Foam Inserts?



Alguém sabe os materiais usados para fazer estes inserts, as colas e onde se compra isto?

E até mesmo links com ideias para os fazer, como fazer e alguns já feitos a medida?

bump

Podes ver um vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=3hfKaDX2P2k



Eu fiz disto para o meu Caverna e ficou porreiro. Só precisas de K-line (aquele material com que os estudantes de arquitectura fazem maquetes), cola branca, x-ato e alfinetes. É tudo relativamente barato. Uma folha de K-line com 1m x 0,7m custa menos de 2€.

André, só uma questão, onde comprar esse material e a cola (marca?) ?

Deves conseguir compara K-line em papelarias com alguma dimensão. Aquelas que têm aguarelas e muitos tipos diferentes de papel. Lá também deves ter cola à venda. Pede cola branca, normalmente usada para papel e madeira. A marca não sei, que eu usei uma cola que tinha em casa e que entretanto acabou.


Podes colar com cola de esferovite,



porque o K-Line é nada mais nada menos que uma placa de esferovite entre duas placas de cartão. A cola de esferovite não corroi o esferovite no meio do K-Line ao contrário de uma cola normal. Eu conheço uma data de papelarias no Porto, mas na tua zona não sei. De certeza que em leiria existe alguma para comprar materiais de belas artes.

vou tentar encontrar isso e experimentar criar um insert.

Eu comprei K-line para fazer uns inserts numa papelaria porque a Stapples só tinha branco, e preferi preto. Mas se não te faz espécie ser branco, podes comprar na Stapples.



Há malta que põe os seus inserts e planos no BGG, verifica a página do jogo. Convém teres um bom X-ato, cuja lamina convem ir "partindo" porque o k-line dá cabo do fio todo. Convem ter um tapete de corte para x-ato.



A cola é precisamente aquela que te indicaram, senão a outra derrete o poliuterano. O resto é a experiência, mas olha que é bastante simples. Deixo aqui um exemplo executado por mim:
















Boas.



De facto já foi quase tudo dito.

Podes ainda usar cola quente (de pistola) que faz o mesmo efeito que a cola branca apenas mais rápido, sem necessidade de alfinetes.

Por vezes ficam alguns residuos inestéticos pelo que não aconselho.

No BoardGameGeek, nas páginas de alguns jogos, alguns utilizadores partilharam as soluções de inserts personalizados por eles desenhados.

Deixo-te aqui a página de um fórum que fiz em inglês relativamente a um insert que desenhei para o Imperial Assault e algumas lições que aprendi ao executar, bem como a página com os planos:

https://boardgamegeek.com/thread/1295915/whats-inside-my-imperial-assault-game-box

https://boardgamegeek.com/filepage/112129/imperial-assault-custom-insert



Os EsotericOrderOfGamers têm vários vídeos com tutoriais sobre como trabalhar o K-Line, bem como vários planos para diversos jogos. Fica aqui o link:

https://www.orderofgamers.com/category/foamcore-plans/

Normalmente nas papelarias vais encontrar mais facilmente o K-Line Branco.

Sei que no Leroy-Merlin têm mais algumas cores…

O mais comum é o K-Line branco porque também é o mais barato. O preto e o castanho são sempre mais caro, no entanto o quão mais caro é pode variar muito entre papelarias.

Tens ainda como outra possibilidade a madeira balsa, que também encontras nas papelarias de belas artes. A madeira de balsa é super leve e é cortada com um x-acto e colada com cola normal ou cola de madeira. Dá para criar inserts extremamente leves. a maior parte das maquetes de arquitectura é feita com este material.




Já andava com ideias de experimentar isto, mas o K Line que encontro por aqui ronda os 9-11€ para 70cm*1m.

Mas ontem a Staples estava com promoção e comprei uma paca de 0.5m para comecar a testar…



A receita:

  • K-line
  • Tábua de cozinha
  • X-acto
  • cola branca

E foi este o resultado (Tiny Epic Kingdoms)
Visto ao detalhe não está perfeito, mas resolve bem, pelo menos evita meia dúzia de saquinhos :-)
Fiz sem planos, mas poso facilmente fazer o desenho se interessar a alguém...











[quote=goryon]Já andava com ideias de experimentar isto, mas o K Line que encontro por aqui ronda os 9-11€ para 70cm*1m.

Mas ontem a Staples estava com promoção e comprei uma paca de 0.5m para comecar a testar…[/quote]



surprise  Eu não me lembro bem das medidas das placas que eu comprava na faculdade, mas 9-11€ por uma placa parece-me excessivamente caro!!

Até posso estar a confundir-me, mas eu acho que comprava placas de K-line branco por 2€ máximo e não eram de 20cm…



Já agora, belo trabalho nesse insert para o Tiny Epic Kingdoms. Pode não estar perfeito mas daqui parece impecável.

[quote=mariosp]

surprise  Eu não me lembro bem das medidas das placas que eu comprava na faculdade, mas 9-11€ por uma placa parece-me excessivamente caro!!

Até posso estar a confundir-me, mas eu acho que comprava placas de K-line branco por 2€ máximo e não eram de 20cm…

[/quote]



A que comprei por 2€ (a 50% na Staples) era de 50x70cm.

E qdo digo 9-11€ são placas de 1m e talvez em preto.



Provavelmente haverá alguma papelaria que venda a melhor preço…

Algo que também tenho que ver onde arranjo é uma daquelas ferramentas para cortar o K-line para fazer os cantos…







Acho que para o Caverna, como tem dois andares, teve que ser uma placa das grandes, salvo erro de 50x70 cm, de 3mm. Brancas na staples custam para ai 4 €, pretas nas papelarias custou para ai uns 7…



Edit: correcçao vi agora na pagina da staples uma folha 1000x700 branca custa 8 €, deve ter sido esta que usei, mas em preto e comprada numa papelaria dev ter custado mais ou menos o mesmo…

Essa ferramenta é boa para os cantos, mas para as "centrais" de nada serve. Pondera bem se vale o dinheiro, na minha opinião não é necessária…

[quote=Lotp]Essa ferramenta é boa para os cantos, mas para as "centrais" de nada serve. Pondera bem se vale o dinheiro, na minha opinião não é necessária…[/quote]



Tenho de concordar. Com um lapis resolves bem isso: ou encostas a outra placa e traças ou medes com uma régua e fazes o mesmo. Depois é só cortar com algum cuidado para não atravessar, passar o x-acto pela lateral e tirar o excesso.

Não sei onde é que vocês compram o K-Line, mas no centro do Porto (Ponto das Artes em Santa Catarina) é bem mais barato :stuck_out_tongue:



O branco, 50x70 cm é a 1,88 €. O preto é a 3,25 €. Também há 100 x 70 em ambas as cores, a 3,71 € (branco) e a 6,78 € (preto).



https://www.pontodasartes.com/pt/procurar/?q=k-line