Força-tarefa: Boardgames e RPGs na Anipop Kyuu-ti

NOTA: Este tópico foi inicialmente colocado noutro sítio mas acabei por “cloná-lo” para que tenha maior visibilidade. :slight_smile:

A Anipop (https://www.anipop.org/), Associação Juvenil de Animação e Cultura Japonesa, está interessada em realizar uma mostra de RPGs e Jogos de Tabuleiro no Anipop Kyuu-ti (https://evento.anipop.org/actividades/boardgames/) a realizar entre 16 e 18 de Setembro no Museu do Oriente . O evento decorre entre as 14h e as 20h de Sexta, as 10h e as 22h de Sábado e as 10h e as 21h de Domingo com bastante actividades e workshops.
Vamos ter uma sala só para os Boardgames e RPGs, a sala Goa o nosso horário vai ser das 14h às 20h na Sexta, das 13h às 21h no Sábado, e das 10h às 20h de Domingo.
O ideia seria levar jogos com temáticas de influência nipónica ou de cultura pop japonesa.
Quem alinha?
Caso será para dizer que quem se chegar à frente e se voluntariar a demonstrar jogos terá acesso livre ao evento e a possibilidade de presenciar e participar numa convenção de anime que se revela sempre, pelo que sei, um evento único. :slight_smile:

Eu vou estar lá, ainda estou a ver que jogos consigo levar, mas estava a contar em levar comigo: Shogun, Samurai (x2), Tsuro, L5R, War of Honor e Yomi. O Rui deve andar por lá (noutra secção) com o Go tambem.

Se conhecerem mais jogos relacionados com o Japão e/ou Anime e/ou Orientais, coloquem aqui para ver o que se arranja.

Reparei agora num jogo dos encontros do Porto: https://boardgamegeek.com/boardgame/70918/hanabi-ikebana

Alguem conhece/tem este jogo para experimentar? Outra possibilidade seria o "Senji" tambem se alguem o tiver.

E para nos organizarmos, para já com quem é que podemos contar afinal?

Sexta- Strilar?

Sábado - Strilar, RedPiss, Mariano

Domingo - Strilar, Mariano?, Stormrover?

Alô, camaradas!

Eu e a Susana temos cá em casa o Oshi, que é bem simpático. Para 2 jogadores.

Ainda não sei em que alturas poderei ir, mas de certeza que na Sexta não poderei (a não ser a partir das 19h00). Confirmarei melhor em breve.

Um abraço!!

Eu de certeza que consigo ir no Sábado (há a hipótese de ir no Domingo também se conseguir alojamento) para dar a conhecer os RPGs nomeadamente o Do: Pilgrims of the Flying Temple e a demo de Legend of the Five Rings 4ª Edição.

Ah, o Jake Richmond do coletivo editorial Cel*style ofereceu-se a mandar-me um demo kit dos jogos deles onde se incluem o Panty Explosion Perfect, Tulip Academy, G x B
e o Cannibal Contagion. Acho que são todos rápidos de jogar e de preparação fácil. Se a encomenda chegar a tempo vai ser giro ter material para mostrar e usar na Anipop.

Estou bastante inclinado para mostrar o Maid, um jogo originalmente japonês onde os jogadores são “criadas” prontas a servir o seu “mestre” em aventuras alucinadas e cómicas. Só preciso é de imprimir umas 50 páginas do livro de regras. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Eu tenho o HeartQuest, WitchGirl Adventures (e o Drama Gakuen, cough cough)... mas estou do outro lado do país. E para boardgames, não se esqueçam do Tsuro!

___________________________________________

https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

E heis que chegou hoje o tal demo kit do coletivo editorial Cel*Style, enviado pelo Jake. :slight_smile: Os jogos são bastante apelativos e adequados e todos (menos o Cannibal Contagion) parecem fáceis de preparar e de mestrar. Além de que aparentemente se jogam em pouco tempo e de maneira bem casual.

Por isso mesmo acho que vou ter de alterar a minha sugestão inicial de demonstrar o Legend of the Five Rings (para o qual tem sido bastante mais complicado preparar uma sessão)e ter que o deixar para outra vez. :\

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

[quote=jrmariano]

acho que vou ter de alterar a minha sugestão inicial de demonstrar o Legend of the Five Rings (para o qual tem sido bastante mais complicado preparar uma sessão)e ter que o deixar para outra vez. :\[/quote]

BALDAS! ((Wink))

Agora a sério... faltam só 2 dias para o Evento e ainda não faço muito boa ideia quem é que vai...

Eu vou lá estar 6ª, Sáb, e Dom. e tenciono levar comigo:

Shogun, Samurai x2, Yomi, Tsuro, Kakisado x2, Oshi, War of Honor, L5R (CCG) e Material de L5R RPG.

O Vasco Chita deve lá ir na 6ª ou no Sábado, mas ainda não sei a que horas.

Em relação aos boardgames parece que não tenho mais voluntários para me ajudar. Undecided

Em relação aos roleplays, isso fica principalmente nas mãos do Mariano que confirmou ir no Sábado e talvez no Domingo, sei que o Diogo tambem vai pelo menos um dia and... that's it?

Podem encontrar o Horário do Evento aqui: https://evento.anipop.org/informacoes-uteis/horario/

Aparentemente a nossa sala de boardgamers vai estar disponivel a partir do Almoço de 6ª e Sáb, e durante o dia inteiro de Domingo.

Já agora para os interessados, eu tenho dois quartos livres se alguem precisar "acampar" cá por casa em algum dos dias, mas avisem ASAP para eu saber com quem contar. (E sim, a oferta extende-se a ti tambem Sakura)

Para os outros amantes de BGs... é um pouco chato o Anipop calhar no mesmo FDS do Mensal porque assim há muitos que não devem aparecer por estarem no Alvaláxia, mas até era fixe se nos fizessem lá uma visitinha nem que fosse no Domingo. ;)

Por fim, reparei que este evento não foi criado como tal, e assim não aparece nem no calendário do abreojogo nem na lista de "eventos recentes". Faltam só 2 dias e se calhar muita gente ainda nem sequer tem conhecimento do evento.

Abraços e até lá. Smile

Olá, olá!

Só para dizer que conto estar lá Sábado à tarde e, em princípio Domingo à tarde.

Sei explicar Tsuro, Oshi, Kamizado e já joguei Samurai algumas vezes mas preciso de um relembramento das regras antes de poder explicar.

Tenho lá em casa um Oshi que posso também levar.

Tenho um ou outro RPG preparado mas não sei se valerá a pena já que o João já tem várias coisas preparadas e os que eu tenho não têm de todo temáticas nipónicas/orientais.

Muito dificilmente poderei comparecer, no entanto, deixo-vos dicas de jogos sobre cultura oriental, que ainda não me parece que tenham sido descritos:

- Chinatown (Na América, mas sempre oriental)

- Damas Chinesas (???? ;)

- Mikado (Ui, porque será que se diz paciência de chinês?!?!)

- Shanghaien (Passado nos portos de Xangai)

- Surakarta (Jogo oriundo de Java, Indonésia)

- XinagQi (China)

E japonesa:
- Shogi

- Othello

- Yu-Gi-Oh Millenium

Descansem que não andei a fazer grande pesquiza e nenhum é impossivel de se conseguir porque eu tenho-os todos e comprei em Portugal (assim como eu muito mais gente deve ter todos estes). Nesta lista contei como oriente apenas da China para Este, porque se vamos ver das Indias nunca mais acabamos, como Taj Mahal, Não te Irrites, entre toneladas de outros...

Abraço e corra tudo bem, sendo certo que ficarei com pena de não poder participar.

O L5R está-me a dar bastante trabalho, especialmente no que diz respeito às personagens pré-feitas e outros aspetos das regras. Se conseguir levar qualquer coisa melhor mas não me posso comprometer. Mas espera lá, Nuno, a tua assinatura diz que és Mestre-de-Jogo de Legend of the Five Rings, não é? :stuck_out_tongue_winking_eye:

A questão é que vai aparecer pessoal que apesar de não ser oficialmente voluntário de certeza que nos vai dar uma ajudinha para arrancarmos com as jogatanas.

Eu vou tanto no Sábado como no Domingo e o Diogo só vai mesmo no Domingo.

Se reparares bem na página de entrada está lá aquela lista de eventos que vão acontecer este mês, a tal que diz “Encontros de jogos de tabuleiro e RPG em Portugal” e se reparares está listado debaixo de “Outros” o Anipop.

Se se achar melhor cria-se o evento numa thread à parte mas aí já teríamos 3(!) discussões diferentes sobre o mesmo assunto. Posso tentar colocar qualquer coisa no Facebook, Twitter e o demais mas de certeza que se há pessoal do Abre o Jogo que ainda não se manifestou nesse sentido é porque provavelmente não terá este evento no topo da sua lista o que é compreensível. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Boa, boa!

No Sábado se poderes levar qualquer coisa de RPG é na boa pois podemos ter necessidade de fazermos uma mesa-de-jogo extra.

Por outro lado existe um ou outro jogo daqueles da Cel*Style que se lêem em 10m e corre-se na boa. Por isso é mesmo sem pressão.

Apenas apareçam e alinhem na diversão, eh eh!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Tenho o Chinatown. Queres que leve, Nuno?

E já acabou o Anipop. Ufa!

Foi intenso (apesar de eu ter só aparecido no Sábado e no Domingo) mas recompensador com bastantes jogos de tabuleiro e uma boa safra (mas polémica) de RPGs a serem jogados com frequência, eh eh!

Agradeço desde já ao Nuno Carreira pela dedicação ultra-humana, ao Vasco Chita pela ludoteca e disponibilidade para ensinar, ao Henrique Soares pela disponibilidade em mestrar a última sessão de RPG de todas!, ao Diogo Curado pelo apoio organizativo e moral e a toda a gente que ajudou ou participou, inclusive os “Cavalheiros Perigosos”, os “Peregrinos Voadores”, os “Pretendentes da Momoko” e à “Tripulação do ‘Owl’, Lady Blackbird e sua guarda-costas”.

Obrigado também à Inês Torrão e aos membros da Anipop pelo convite e pela assistência em concretizar esta atividade.

Mais impressões e fotos, brevemente. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

o que ele disse :p

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos