Feed-Back - LeiriaCon 09

Nós gostávamos de ler algum feed-back mais objectivo em relação àquilo que foi a LeiriaCon. Todos gostaram muito, parece unânime mas, ainda assim, há sempre aquelas pequenas coisas que é preciso ouvir/ler para conseguirmos identificar os problemas e melhorar.

Este espaço serve mesmo para serem críticos em relação ao que vos aprouver. Tudo é possível! :-)

PS

Como já disse noutro lado uma das sugestões que tenho é criar-se uma base de dados de "explicadores", estes devem possuir um sistema de créditos de maneira a que quem explicou menos seja sempre o primeiro escolhido para explicar um jogo assim aliviando os habituais explicadores.

Outro ponto é que não sei se a localização é das melhores. Em termos de qualidade e espaço, sem dúvida que sim, mas em termos de transportes e visibilidade penso que não. Não sei se apareceram pessoas "novas" por iniciativa própria, mas penso que o acesso ao local não facilita.

Falando de visibilidade, não sei bem o que se fez a nível de divulgação para além da divulgação feita aqui e no BGG, mas talvez se possam informar vários meios de comunicação (regionais e não só) para o evento de maneira a tentarmos que mais gente apareça. Nada melhor que um evento a este nível para puxar atenção ao hobby.

Também se falou muito dos preços da comida, sim a comida pelo preço é excelente, mas é pena não haver alternativas mais baratas também.

E é isso. Como já disse, não vou faltar a nenhuma LeiriaCon a partir de agora, foi excelente e se necessitarem de ajuda estarei disponível para ajudar. Neste momento estou até a pensar criar um programa para conseguirem gerir a Con mais facilmente quer a nível de gestão dos jogos quer das pessoas, mais específicamente dos explicadores. Ainda tenho um ano portanto até lá fica a ideia :p

  • indicar claramente que a organização precisa de apoio financeiro independentemente de quem convidam a estar presente ou não

  • verificar se o custo de trazer pessoal de fora compensa o esforço financeiro (pessoalmente não acredito que compense)

  • colocar um PDF (ou outro documento do género) para download para que quem leva jogos chegar já com as fichas de jogos feitas, e só se aceitam os jogos a quem tiver esses documentos preenchidos

  • algumas mesas redondas mais pequenas (dá jeito para jogos que ocupam menos espaço, mas continua-se a precisar daquele tamanho para os jogos de maior footprint tipo Agricola ou Twilight Imperium 3)

  • mais mesas pequenas (é mais fácil juntá-las caso necessário e fazer mesas grandes do que o contrário)

  • se possivel ter um daqueles bebedouros de água por ali (penso que há empresas que metem isso a valores baixissimos, mas não há nada como investigar)

  • ter mais eventos com pre-marcação, do género do que se fez com o AoS, FDe e TI3 (mas esta parte mais dos participantes, mas a organização podia solicitar mais eventos destes a acontecer)

- Embora não saiba se é lá grande sugestão, mas acho que seria interessante ter mais luz na sala! Pelo menos para os vídeos não sairem tão escuros ROFLMAO.

- Ter um quadro branco, ou coisa do género, para quem fica sem grupo para jogar saber quem está na mesma situação e assim encontrar um grupo para não estar muito tempo sem poder jogar (ufa, acabei...).

- Ter jogos de exterior, Kub, Pétanque, ...

https://jogoeu.blogspot.com

As coisas essenciais penso que já disseram:

- O tamanho das mesas. Realmente para jogos mais pequenos, era preferivel ter mais mesas, e mais pequenas. (Não acredito que tou a "refilar" por mesas grandes demais, quando em casa tou sempre a dizer que me fazia falta uma mesa maior=X). Mas também, como estava, não foi grave, jogava-se na msma, mais dor de costas, menos dor de costas =D

- Realmente o que o pombeiro disse de ter umas coisinhas com água dava algum jeito.

- Organização dos jogos. As prateleira não muito estáveis=X

- E acho que fazia falta uma maneira de nos "misturarmos" mais, mas isso parte mais dos participantes que da organização, talvez. Mais jogos pré-combinados pode facilitar.Poder-se ia por exemplo, antes da convenção, que cada um dissesse alguns jogos que queria experimentar, e assim já se pre-combinar. Também podia haver um microfone (lool), assim em vez de se procurar primeiro o grupo, e depois escolher o jogo, podia-se pegar num jogo e dizer "vai abrir o jogo x. ha x vagas, interessados?". Também para evitar ter de haver alguem (como fez o vasco) a estar sempre atento a ver quem estava parado..

Isto porque fiquei com alguma pena de não me misturar mais com grupos de outras partes do país. Até consegui jogar com algumas pessoas diferentes, mas a verdade é que a maioria foi com o pple de lisboa...

No fundo são só detalhes que se podem melhorar, porque a coisa, lá está, funcionou muito bem.

1. O encerramento do espaço durante hora e meia para almoçar. Sei que se calhar foi uma imposição da quinta ou assim, mas não deixa de ser chato. Almocei em meia-hora, e agora? Podia continuar o meu Indonésia....

2. Que os criadores não jogassem com mais malta na sala. Foi pena estarem sempre os dois na mesma mesinha a jogar com o mesmo grupo de pessoas. Frown Também quero jogar com o Wallace, caneco!

3. Os stands de vendas deviam ter indicado a que loja pertenciam. Não me recordo se o da RunaDrake tinha indicado, mas tenho ideia que não.

[quote=Asur]

1. O encerramento do espaço durante hora e meia para almoçar. Sei que se calhar foi uma imposição da quinta ou assim, mas não deixa de ser chato. Almocei em meia-hora, e agora? Podia continuar o meu Indonésia....

[/quote]

Quanto ao primeiro ponto, eu percebo as tuas razões, mas já comentei isso no post sobre a Loteria do Imperial.

Para mim é importante que as pessoas falem umas com as outras e confraternizem para além da mesa de jogo. Nada melhor que à mesa de almoço ou jantar ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa, mas sou um gajo pobre, e não tenho imagens na assinatura!!!

[quote=BrainStorm]

Quanto ao primeiro ponto, eu percebo as tuas razões, mas já comentei isso no post sobre a Loteria do Imperial.

Para mim é importante que as pessoas falem umas com as outras e confraternizem para além da mesa de jogo. Nada melhor que à mesa de almoço ou jantar ;)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa, mas sou um gajo pobre, e não tenho imagens na assinatura!!!

[/quote]

Concordo plenamente, mas no nosso caso, por exemplo, só comemos uma vez no restaurante. (e "forçar" o convívio não resulta, IMO) O resto da hora e meia estivemos a engonhar.

É que eu também sou um gajo pobre. Wink


Mas lá está, são pequenas coisas numa grande Con.

Tal como ja tinha dito no thread do rescaldo acho que foi pena não se ter dado mais destaque aos designers convidados. A minha sugestão vai no sentido de se organizar um momento, onde para além de se fazer as habituais perguntas & respostas, os designers poderiam apresentar/anunciar as novidades em que estão a trabalhar e também assim promoverem o seu trabalho.

O ambiente seria na mesma descontraído e informal mais tipo uma conversa de amigos alargada.

Um bom exemplo disto é o que fizeram e gravaram em podcast na BGG.CON. Podem ouvir aqui -> GekkSpeak 2.0

___________________________
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=HotRod&numitems=8&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=center&inline=1&imagewidget=1[/img]

confesso que antes do inicio da Con também pensei como o Asur, mas depois acho que fez sentido ter sido assim, pois se a sala estivesse sempre aberta, quase todos teriam comido em 3 garfadas e voltado para os seus jogos. Ora, pela minha experiência pessoal das 3 refeições em que estive, falei com pessoas com que não cheguei a jogar na Con e tive conversas interessantes e divertidas, conversas essas que provavelmente nunca surgiriam à mesa de jogo. E foram esses momentos das refeições que reforçaram o prazer que era estar ali na Con.

Ou seja, acho bem que se continue, quanto muito reduzir o fecho para 1 hora...

Tal como tive oportunidade de dizer a alguns elementos do Spiel na Con, é importante dividirem algum do trabalho pelos participantes, trabalho esse que é massivo e que cansa se feito por 1 ou 2 pessoas. Exemplos:

- como já dito pelo Pombeiro, cada um pode trazer a ficha de jogo já feita de casa. E para mim basta ter o nome do jogo, dono e um espaço para o nome de cada responsável que levanta o jogo. Façam um template com vários por A4, e é edit-print-cut.

- se querem fazer tracking dos jogos jogados e dos seus vencedores, não sejam vós a fazê-lo, pq cansa faze-lo e a meio já se deixou de fazer. Façam uma lista em branco e as pessoas escrevem lá o jogo, participantes e vencedor. Cada linha é numerada e dessa lista sorteia-se no final da Con um jogo por exemplo. Com esse incentivo as pessoas escrevem lá e dão-vos os dados sem terem trabalho.

Outros pontos:

- tentarem ter a biblioteca de jogos e a loja próximas de modo a que baste 1 elemento organizador para controlar...estar alguém de plantão na loja a ver os outros jogar nao deve ser mto agradável

- gostei da ideia do quadro, escrevia-se lá o nosso nome e jogo que gostava de jogar, talvez facilitasse encontrar quem queira jogar o mesmo jogo.

- não sei se há solução natural para misturar jogadores de diferentes zonas, mas sei que os torneios ou jogos pré-organizados ajudam. Acho que em todas as mesas do torneio de Age of Steam havia gente de diferentes zonas e que não se conheciam, o que é positivo.

- muitas pessoas andavam sem badge, o que é pena. Todos, mesmo quem não se inscreveu pelo abreojogo devia ter um feito para si. E todos deviam ter a localidade de residencia. Além disso deviam ser do tipo com cordão e não com alfinete. É que com cordão ou usas ao pescoço e é perfeitamente legível ou não usas de todo (que devia ser desencentivado), com alfinete/mola havia quem usasse no bolso das calças, na camisola mas numa posição pouco legível, etc. Além disso o badge podia ser uma pequena folha dobrada com uma tabela nas costas para preencher os jogos jogados (coitados dos cartões da loot a servirem de talão de supermercado)

- a questão das mesas é importante, haver maior quantidade de mesas pequenas pelo menos.

- em vez de comprar rifas, as pessoas podiam contribuir com jogos para os sorteios e assim enriquecer o "pote" e torná-las mais apelativas

- se cobrassem nem que fosse 1 euro de entrada não me parecia mal, qualquer pessoa compreende que um evento daqueles tem custos

concordo com a ideia do tiago para haver uma base de dados para os explicadores, so que iria um cado mais longe e faria ao mm tempo para os jogos, de forma a controlar melhor as coisas. (se precisarem de ajuda nisto apitem :p)

mesas mais pequenas é um must definitivo, acho que bastavam apenas umas 4 ou 5 dakelas gigantes :p

um melhor sistema para avisar as pessoas que certo jogo ta com falta de jogadores a fim de encontrar, em vez de se andar a perguntar a todos

um coisinho de agua como o pombeiro disse dava um cadito de jeito.

melhores armarios ou entao um sitio melhor para guardar os jogos e acho que a localização do sitio onde se tava a guardar os jogos deveria ter sido onde tavam as lojas.

vi que o crokinole e o tumblin dice tavam sempre montados o que era optimo, se calhar ver que mais jogos e que podiam tar assim tb sempre montado, reparei que o agricola foi jogado mtas vezes e se calhar tb poderia estar assim montado tb.

se lembrar de mais dps adiciono


---- Latest News ----

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dalimthor&numitems=10&text=none&images=small&show=recentpla

Boas

o nosso stand tinha mas só estava na mesa mais a frente

Phillip

Runadrake

Tel.: 934770693
Site: www.runadrake.com
e-mail: [email protected]

Ca$h & Gun$ Live é um must!!

[quote=DalimThor]

concordo com a ideia do tiago para haver uma base de dados para os explicadores, so que iria um cado mais longe e faria ao mm tempo para os jogos, de forma a controlar melhor as coisas. (se precisarem de ajuda nisto apitem :p)

um melhor sistema para avisar as pessoas que certo jogo ta com falta de jogadores a fim de encontrar, em vez de se andar a perguntar a todos

[/quote]

Foi basicamente uma mistura disto tudo que pensei :p

Sim! Definitivamente sim! O mais importante é o convívio!!
Ouvir as vossas palavras de apoio é motivo mais que suficiente para começarmos desde já a planear a LeiriaCon 2010.
Saber que todos se divertiram e que anseiam a chegada de Janeiro próximo, isso é realmente o mais importante.

Desde a primeira, modesta e tímida, LeiriaCon que os membros do SpielPortugal têm suportado os custos inerentes à organização do evento. E vamos continuar a fazê-lo, conscientes de que podemos ter de meter dinheiro do nosso bolso.
Nós temos essa consciência, mas enquanto a malta gostar de vir a esta Con e enquanto não morrer esta paixão intensa que temos pelos jogos, a LeiriaCon vai continuar a marcar presença nos nossos calendários!

Talvez tenhamos cometido o erro de não esclarecer as pessoas de que somos nós que pagamos isto. Talvez tenhamos cometido o erro de não ter dado ênfase à venda das rifas e das t-shirts. É certo que sim. Mas foi porque não achamos, no momento, que isso era o mais importante.

Já li aqui uma série de dicas que são importantes para nós melhorarmos. Está tudo aponte no meu bloquinho.
No próximo encontro do SpielPT, que é já hoje à noite, vamos já discutir isto.

Há coisas em que temos, e vamos, melhorar. Outras há a manter. Como o espírito informal e bem-disposto da Con.
Isso é de manter. Ter convidados especiais também achamos que é importante. Sempre são mais umas caixas que se podem assinar e mais importante ainda, é uma forma de dizer ao mundo que Portugal também tem jogadores (aliás, eu até diria que tem uma comunidade entusiasta, difícil de encontrar em outros lados), criadores/autores, lojas/retailers e acima de tudo, Paixão pelos jogos. Porque não se esqueçam que o Andrea, o Mac e o Wallace serão canais privilegiados de comunicação.

Não apareceu ninguém de fora na Con, mas porque não calhou. Eu aproveitei três viagens de trabalho a Espanha, para me encontrar com jogadores locais (Madrid, Barcelona, Sevillha) e tinha a garantia de que viriam alguns... não vieram. Mas o mais importante é que sabem que existe e para o ano quem sabe... poderão vir.

Muito obrigado a todos pela Vossa ajuda e paciência. Faremos um esforço para envolver mais a comunidade neste nosso projecto e sobretudo faremos mais convenções... para que todos nós, amigos, nos possamos encontrar.

Um bem-haja à Comunidade Gamer Nacional!

Tal como já referi ao Paulo Soledade a minha Associação esta disponivel para vos ajudar na LeiriaCon. Tal como também já referi o apoio que vos posso prestar é meter no plano de actividades o vosso evento e pedir apoio ao IPJ.

Também já expliquei ao Paulo que em Janeiro ainda não terei o apoio do IPJ, mas temos 2 hipoteses se a Associação tiver dinheiro metemos esse dinheiro e quando chegar o apoio fica ca. Senao voces investem como sempre têm feito mas sabem que que depois irão receber algum do IPJ.

Penso que facilmente seria conseguido 500 a 1000 euros. Não é muito mas sempre ajuda nalguma coisa. O único que precisaria em troca seria facturas/recibos para justificar as despesas.

As candidaturas só deverão ser para Dezembro de 2009 por isso têm tempo para pensar.

Espero por vocês em Bragança 4 de Outubro e poderemos falar melhor

Sinceramente pensei que com a presença de “Patrocinadores” no poster de LeiriaCon a questão do financiamente já estivesse resolvida. Nunca me passou pela cabeça o contrário e se tivesse teria contribuído mais decididamente com a compra de rifas e t-shirts ou outros quaisquer meios à minha disposição.

Contudo ainda não é tarde para colocarem on-line um “tip jar” para qual toda a gente possa contribuir quer para a que passou e que aí vem.

Vamos ao feed-back mais concreto. Subscrevo tudo o que já se disse e reforço a ideia de se criar um “board” antes do evento para se marcarem alguns jogos e angariar jogadores.

Também gostava de algum tipo de iniciativa de troca de jogadores entre grupos de jogo do estilo lotaria mas o tempo já é pouco para se jogar o que se quer quanto mais jogar com pessoas que não se conhece.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG!

- Ainda a questão das mesas: em maior número e mais pequenas se necessário.


- A questão dos designers convidados não se misturarem: tem a ver com o temperamento de cada um, mas nesse aspecto honras-mil ao grande Andrea Angiolino que na Leiria Con do ano passado andou a recrutar entre os inactivos para jogar o seu Obscura Tempora (e foi assim a estreia absoluta da minha sogra no mundo dos jogos de tabuleiro!)


- A questão do quadro branco: como sou um pouco tímido e conheço mal muitas das pessoas aqui do AoJ, ressenti-me bastante por causa da minha falta de iniciativa nesta Con: fiquei a ver como paravam as modas durante muito tempo (isto apesar do esforço incansável do Vasco, a quem agradeço sentidamente). Não sugiro um quadro, mas antes uma zona tipo lounge, bastam umas cadeiras e uma mesa central, de preferência situada perto do balcão dos jogos, para onde as pessoas inactivas se possam dirigir e esperar por mais candidatos enquanto conversam. Acho que isto até poderia ajudar à tal "mistura" que tanto se persegue desde o início das Cons...
Evitava-se o incómodo do microfone e também o quadro que seria sempre pouco visível e certamente passaria despercebido.


- Mais torneios/pré-combinados, mas com horários para serem cumpridos. Se faltarem inscritos, arranjam-se substitutos na hora.

[quote]mas o tempo já é pouco para se jogar o que se quer quanto mais jogar com pessoas que não se conhece.[/quote]

A solução será então jogar-se o que se quer com pessoas que não se conhece Tongue out

:thumbup: :thumbup: :thumbup:

(bolas, aqui não funciona!)