Firefly

Firefly

Take my love.
Take my land.
Take me where I cannot stand.
I don’t care, I’m still free.
You can’t take the sky from me.

Take me out
to the black.
Tell ‘em I ain’t comin’ back.
Burn the land and boil the sea.
You can’t take the sky from me.

Have no place
I can be
Since I found Serenity.
But you can’t take the sky from me.

– Theme from Firefly

Firefly é a mais recente série de TV de Joss Whedon, o criador de Buffy the Vampire Slayer. É uma série de Ficção Científica colorida a tons de Western que parte a loiça toda! É uma mistura de personagens fabulosos e guiões espectaculares, embrulhados em efeitos especiais CGI que fazem mais do que apenas convencer.

Há bastante tempo que a série estava na minha lista de compras, de modo que quando apareceu há umas semanas uma promoção fabulosa na minha loja do costume, a CDWOW, não hesitei. Ainda por cima agora que se fala tanto dela nos blogues e fóruns que costumo frequentar… é que Firefly é, nem mais nem menos, uma das grande inspirações do criador de Primetime Adventures, um fã incondicional da série. E tem-se falado da série justamente porque está para ser lançado o seu RPG, entitulado Serenity RPG (Serenity é o nome de baptismo da nave modelo Firefly a bordo da qual decorre a série). Alguns dos playtesters do sistema são fãs de PTA, e ficaram bastante desiludidos com o RPG que está para ser lançado, cujo sistema tradicional acham muito limitativo.

Na brincadeira, há até quem diga que PTA é o RPG não-oficial de Firefly; tudo o que é preciso comprar são os DVDs da série para absorver o setting. A bem da verdade e à semelhança do que aconteceu connosco em PTA Dirtside, o setting é quase inexistente (mesmo ao fim dos 14 episódios!) e pode ser resumido nalguns parágrafos, senão mesmo frases. Se em Dirtside nós tinhamos a Federação assim meio-criada no ar sem grande detalhe, em Firefly eles têm a chamada Aliança. Se nós tinhamos o interior de uma base militar, eles têm o interior da nave Firefly. De resto, a única coisa que há são os planetas (e respectivas cidades do Far West onde decorre a acção) que a nave vai visitando ao longo dos episódios.

Mas não se enganem: a única coisa que realmente é necessária para um bom episódio de Firefly, tal como para uma boa sessão de PTA, são personagens interessantes e guiões/tramas que coloquem esses personagens em situações difíceis… e garanto-vos que os guionistas de Firefly não têm medo de lixar a vida aos personagens constantemente, metendo-os em casos extremamente bicudos que não têm soluções fáceis. O setting é escasso justamente porque está lá para servir como uma ferramenta versátil ao Guionista/Mestre-de-Jogo para tramar os personagens. Usar um setting ultra-detalhado e inflexível, que nos limita as opções em vez de as criar ao virar de cada esquina, não é o que se pretende.

Anyway, só estou aqui mesmo para juntar a minha voz ao coro de milhares de fãs da série. Aquilo é e-x-c-e-l-e-n-t-e, amigos. Só assim se explica que eu tenha visto os 14 episódios que constituem a totalidade da série em apenas 5 dias, mesmo estafado, com falta de sono e com uma bebé para cuidar! Outra indicativo mais ou menos seguro de qualidade é que a série foi cancelada ao fim de 9 episódios por falta de público suficiente. Obviamente que hoje em dia Firefly é uma série de culto e que toda a gente lamenta o seu desaparecimento. Embora tenha sabido a pouco, embora tenha deixado dezenas de fios de trama por terminar, ainda há alguma esperança que a série renasça. Dia 30 de Setembro estreia nos EUA o filme Serenity, que parece que está a ter óptimas críticas nas ante-estreias em festivais de cinema; todos os fãs desejam ardentemente que faça um sucesso estrondoso o suficiente para haver uma continuação da série… ou pelo menos mais filmes. Vamos manter os dedos cruzados, vamos?

Mais alguém já viu? Bom, pelo menos já emprestei os DVDs à nossa Raquel/Éowyn, e se bem a conheço em breve vou ter aqui uma resposta ultra-entusiástica dela. E já agora, acho que devias abrir uma thread sobre a reencarnação da Battlestar Galactica, menina. O António/Plasmas de certeza que vai ter também maravilhas a dizer sobre a série… e eu e o Jota também, quando virmos os episódios da Season 1 que vocês já devoraram! :slight_smile:

Links:

Joss Whedon é o mestre. Gostava de tê-lo como GM um dia destes! ;)

Como não é possivel, vamos para o mais pratico, que é ver as suas series.

Firefly está bastante bom, tirando o habitual telespectador para uma ficção cientifica diferente, quase que para um faróeste estrambólico, onde não há nada de aliens e raças malucas, nada de batalhas intergalacticas, mas só nós, os humanos, nos nossos habituais enrascansos do costume. Nesta nave de contrabandistas, vale de tudo para ganhar dinheiro suficiente para uma reforma a curto prazo. Tambem dentro da nave temos algumas persos misteriosas, que pelo que foi me dado a entender, saberemos um pouco mais delas no proximo filme, "Serenity".

Melhor episódio de Firefly = Jaynestown (completamente hilariante!) 

Aconselho a quem já viu Firefly para ver tambem as seasons 5,6 e 7 da Buffy, e toda a série de Angel (que penso estar a passar na FOX). Esta ultima só começa a melhorar a partir da 2ª Temporada, mas quem n vê a 1ª, perde algumas das piadas e do plot das restantes seasons. A qualidade do script, e toda a profundidade dada aos persos principais está muito boa, mostrando que todo o heroi nem sempre faz as escolhas correctas, e que afinal todos nós somos humanos e erramos (sejamos uma gaja com bué força, ou um vampireco com alma)