um ongoing effect, e só pode usar Recovery uma vez por conflito; para além disso, ganha +2 às defesas activas. Isto quer dizer que o Octoman podia ter recuperado e ficava na boa para lutar.

Para além disto, há que dividir as Conditions por rank:

Success: No effect.

Failure (one degree): The target is dazed, entranced,
fatigued, hindered, impaired, or vulnerable (choose
one). Potential descriptors include coughing or sneezing,
creeping mental influence, drowsiness, euphoria,
fear, itchiness, lethargy, nausea, pain, or tipsiness.

Failure (two degrees): The target is compelled, defenseless,
disabled, exhausted, immobile, prone, or stunned
(choose one). Potential descriptors include agonizing
pain, confusion, ecstasy, momentary emotional or mental
influence, paralysis, seizure, terror, or vomiting.

Failure (three degrees): The target is asleep, controlled,
incapacitated, paralyzed, transformed or unaware
(choose one).

The target of an Affliction makes a resistance check at the
end of each of his turns to remove first and second degree
conditions. Third degree conditions require a minute of
recovery time or outside aid, such as the Treatment skill or
Healing effect (DC 10 + rank).

O que significa que só os efeitos de 3º rank são permanentes, os outros podem ser todos tirados durante o combate.

E ainda:

Higher degree conditions replace
lower degree conditions and do not stack with them.

Isto não está no combate, está nos poderes.

Mas aí têm.

Em relação à Recover action:

Incapacitated: Defenseless, stunned, and unaware. Usually prone

Stunned: Cannot take actions.

Recover: Standard Action

Ora portanto, daqui advem que alguém que já esteja incapacitado não pode recuperar.
A gaja das garras é que podia ter recuperado do Staggered que eu lhe impuz (embora só para dazed o que também não é lá grande ajuda).

Já em relação às conditions é preciso notar que isso não se aplica às condições por dano mas apenas às que são impostas pelo poder Affliction.

Isto é: Não podes recuperar do Dazed, Staggered, Incapacitaded impostos por dano a não ser pelo recovery power ou pela recover action (ou então fora de combate).

Source?

Edit: O Damage Attack tem um texto diferente do Affliction, e de facto a recuperação é feita de maneira diferente.

es.

Estive a ler e não consegui encontrar nenhuma outra indicação em contrário, por isso a única maneira de recuperar de um Stun é gastar Hero Points… que nenhum deles tinha, o que não quer dizer que outros no futuro não tenham também.

es.