Sinopse:
Em Flip a bird os jogadores vão jogar cartas de pássaros para centro da mesa, umas com os número visíveis e outras ocultas, até que alguém duvide da quantidade legal de cartas de pássaro jogadas para a mesa. Nesse momento confirma-se se esse número é legal ou não e em função das escolhas de cada um, distribuem-se as cartas aos que melhor apostarem.Como se joga:
⇒ SetupNo início cada jogador recebe uma carta de aceitação (verde) e outra de negação (vermelha).
As restantes cartas baralham-se (pássaros e cartas especiais). As cartas têm dois tipos de verso que serve para indicar se os jogadores podem jogar as suas cartas visíveis para os restantes jogadores ou não.
Depois distribuem-se 2 cartas a cada jogador com as quais começam a jogar. As restantes cartas formam um monte de bisca de face oculta.
⇒ Desenvolvimento do jogo
No seu turno cada jogador começa por biscar a carta do topo do baralho comum e em seguida pode optar entre:
- Jogar uma carta da mão;
- Reclamar que pássaros a mais na linha.
![pic2662830_md](https://jogoeu.files.wordpress.com/2016/03/pic2662830_md.jpg?w=600)
Se optar por reclamar pelo número de pássaros na linha, o jogador tem de ter em conta a seguinte tabela, que indica o número de pássaros permitidos na linha em função do número de jogadores:
![Ref_FaB](https://jogoeu.files.wordpress.com/2016/02/ref_fab.png?w=600)
O jogador que opta por reclamar coloca a sua carta vermelha com cruz (Rejeição) à sua frente e, o jogador à sua direita coloca obrigatoriamente a sua carta verde com símbolo de visto (Aceitação) à sua frente.
Todos os jogadores escolhem uma carta de aceitação ou rejeição e colocam-na à sua frente sem a revelar. Contam até três e revelam as suas cartas em simultâneo.
- Quem escolhe a carta de aceitação (verde) acredita que o número de pássaros na linha está dentro do intervalo permitido (ver tabela de referência em cima);
- Quem escolhe a carta de rejeição (vermelha) não acredita que o número de pássaros na linha esteja dentro do intervalo permitido (ver tabela de referência em cima).
![pic2662829_md](https://jogoeu.files.wordpress.com/2016/03/pic2662829_md.jpg?w=600)
Se os que rejeitaram (carta vermelha) acertarem, ou seja, há mais pássaros na linha do que o permitido, podem tirar uma carta de pássaro de cada vez para si, começando pelo jogador que reclamou e seguindo no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio até que não haja cartas (mesmo as cartas especiais e as anuladas por estas, estão disponíveis para recolher).
Se os que aceitaram (carta verde) acertarem, ou seja, o número de pássaros na linha está no intervalo permitido, podem tirar uma carta de pássaro de cada vez para si, começando pelo jogador que jogou carta pela última vez e seguindo no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio até que não haja cartas (mesmo as cartas especiais e as anuladas por estas, estão disponíveis para recolher).
Todas as cartas conquistadas são guardadas à frente de cada jogador com a face oculta e podem ser consultadas sempre que os jogadores quiserem.
Depois começa-se uma nova linha de cartas pelo jogador que desencadeou a paragem do jogo.
Todas as cartas visíveis na linha
Quando todas as cartas na linha estão visíveis e um jogador tenha de jogar carta com face visível que ultrapasse o número de pássaros permitido pelo intervalo, esse jogador descarta toda a linha e começa uma nova.
⇒ Fim do jogo
Assim que a última carta do baralho é biscada, as cartas passam a ser colocadas na linha com a face oculta. O jogo termina logo após um jogador reclamar durante essa ronda.
Se os jogadores ficarem sem cartas na mão durante a última ronda, essa linha de cartas não é avaliada.
As cartas de pássaros ganhas durante a partida são agora contabilizadas:
- Um set de cartas (azul, verde, amarelo e vermelho) vale 10 pontos [o valor do pássaro não interessa para efeito de completar um set!];
- Cada carta especial vale 2 pontos;
- Cada carta de pássaro que não complete um set vale 1 ponto.
Avaliação:
Flip a Bird é um pequeno jogo de cartas de boa qualidade e com uma ideia simples e divertida.É um jogo de dedução e cálculo onde o bluff joga um papel considerável. A principal caraterística deste pequeno filler é o bom ambiente que cria em redor da mesa.
Um bom jogo de cartas, simples e fácil de explicar e entender que serve bem o propósito de introduzir novos jogadores e/ou jogar com crianças e adolescentes.