São os tempos modernos da Festa do Jogo, evento que promoveu dezenas de horas de lúdico no Parque da Alta Vila. Agora voltada para as ruas de Águeda, lança a bases de uma ludoteca imergente, colaborativa e permanente à escala da cidade, e deu-lhe o natural de Águeda, Cidade Lúdica.
Habitantes e visitantes de Águeda tem mais uma razão forte para explorar os infinitos espaços da cidade. Pois estão a nascer jogos por todo o lado e são amigáveis, produzem transformação positiva em quem os joga, seja por mero divertimento, terapia, aprendizagem, treino pessoal ou simplesmente para socializar.
PROGRAMA da Festa do Jogo
22 a 28 de Setembro 2013
22 setembro | domingo | Parque da Alta Vila | todo o dia
Jogos no meio do Mercadinho
O Mercadinho, normalmente na praça da República, é um daqueles eventos alternativos que experimenta e cruza variadíssimas formas de estar e usufruir do espaço público, e gente a jogar foi coisa que nunca lhe faltou. Por isso porque não começar a aquecer os motores com os Jogos do Helder e os do Bitocas, num Mercadinho Especial Alta Vila.
17h30 - Parque da Alta Vila:
Águeda, Cidede Lúdica - Lançamento oficial com o “Assalto ao Castelo”
Não podia deixar de ser no parque a abertura da época de caça aos jogos pela cidade. E não podia deixar de ser o Assalto ao Castelo, o jogo para grandes grupos que mais vezes foi jogado na Alta Vila. Este jogo que pode envolver muitos jogadores em simultâneo e junta estratégia, natureza e movimento como ingredientes, continuará a ser aquela emoção! Depois da festa do Jogo continuará disponível sempre que o queiram jogar no parque.
23 a 27 setembro | segunda a sexta | 18h - 20h:
Circuitos Demonstrativos
Embora todos os Jogos do projecto tenham as regras incluídas, nesta semana de abertura, os interessados podem se juntar nos circuitos demonstrativos que a Lud in vai fazer pela cidade. Cada dia um circuito diferente. Vários mestres-jogo vão ajudar a conhecer o projecto, dinamizando jogos e mostrando como eles podem ser facilmente jogados no futuro de forma autónoma. Consulta https://www.facebook.com/CidadeLudica para saber o percurso de cada dia.
28 setembro | sábado | 16h30 - Portas de S. Sebastião:
“Trench” - Lançamento e demontração do jogo
Um belíssimo e moderno jogo do criador Rui Alípio Monteiro que nele representou a guerra das trincheiras, com uma mecânica muito simples, criou um jogo densamente absorvente equiparável ao ancião xadrez.
iniciativa do “Baú do Pensamento”
“Entre a Guerra e a Ciência, o TRENCH é um jogo de tabuleiro inspirado na I Guerra Mundial, naquela que ficou conhecida como a Guerra das Trincheiras. Aplicando um algoritmo muito próprio - agora em fase de descoberta pelos jogadores - o TRENCH tem atraído a atenção de xadrezistas, militares, académicos, matemáticos, historiadores e boardgamers de todo o mundo.”
----------------
Águeda, Cidade Lúdica - A rede
Águeda - Cidade Lúdica é a nova rede de jogos e espaços lúdicos, autónomos, que a Lud in e a Câmara Municipal de Águeda estão em conjunto a implementar na cidade para que esta possa ser mais comunitária, saudável e positiva.
Águeda, Cidade Lúdica é uma rede de informação e potenciação de todos os locais onde existem jogos, dinâmicas lúdicas, ou qualquer outra actividade que tenha a ver com o jogo e o lúdico.
Pretende esta rede promover e incentivar a criação crescente de pontos de interesse que atraiam as pessoas para os espaços públicos, numa reconquista divertida e saudável da rua que sempre foi de toda a gente.
A estratégia encontrada para montar esta rede, foi a de cruzar várias formas criativas de disponibilizar jogos no espaço público e não só. Envolve desde instituições culturais e educativas ao comércio local num modelo simples e colaborativo que promova o crescimento do interesse pela utilização dos espaços públicos e por uma maior interação da população com estes.
Águeda - Cidade Lúdica não são só os jogos em si (responsabilidade de cada estabelecimento), mas também, a rede que os relaciona e gera novos circuitos e dinâmicas pela cidade.
Como funciona
Para a população
Qualquer pessoa ou grupo que circule pela cidade vai encontrar um pequena peça de puzzle pintada no chão, parede ou montra, que é o logo do projecto Águeda - Cidade Lúdica, a ponta mais saliente deste logo aponta para o sítio (loja, mercearia, pastelaria, associação, esconderijo, etc,) onde pode encontrar as peças do jogo para que, no local do logo, possa jogar.
Junto com as peças encontram-se as regras do jogo e um caderninho para que os jogadores deixem o registo do dia em que jogaram e um qualquer comentário ou sugestão. Desta forma, colaboram numa sondagem dinâmica para ajudar a melhorar continuamente o projecto.
No fim de jogar, as peças do jogo são devolvidas no estabelecimento respectivo e ficam disponíveis para que outros jogadores as encontrem.
Para as instituições e o comércio local
Um ponto forte deste projecto é o envolvimento positivo do comercio local e das instituições que existem na cidade. A vantagem evidente do comércio local e das instituições é de ter com este projecto um aumento de visitas, o que torna cada espaço cada vez mais conhecido por um público muito diverso.
Imagine-se a troca de interesses com estas visitas de pessoas que nunca entrariam nestes estabelecimentos se não fosse algo como o que este projecto promove: essencialmente a interação inesperada entre as pessoas.
A criatividade é um condimento especial neste projecto visto que alguns jogos têm como peças os materiais representativos do estabelecimento respectivo, por exemplo: uma loja de ferragens poderá ter jogos com porcas e parafusos a servir de peças ou um sapateiro com latas de graxa. Como projecto em constante adaptação, novos interessados em criar uma montra lúdica da sua atividade e facultar mais um jogo para a comunidade, podem contactar a Lud in para [email protected].
Obra Aberta
Esta não é uma rede pre-preparada com tudo já instalado, mas uma obra aberta para ir crescendo e diversificando de forma a moldar-se aos interesses e provocações da comunidade.
Locais abandonados ganham visibilidade e interesse
Este é outro aspecto que este projecto pretende “atacar” ludicamente.
Através de um olhar atento e de sugestões, os locais menos frequentados da cidade poderão ter com este projecto jogos pensados especialmente para esses espaços e consequentemente novos e inesperados visitantes.
Jogos, diversidade e sustentabilidade
Cada local tem uma realidade própria e um potencial diferente que leva a criação de dinâmicas lúdicas muito diferentes umas das outras. Os jogos, que são muito variados e para todos os gostos e idades, podem ser de mesa (Xadrez, Damas, Dominó, Risco, Abalone, Trench, etc), de arremesso gigantes (Malha, Petanca, Moolky, etc.), com tabuleiros pintados no chão, performativos (de pintura, de música e teatro), escondidos como o geo caching, etc, etc... são criados ou adaptados a partir de ideias tendo em conta o espaço existente, desenhos que existam naturalmente no chão, parede, muros, etc.
As peças dos jogos são, em muitos dos casos, disponibilizadas pelos próprios estabelecimentos que as guardam e/ou feitas de materiais que têm a ver com a atividade do estabelecimento. Como por exemplo um jogo de damas com velas de uma loja de artigos de decoração. Não há limite para a criatividade e desta forma, se garante a sustentabilidade do projecto e a riqueza pela diversidade do mesmo. É portanto um projecto sem fim à vista e pela sua filosofia de funcionamento promove a autonomia, a colaboração interessada e um crescimento e adaptação contínuos.
O projecto Águeda - Cidade Lúdica foi criado originalmente durante a primavera deste ano através de varias iniciativas na cidade, envolvendo alguns grupos de trabalho e cruzando sugestões de várias entidades responsáveis pela cultura e educação da cidade. No futuro pretende ser uma rede em crescimento envolvendo muito mais agentes culturais, comércio local e população em geral. A partir de agora está disponível para todos que vivem, trabalham ou estão de visita a Águeda.
Quem mais pode contribuir/usufruir?
Os autores desta ideia original pretendem que esta rede, não só seja explorada, mas seja acrescentada também por outros agentes culturais e recreativos com novas ideias para diversificar a forma de usarmos os espaços públicos e nos apropriamos deles no dia a dia.
Por exemplo instituições e escolas podem promover atividades temáticas usando esta rede de jogos; terapeutas podem aproveitar o potencial dos jogos para terapias de grupo. Associações podem aproveitar a rede criando jogos com conteúdos que promovam os seus eventos. Estabelecimentos podem criar uma montra lúdica disponibilizando alguns materiais como peças de jogo.
Os encontros, percursos e outras notícias irão sendo publicadas na página oficial do facebook em www.facebook.com/CidadeLudica e os jogos, as regras e táticas podem ser encontradas em https://aguedacidadeludica.blogspot.pt/
Os interessados em propor novos jogos, dinâmicas ou locais podem podem propor no facebook do projecto ou enviar para [email protected]
--------------
Para mais informações:
https://aguedacidadeludica.blogspot.com - Os Jogos
https://www.facebook.com/CidadeLudica - As novidades
Telefone: 966 264 348 (Bitocas)