Fazem-se ou Nascem?

Outro post do telemóvel :)
Tendo em conta o power level da campanha e as vossas personagens, acho que vamos mergulhar para lá dos limites da genialidade humana :p Se "génio" significar só "sobre-dotado", suponho que a nossa Ordem de Hermes está cheia deles, o que não é necessariamente bom. Ser um génio não implica ter necessariamente a força de vontade e a coragem para ser um verdadeiro mago. É possivel ser-se, ao mesmo tempo, inteligente e imaturo, genial e insensato ou ter um QI acima dos 200 e ninguém querer falar connosco. Por outro lado, temos génios como Picasso ou Da Vinci cuja genialidade está naquilo que eles fizeram e não no facto de terem nascido ou não com uma extrema inteligência.
Assim sendo, deixo aqui este tópico para, se quiserem, mandarem umas bocas sobre o que é ou não um génio no contexto do nosso jogo.

Isto ate deve ser uma questao que os proprios hermeticos se colocam e para a qual há varias escolas de pensamento! XD

[quote=Ikki chan]Isto ate deve ser uma questao que os proprios hermeticos se colocam e para a qual há varias escolas de pensamento! XD[/quote]

Nao te sei descrever o que é ser um genio. Posso dizer pequenas coisas, que ja referi na historia que me fazem querer rotula-lo assim.

Para começar, na historia que imaginei para ele tentei dar a entender que mais do que aprender com mentores ou com quem fosse, ele é principalmente autodidacta. Como disse, a ideia é que aprendeu a fazer magia sozinho, por ler livros e experimentando.

Isto é um post mto dificil de responder, vou actualizando qd pensar melhor sobre o assunto! :P

[quote=Ikki chan]Nao te sei descrever o que é ser um genio.[/quote]Nem te estou a pedir a definição científica :) só aquela que achas que se aplica à tua personagem. Por exemplo, nós sabemos que quando se fala em miúdos sobre-dotados, há diferentes tipos de inteligência, não é? Há aqueles que já resolvem problemas matemáticos do segundo ciclo e outros que já conseguem falar contigo como se tivessem a tua idade.

[quote]Como disse, a ideia é que aprendeu a fazer magia sozinho, por ler livros e experimentando.[/quote]Magia é outro domínio no qual talvez se possa falar de ser sobre-dotado. Alguém pode não ter um grande dom de inteligência lógico-matemática, mas ter um instinto muito forte para o que faz um feitiço funcionar ou não. Isto partindo do pressuposto que a magia tem tanto de arte como de ciência.

[quote]Para começar, na historia que imaginei para ele tentei dar a entender que mais do que aprender com mentores ou com quem fosse, ele é principalmente autodidacta.[/quote]Isto também se relaciona com a escolha da casa. Os Bonisagus estudam e desenvolvem uma teoria da magia hermética que serviu de base para a criação da própria Ordem e dá-me ideia que fazer teorias é uma tentativa de descobrir princípios gerais que se apliquem a qualquer mago e que permitam ensinar e discutir magia de uma forma académica. Ora, normalmente um auto-didacta é alguém que já fica satisfeito por conseguir aprender algo que faça sentido só para ele e não se preocupa propriamente se aquilo que ele sabe se aplica a outras pessoas ou não. É tudo mais na práctica e por instinto, mas não será assim no caso do teu personagem? Como é que ele integra o lado auto-didacta com o lado Bonisagus fundador da Ordem de Hermes?

[quote]Isto é um post mto dificil de responder, vou actualizando qd pensar melhor sobre o assunto! :P[/quote]É mais uma coisa que é mais fácil de responder durante o jogo, mas eu gostava de ter uma ideia dos vários tipos de génios que podemos ter.

Para mim, génios são "10% inspiração, 90% perspiração".

Ser um génio sobredotado ajuda, mas não é o que faz um mago. Força de vontade, dar no duro, estar pronto a sacrificar tudo pela magia é que faz um mago. Sim, os nossos moçoilos são, se calhar, melhores que "the average bear", mas isso não os põe sequer ao nível dos magos experientes, quanto mais.

___________________________________________

https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!