Fazer no Presente, Pensar no Futuro

Esta pequena história serve para ilustrar qual é a estrutura de um turno de Legend of the Five Rings.

1. Straighten Phase

Olhando do alto do velho castelo Lion, Akodo Ukiko soltou um leve sorriso ao ver enfim chegar o seu senhor. A manhã já ia longa e, ao longe, os camponeses esforçavam-se por manter o ritmo de trabalho nos campos de arroz à medida que o dia se tornava mais quente. Das minas de bronze próximas da fronteira, Ukiko via chegar mais um precioso carregamente. À entrada do castelo, as tropas de novos ashigaru endireitavam as costas ao som da voz dos seus comandantes. Tudo estava pronto para receber Akodo Ogami, grande líder do clã Lion. Ukiko desceu rapidamente para recebê-lo juntando-se aos restantes oficiais que o aguardavam na sala de campanha. Tudo indicava que os Lion iriam avançar para o campo de batalha em breve.

Akodo Ogami chegou ainda envergando a sua sumptuosa armadura e dispensando qualquer cerimónia de boas-vindas. Desde logo, questionou Ukiko:

"Que últimas notícias temos das nossas províncias?"

2. Events Phase

A jovem samurai, recentemente promovida a braço-direito do seu senhor, já esperava esta pergunta.

"Akodo-dono, a samurai Matsu Taiko regressou recentemente a casa e fez saber que gostaria de entrar ao seu serviço. O courtier Ikoma Atsurai também enviou uma carta de apresentação."

"E que mais?"

"O recenseamento imperial começou sem problemas e, tal como o meu senhor tinha planeado, está a criar mais dificuldades aos nossos adversários do que a nós."

"Excelente. É tudo?"

"Surgiu uma oportunidade para oferecermos tributo ao templo de Chugo Seido, senhor. Vários dos nossos samurai gostariam de ir em peregrinação até lá."

"Veremos. Temos muito a fazer no presente antes de pensarmos no futuro."

"Quais são as suas ordens, Akodo-dono?"

3. Action Phase

"Envia ainda hoje o nosso Ikoma Kokyu até à corte imperial. Precisamos de todo o apoio que a Imperatriz Iweko nos puder dar."

"Sim, senhor".

Akodo Ogami dirigiu-se também aos seus comandantes, todos eles também já prontos para combate.

"Trouxe da minha viagem novos recrutas para se juntarem ás vossas unidades. Vão recebê-los de imediato."

"Sim, senhor!" - responderam em uníssono. Os três oficiais levantaram-se e, após uma vénia convicta, sairam a passo rápido. Akodo Ukiko não resistiu a perguntar:

"É hoje que vamos atacar os Scorpion, senhor?"

4. Attack Phase (optional)

O líder Lion olhou em volta e sentiu a ãnsia e o contentamento do seu clã perante um confronto militar iminente.

"Sim, chegou o momento de mais uma vez mostrarmos aos nossos inimigos como se ganha uma batalha."

"Assim será, Akodo-dono!" - Ukiko planeava estar na linha da frente - "Para que província iremos avançar?"

"Para todas, ou pelo menos é isso que o nosso inimigo irá pensar."

"Excelente, senhor, com a sua permissão iremos então marchar com as tropas."

"Muito bem. Manobrem as nossas unidades em conjunto e compliquem ao máximo a batalha para o nosso adversário. Surpreendam-nos com as tácticas dos nossos antepassados."

"Sim!" - todos responderam e, com uma vénia de profunda admiração, Ukiko e os restantes oficiais despediram-se do seu senhor e depressa sairam. Ansiosa por ser a primeira a chegar, Ukiko quase embarrou no conselheiro Kitsu Saturami que chegava atrasado. Tranquilamente, o velho shugenja desviou-se e chamou por Akodo Ogami:

"Meu senhor! Bons olhos o vejam." - disse saudando-o com uma vénia lenta e emocionada.

"Sarutami, meu nobre apaziguador de espíritos. Como vão as Fortunas?" - Ogami saiu da sala caminhando ao lado do seu conselheiro.

"Raramente a nosso favor, Akodo-dono, mas é certo que os Lion sempre fizeram o seu próprio destino."

"Ukiko-san já me fez chegar as boas notícias."

"Sim, eu pedi-lhe para o informar logo que possível. Que vamos fazer, senhor?"

5. Dinasty Phase

"Naturalmente que precisamos de uma guerreira como Matsu Taiko para liderar a nossa frente defensiva."

"Tratarei de tudo para que ela esteja cá amanhã cedo."

"Ela tem uma família grande?"

"Bom, ela casou no ano passado, mas de certo compreenderá o quanto a nossa riqueza é limitada."

"Não esperaria outra coisa de uma Matsu."

"Não faltarão batalhas para combater nas nossas províncias."

"Sim e, por isso, precisamos também de enviar um tributo ao templo de Chugo Seido."

"Muito bem, senhor. Será um investimento decisivo que honrará os samurai Lion como os melhores de Rokugan."

"Esperemos é que esta peregrinação dê os seus frutos ainda durante esta guerra."

"Devemos ser pacientes, Akodo-dono."

"Pacientes e humildes, Sarutami-san. Irei também responder a Ikoma Atsurai declinando a sua oferta para se juntar aos nossos esforços."

"É uma decisão difícil, senhor. Eu conheço bem Ikoma-san, talvez seja melhor eu informá-lo pessoalmente."

"Sim, será o mais adequado."

"Entretanto, será bom que o meu senhor descanse após tão longa viagem."

Akodo Ogami sorriu sentindo a poeira por dentro da sua pesada armadura.

"Há mais algum outro assunto, meu bom conselheiro?"

6. End Phase

"Estou certo que Akodo-dono tem muitos planos e inúmeras estratégias para discutir comigo, mas ambos sabemos que as melhores ideias nos vêem à cabeça quando estamos repousados e preparados."

"Assim é. Falaremos mais tarde, então."

"Sempre ao seu dispõr, senhor."

Com uma última vénia, Kitsu Sarutami deixou assim o líder Lion a contemplar o horizonte do alto do seu castelo.