Faixa de destaques

Como devem ter reparado, há uma faixa com destaques no topo da página principal.

Precisa-se feed-back

1 - É útil?

2 - Só na 1ª página

3 - Em todas as páginas


«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

É uma excelente ideia e já parece que temos um site todo janota e profissional. Como é que funciona a coisa? Imagens?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
href=“ideonauta.wordpress.com”>ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

Acho que é muito util. Seria bom aparecer em todas as páginas, mas não deveria ocupar demasiado espaço.

1 - sim

2 - sim

3 - não

_______________________

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=HotRod&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

Não querendo parecer atacar a opinião do HotRod, mas:

1-sim

2-sim

3-sim

Isto porque acho que aumenta bastante a usabilidade do site para novos utilizadores. No fundo quem já cá anda j+a conhece os cantos à casa, mas se pudermos facilitar às pessoas novas, melhor :)

[quote=vch]

Acho que é muito util. Seria bom aparecer em todas as páginas, mas não deveria ocupar demasiado espaço.

[/quote]

Eu concordo com o vch é útil e devia estar em todas as páginas mas ocupa muito espaço...Talvez ficando no header, entre o input de pesquisa e o menu.

Permitirá uma navegação melhor e mais intuitiva. Contudo, acho que só deverá surgir na 1ª página.

Últimas jogatinas...

Sim, é útil.

Sim deve estar só na primeira página.

Pelo que posso ver aqui estão dois destaques a eventos de maior importância, o LeiriaCon e respectiva MathTrade, e também um espaço que ajudará a aceder a informação mais relevante para novatos.

Deve estar só na primeira página porque fundamentalmente dará destaque aos eventos mais significativos. Depois de as pessoas saltarem para os eventos ou outros artigos que lhes interessem, já não será tão importante estar assim destacado porque o utilizador já iniciou a navegação, e rouba algum espaço. A questão dos links para novatos tem importância própria e, por isso, sugiro o seguinte:

- Esta barra fica só na primeira página.

- Mantém três espaços principais de informação:

a) Próximo Encontro Nacional ou evento de importância similar.

b) Concurso/Math Trade ou outra actividade similar relacionada, ou não com a)

c) Pequena lista (próximos 3?) dos encontros regionais dessa semana. (Eu sei que é redundante com o calendário na lateral, mas aqui está visível de imediato e a sua mudança constante reforça a ideia de uma comunidade activa.)

- O espaço para links úteis a iniciados que agora está nesta barra passa a estar na barra geral do site. Sugiro, para já que fique acima do espaço de pesquisa.

Este é o meu bitatite. Já agora, um esclarecimento a quem respondeu antes ou pode responder a seguir. A segunda e terceira opção são mutuamente exclusivas. Não se pode responder às duas da mesma forma! :P

Abraço, obrigado e parabéns pelo trabalho!

Olhando para a barra superior da página, penso o seguinte:

a expressão «abreojogo.com» aparece duplicada, uma vez no logotipo, outra ao lado. Eu eliminava uma das duas. Mantinha o logotipo e passava a expressão «Comunidade Portuguese de RPG e Jogos de Tabuleiro» para baixo deste.

O campo para pesquisar ocupa demasiado espaço. Eu passava-o para a mesma linha onde estão os menus de Jogos de Tabuleiro / RPGs / Geral, etc.

Isto libertava espaço na barra superior. Colocava os destaques nesse espaço, talvez com icones mais pequenos e mais simples. Afinal, é a barra superior que «abre o jogo», logo pode abri-lo precisamente para os destaques.

Quanto a estar na primeira página ou em todas... nem uma coisa nem outra. Isto dá mais trabalho mas o óptimo era haver destaques diferenciados paras as várias áreas: geral, JdT, RPG, criar conteúdo, sobre nós. Mas como dizia o outro, o óptimo é inimigo do bom. Continuação de bom trabalho.

Sérgio Mascarenhas

PS Como é evidente, não faço a mínima ideia se isto é exequível ou como pode ser executado.

PPS Já agora, esta discussão deveria estar na zona de destaques...

[quote=Mallgur]

Este é o meu bitatite. Já agora, um esclarecimento a quem respondeu antes ou pode responder a seguir. A segunda e terceira opção são mutuamente exclusivas. Não se pode responder às duas da mesma forma! :P

[/quote]

Foi um abuso de linguagem e não uma falha lógica :D serviu a presente quebra da disjunção (hipótese 2 ou 3) para reforçar a ideia de que na primeira página é positivo, em todas as páginas é ainda mais positivo :D

Concordo que os links de ajuda sejam mudados para ao pé da barra de procura e que sejam adicionados os próximos eventos regionais à barra (que desde já desejo baptizar de "Barra de abertura fácil" em alusão ao nome site).

Não penso que aquela barra roube assim tanto espaço (podem-me provar enganado com as estatísticas de resolução de monitor, mas penso que muito pouca gente aqui anda em resoluções de 1024x768 ou abaixo) e por uma questão de uniformização da navegação deveria ser mantida. (O pior que se pode fazer em termos de navegação é tirar a carpete debaixo dos pés do utilizador).

Eu tb não gostava muito da barra no topo, por causa do espaço roubado, mas depois de andar a levar com ela durante duas ou mais semanas em todas em todas as páginas (o Johnny andou a fazer testes só visíveis para nós moderadores) já nem a notava. Acho que não ocupa tanto espaço como isso, como diz o Tiago, e olhem que eu navego num ecrã widescreen que obviamente tem “menos” altura relativamente a um normal.

Anyway, acho que é importante a barra em todo o lado, porque 1) os novos visitantes tipicamente chegam cá por pesquisas do google ou outros (ou seja, normalmente caem cá em todo o lado menos à página de entrada), e 2) mesmo se derem com a página de entrada um link depois já estão a perdidos navegar pelos cantos do site e lembram-se lá da primeira página, eheh. E é os novos users que mais precisam da ajuda.

E dito isto, estamos a pensar em soluções alternativas. Tipo a) manter a barra em todas as páginas mas no fundo da página em vez de no topo (assim deixa de ocupar espaço), ou b) deixar a barra na primeira página só para users registados e mantê-la em todas para visitantes anónimos, ou c) deixar a barra no topo de lado e espalhar o conteúdo pelas barras laterais. Vamos ver o que o grande Johnny saca da manga. :slight_smile:

Está legal mas eu poria em todas as páginas.

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Também concordo com estas duas coisas:

1. a expressão «abreojogo.com» aparece duplicada, uma vez no logotipo, outra ao lado. Eu eliminava uma das duas. Mantinha o logotipo e passava a expressão «Comunidade Portuguese de RPG e Jogos de Tabuleiro» para baixo deste.

2. O campo para pesquisar ocupa demasiado espaço. Eu passava-o para a mesma linha onde estão os menus de Jogos de Tabuleiro / RPGs / Geral, etc.

Quanto à barra com os destaques sugeria que pelo menos as imagens fossem mais sugestivas / apelativas de modo a cativar os novos visitantes.

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Há sempre a hipótese de haver uma opção para cada user no seu perfil de activar ou desactivar a barra (sendo que por defeito para novos users estaria activada), não sei se o drupal tem algum módulo para esse efeito.

Sim, essa capacidade é standard nas instalações Drupal. Se fores à tua página de perfil lá terás uma lista dos blocos que os administradores te deixam activar/desactivar. É só uma questão nós fazermos melhor uso dela. (Neste momento a barra são 3 blocos, por exemplo, mas era só dar um jeitinho e punha-se tudo num.)

  1. Depende
  2. Sim
  3. Acho que não...

Ou seja:

(1) sim, talvez seja bom para recém-chegados ou para alguém que, como eu, já cá não punha os pés há umas semanas (ou meses) valentes... Mas, e falo por mim, eu já não entro no site pela página principal e, quando o faço, é porque ñ estou no meu pc, ou só de passagem, e vou direito ao sítio que pretendo.

(2) a altura conjunta das barras do firefox, do banner e da nova barra ultrapassava a metade do ecrã do meu portátil...! Surprised Até me assustei!

(3) ...a não ser que se faça algo como o Mascarenhas propõe ou então que se usem apenas uns icones (iguais aos do logo, mas de cores diferentes?) num cantinho qualquer...

Já agora, é possível alterar por que ordem (e que lado) me aparece cada caixa de texto...?

Fora isso, keep up the good work! Wink

____________________________________________

Just when you think you've learned the rules, someone revises them.

1 - Muito útil

2 - Nop

3 - Sim

Acho que devia mesmo estar visível em todas as páginas. É uma forma bem mais prática de encontrar o que se quer.

Tenho a certeza que muitos dos novos utilizadores se sentem um pouco perdidos quando cá entram, e assim facilita-os. E até mesmo para nós é útil.

O estar só na primeira página, como já disseram, não facilita assim tanto, porque se chegarem cá a outra página qualquer, podem sempre ir-se embora, antes de voltar à página principal... assim cheguem onde chegarem têm sempre os links directinhos para o que podem estar a procura.

1- sim e util

2 e 3 - em todas as paginas e capaz de ser um cado demasiado já ke parece ke a informacao a mostrar e meio estática.. e ja agora refiro ke em resolucoes mais pekenas ie. 1024x768 (como a ke estou a usar neste momento, mas nao e a minha habitual) a faixa acaba por ocupar demasiado espaco pois sofre de uma quebra de linha na ultima imagem (i think)

Muito Útil

Grande na primeira página, com destaques mais básicos, para os novatos.

Nas restantes destaques em versão mais pequena (menos espaço, e eventualmente outro tipo de destaques).

Desactivei por agora a faixa, até ter os conteúdos programados.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»