Take my love.
Take my land.
Take me where I cannot stand.
I don’t care, I’m still free.
You can’t take the sky from me.
Take me out
to the black.
Tell ‘em I ain’t comin’ back.
Burn the land and boil the sea.
You can’t take the sky from me.
Have no place
I can be
Since I found Serenity.
But you can’t take the sky from me.
– Theme from Firefly
Firefly é a mais recente série de TV de Joss Whedon, o criador de Buffy the Vampire Slayer. É uma série de Ficção Científica colorida a tons de Western que parte a loiça toda! É uma mistura de personagens fabulosos e guiões espectaculares, embrulhados em efeitos especiais CGI que fazem mais do que apenas convencer.
Há bastante tempo que a série estava na minha lista de compras, de modo que quando apareceu há umas semanas uma promoção fabulosa na minha loja do costume, a CDWOW, não hesitei. Ainda por cima agora que se fala tanto dela nos blogues e fóruns que costumo frequentar… é que Firefly é, nem mais nem menos, uma das grande inspirações do criador de Primetime Adventures, um fã incondicional da série. E tem-se falado da série justamente porque está para ser lançado o seu RPG, entitulado Serenity RPG (Serenity é o nome de baptismo da nave modelo Firefly a bordo da qual decorre a série). Alguns dos playtesters do sistema são fãs de PTA, e ficaram bastante desiludidos com o RPG que está para ser lançado, cujo sistema tradicional acham muito limitativo.
Na brincadeira, há até quem diga que PTA é o RPG não-oficial de Firefly; tudo o que é preciso comprar são os DVDs da série para absorver o setting. A bem da verdade e à semelhança do que aconteceu connosco em PTA Dirtside, o setting é quase inexistente (mesmo ao fim dos 14 episódios!) e pode ser resumido nalguns parágrafos, senão mesmo frases. Se em Dirtside nós tinhamos a Federação assim meio-criada no ar sem grande detalhe, em Firefly eles têm a chamada Aliança. Se nós tinhamos o interior de uma base militar, eles têm o interior da nave Firefly. De resto, a única coisa que há são os planetas (e respectivas cidades do Far West onde decorre a acção) que a nave vai visitando ao longo dos episódios.
Mas não se enganem: a única coisa que realmente é necessária para um bom episódio de Firefly, tal como para uma boa sessão de PTA, são personagens interessantes e guiões/tramas que coloquem esses personagens em situações difíceis… e garanto-vos que os guionistas de Firefly não têm medo de lixar a vida aos personagens constantemente, metendo-os em casos extremamente bicudos que não têm soluções fáceis. O setting é escasso justamente porque está lá para servir como uma ferramenta versátil ao Guionista/Mestre-de-Jogo para tramar os personagens. Usar um setting ultra-detalhado e inflexível, que nos limita as opções em vez de as criar ao virar de cada esquina, não é o que se pretende.
Anyway, só estou aqui mesmo para juntar a minha voz ao coro de milhares de fãs da série. Aquilo é e-x-c-e-l-e-n-t-e, amigos. Só assim se explica que eu tenha visto os 14 episódios que constituem a totalidade da série em apenas 5 dias, mesmo estafado, com falta de sono e com uma bebé para cuidar! Outra indicativo mais ou menos seguro de qualidade é que a série foi cancelada ao fim de 9 episódios por falta de público suficiente. Obviamente que hoje em dia Firefly é uma série de culto e que toda a gente lamenta o seu desaparecimento. Embora tenha sabido a pouco, embora tenha deixado dezenas de fios de trama por terminar, ainda há alguma esperança que a série renasça. Dia 30 de Setembro estreia nos EUA o filme Serenity, que parece que está a ter óptimas críticas nas ante-estreias em festivais de cinema; todos os fãs desejam ardentemente que faça um sucesso estrondoso o suficiente para haver uma continuação da série… ou pelo menos mais filmes. Vamos manter os dedos cruzados, vamos?
Mais alguém já viu? Bom, pelo menos já emprestei os DVDs à nossa Raquel/Éowyn, e se bem a conheço em breve vou ter aqui uma resposta ultra-entusiástica dela. E já agora, acho que devias abrir uma thread sobre a reencarnação da Battlestar Galactica, menina. O António/Plasmas de certeza que vai ter também maravilhas a dizer sobre a série… e eu e o Jota também, quando virmos os episódios da Season 1 que vocês já devoraram!
Links:
- Firefly @ scifispace.com
- IMDB
- Whedonesque - Joss Whedon Weblog