Formatos do site

Hey, :slight_smile:

Ok, it’s official. Não percebo nada da navegação neste site. :confused: Os links passam a vida a atirar-me para módulos cuja interrelação me põe mais ou menos tonto.

Ainda não percebi o que é que está nos foruns e o que é que não está.

Não sei a diferença entre uma categoria, um tópico, um artigo ou uma miscelânea…

Argh!! :/:confused:

Ok, tenho a certeza que, com o tempo, vou perceber o que se passa. Mas até lá, se alguém pudesse ir dando uma ajuda, era fixe…

Cheers,

J.

Nada de pânicos! Estás apenas a passar pelo que eu já passei, eheh, mal instalei este site e quis colocar as coisas a funcionar.

O que se passa é que isto desenhado para ser uma ferramenta ultra-poderosa de arquivo, consulta e pesquisa de informação. A grande diferença no funcionamento deste portal em relação ao que é comum, e aquilo que é ao mesmo tempo a sua maior maravilha e a sua maior fonte de confusão, é que não há quaisquer barreiras entre os vários conteúdos.

Ou seja, um pequeno artigo/notícia, uma página extensa de texto corrido, um post no fórum, um post no blog, uma votação, etc, são coisas exactamente iguais… apenas ficam classificadas de modo diferente, para quando fores ao fóruns veres só posts de fóruns, nos blogs só posts de blogs, etc. É fácil de reparar como uma qualquer thread/discussão no fórum é apenas um texto do autor inicial do tópico, seguido de comentários de outros utilizadores a servir de posts de resposta. Exactamente como qualquer post de blog, ou artigo, ou página de texto.

Esta flexibilidade toda permite coisas como eu, ou qualquer outro utilizador com poderes para tal (se não me engano vocês têm isso), pegue num texto super-interessante de um blogue/fórum/whatever e o promova a conteúdo para ficar visível na página inicial onde pode ser apreciado e comentado por todos. Foi o que eu fiz ao post do fórum sobre o baptismo do site. E se calhar é o que vou fazer com este para esclarecer mais a malta. A tua confusão provavelmente vem do facto de que esse post no fórum, além de poder ser encontrado no fórum, aparece tb na página principal.

Depois há essa questão das categorias, aquela caixinha que aparece ali em cima. Aquilo mostra as últimas categorias actualizadas, misturando categorias de artigos, com categorias de blogues, com categorias de fóruns, etc. A menos que já conheças todas as categorias de cor e salteado, não fazes bem ideia do que vais apanhar quando carregas numa delas.

Isto porque ao carregares, por exemplo, numa categoria como “Kult” irás encontrar de, uma assentada só, todos os textos classificados como estando relacionados com esse RPG pelos seus autores, sejam esses textos artigos, páginas, livros, votações, posts de blogs, posts no fórum, etc. É uma ferramenta poderossíma, e também pode ser confusa, eheh, visto que assim à primeira vista podes não conseguir distinguir bem se aquele artigo vem de um blogue, dum fórum, de uma página, de uma notícia, ou whatever.

A propósito, já que falamos de categorias, vocês como utilizadores especiais têm poderes para as organizar… por exemplo, se vão escrever bastante sobre Legend of the Five Rings, não há nada como acrescentar uma categoria para L5R aos sistemas que já estão lá.

Bom, espero que isto ajude um pouco. O problema também pode ser meu, que criei toda a hierarquia de categorias… na altura pareceu-me a melhor solução para organizar os futuros conteúdos, mas pode ser que haja outra opção mais intuitiva.

Suponho que as várias secções não podem ter diferentes templates?.. Isso ajudaria a distinguir um bocado.

Como o meu post é um bocado negativo, gostaría desde já de afirmar que estou 100% disposto a apoiar esta iniciativa, seja qual fôr a forma que tenha tomado, ou venha a tomar no futuro!

Para mim, o problema é que a interface não é coesa.

Por exemplo, na caixa de navegação principal, existe um link chamado ‘o meu blogue’. Ora, eu vou a este link e não consigo fazer nada. Se eu quiser pôr alguma coisa no meu blogue, tenho que ir ao link ‘criar conteúdo’, seguido de ‘entrada pessoal no blogue’.
Mas então, para que é que serve o link ‘o meu blogue’? Para eu poder ler o meu blogue? Isso não faz grande sentido.
Se todas as funcionalidades do blogue estivessem acessíveis via o link ‘o meu blogue’, a melhoria seria bastante. Ainda por cima, não retiraria a possibilidade de categorizar tudo e/ou promover fosse o que fosse.

Outro exemplo, uma coisa tão simples como criar novos foruns ou administrar os que já existem, está escondida num sítio obscuríssimo… administrar->categorias->lista
Obviamente, o link ‘fórum’ da barra de topo, que de facto vai dar aos foruns, não tem nada sobre administração dos mesmos…

Já agora, enquanto estou nos fóruns… Por enquanto, não há lá quase nada, mas a ideia era um dia vir a haver… Se isto ficar minimamente movimentado, prevejo horas de angústia a olhar para o ecrã, a tentar determinar onde é que há posts novos para ler…

Concordo que o Drupal parece mesmo super-poderoso. Apenas, a sua user interface deixa imenso a desejar.

Aparentemente, o Drupal é open-source, o que significa que podemos mexer à vontade. Ora, eu sou programador. Se quiseres, posso começar a estudar o assunto e mexer no site por forma a aumentar o nível de intuitividade.

Cheers,

J.
Cheers,

J.

“Ora, eu sou programador. Se quiseres, posso começar a estudar o assunto e mexer no site por forma a aumentar o nível de intuitividade.”

Mas isto é tudo programadores!!!

Começo cada vez mais a pensar que existe uma relação entre jogar rpg’s e ser informático! :stuck_out_tongue:

Bem, Penso que é mais uma questão de habituação. Para mim isto não é assim tão confuso. Sou acho é os foruns realmente pobrezinhos!

Isso é quase tudo possível costumizar. Acho que uma boa parte das confusões vinha de um bloco chamado “categorias” que aparecia perto do canto superior esquerdo. Mandei-o embora.

Para ver os conteúdos recentes, é só clicar no “tópicos recentes” do menú pessoal. Já desloquei essa opção para primeiro lugar da lista para ficar bastante mais visível. Eu prefiro-a muito mais que o tal bloco de categorias.

A parte de criação de fóruns… bom, em princípio não vai ser preciso usá-la muitas vezes, eheh. A moderação é feita nos próprios posts, e não aí.

O link “o meu blogue” dá um grande jeitão… para quem escreve um, eheh. Dá para ver tudo o que escreveste, se alguém te respondeu, etc. Ficas com a sensação que tens ali “trabalho feito”, em vez de ficares com os teus textos dispersos por fóruns, por exemplo. :slight_smile:

De qualquer maneira, posso colocar lá um sublink para a criação de posts no blogue, é bastante simples, really.

Bom, e vou ver se ainda instalo, se tiver tempo, a módulo para poder citar os posts das outras pessoas ao fazer um reply/comentário, como em todos os fóruns.

É como diz o B0rg, os fóruns parecem pobrezinhos pois estamos todos habituados a cenas cheias de cor e imagens. A propósito, podem colocar aquelas pequenas fotos como avatares no vosso perfil de utilizadores. Dessa maneira elas aparecem em todos os vossos textos. Sempre ficamos mais bonitos! :slight_smile:

Eu acho que não é possível, mas seria óptimo, seria… :slight_smile:
Vou brincar aqui com as skins a ver se por acaso alguma já faz isso.

Bom, o módulo das citações já está activo… infelizmente os links para fazer quote automático de outro post não fazem nada na interface portuguesa; por alguma razão só funcionam com a linguagem do site em inglês. Vou ver o que se pode fazer para arranjar isso.

De resto, as tags [quote] ou [quote=autor] e [/quote] funcionam, se as quiserem usar.

Naaa, na tem a ver com as cores e imagens! :stuck_out_tongue:

Mais pela forma como funcionam. Estes foruns funcionam não como os tipicos fóruns mas sim como blogs. É disso que não gosto, ehehehe

E isto de obrigar um gajo a vizualizar o comentário antes de o postar é uma SECAAAAAAAAAAA

Eu também andava a olhar para isto a ver se as cores e tal faziam isto parecer-se mais com um fórum a sério, mas não estava a conseguir perceber o que é que raio estava a falhar aqui. Já estava a ficar super-desiludido com o Drupal e pensar se não seria melhor mudar já para outro motor de portal.

Só me ocorreu há uns minutos… Acho que principal razão pela qual esta coisa não parece um fórum a sério é a enorme barra lateral com todo o tipo de links, que obviamente não existe em nenhum fórum dedicado. Nos fóruns só vemos normalmente os posts, ficando os links ficam no topo e no fundo da página. Agora que já consegui identificar o motivo da minha estranheza toda, já estou muito mais confortável, eheh.

Ah, e quanto ao preview dos textos… bom, podemos desligá-lo. A mim não me causa qualquer incómodo, pelo menos com banda larga, mas também já vi que não serve a função de pôr o pessoal a pensar um bocadinho melhor no que escreve. Eu pelo menos ao fim de uns dias já carrego no preview, e depois na outra janela vou directo para o “colocar comentário” sem dar sequer uma olhadela no que apareceu. Okay, preview vai fora!

Sim, é 100% open-source, 100% de grátis, 100%… hmm… bom, outras coisas. :slight_smile:

Em princípio não será preciso mexer em nada de essencial. Pelo que eu percebi, isto é tudo altamente costumizável através das skins. Quem percebe de PHP pode colocar o motor base a fazer praticamente tudo. Parece que é, aliás, essa uma das razões porque há tão poucas skins disponíveis para download… quem normalmente cria uma skin fá-lo de forma tão personalizada que é mesmo só para o seu site, e não para manter a compatibilidade com todas as opções possíveis que o Drupal original oferece.

Portanto se perceberem de PHP, e quiserem pensar nisso… senão acho que a gente se vai safando assim. Acho que arranjando um de nós que não seja daltónico e consiga combinar cores para mudar aqui a paleta de cores a coisa já ficaria muito porreira! É que eu já estou farto de tanto azul, eheh.

E temos de arranjar um logotipo… obviamente que tem de ser um dado (a menos que alguém tenha uma ideia menos clichê, eheh), e que tem de ser um dado muito fotogénico! Talvez um dos dados malucos do DemonKnight, ou então o meu D100.

Actually, isto não se parece com um fórum porque os posts ficam colocados tipo blog! :stuck_out_tongue:

É como se tivesses vários threads em cada página, cada resposta não fica no fim da lista mas sim a seguir ao post a que se respondia e indentada. Isto é formato blog, não formato fórum.

A barra de links à esquerda é normalissima aparecer em foruns que fazem parte de portais.

E pah, a cena do pre-visualizar obrigatório chateia bue. Aquele meio segundo ou o que for, o movimento extra do rato, o ter de olhar para o monitor a ver se acerta no botão, o load da página, mesmo que tudo isso não chegue a mais um segundo é um atrofio de primeira! :stuck_out_tongue:
Pré-visualizar é util às vezes em certas circunstancias mas obrigatório não obrigado! :slight_smile:

Se para ti é só isso, tenho a dizer que é uma opção que se pode desligar ali na configuração. Mas para já acho que não, é que eu gosto assim, eheh. :slight_smile: As coisas parecem mais organizadas, e pelo menos à primeira vista acho que ajuda a perceber o que se passa em vez de ser confuso. Acho que facilita uma discussão mais cuidada e organizada, que se me perguntarem é exactamente o que se quer para aqui.

Talvez esta opção seja um problema em threads mais longas, mas quando lá chegarmos logo se vê se a desligamos ou não. :slight_smile:

Eu não sei como as coisas funcionam com vocês, mas se eu for usar o fórum para um PbP do jeito que está funcionando no fórum do UOL as coisas deverão ficar bem confusas.

Pode ser uma simples questão de se acostumar ao formato, mas a primeira impressão que tive foi a de confusão.

Pois, nesse caso podia convencencionar-se de que sempre que fosse o GM a colocar um post com uma cena nova, ele o faria ao nível de uma resposta ao post inicial, para ficar o mais alinhado à esquerda possível. Até ficava mais fácil ver onde o GM postou uma nova cena, onde o GM se limitou a reagir às acções dos PCs, onde os PCs reagiram ao GM ou a outro PC, etc.

Mas isso é só uma sugestão. Vamos fazer assim: eu sou um pouco burro, mesmo, porque já me devia ter lembrado disso antes. A apresentação por default vai ficar normal, ou seja com todos os posts igualmente alinhados à esquerda. Já tratei disso. A partir de agora, simplesmente, por cima dos comentários há uma caixa de opções onde cada utilizador pode escolher o seu modo de apresentação favorito (eu já escolhi o meu, eheh), que fica gravado nas suas preferências. Assim cada um pode escolher o que lhe der mais jeito. Se neste momento ainda não estão a ver os posts todos alinhados à esquerda apesar de agora ser default, é porque de algum modo têm outra preferência gravada… basta escolherem a certa e clicar no botão.

Simples, não? Já podia ter-me lembrado disso há anos.

A propósito, Itiro, você não quer colocar por aqui um artigo qualquer interessante que tenha por aí? Sobre Amber ou jogos alternativos, por exemplo? Ou então o texto de alguma das suas palestras? :wink:

Ahey, :slight_smile:

[quote]O link “o meu blogue” dá um grande jeitão… para quem escreve um, eheh. Dá para ver tudo o que escreveste, se alguém te respondeu, etc. Ficas com a sensação que tens ali “trabalho feito”, em vez de ficares com os teus textos dispersos por fóruns, por exemplo. :slight_smile:

De qualquer maneira, posso colocar lá um sublink para a criação de posts no blogue, é bastante simples, really.[/quote]

Hint, hint, nudge, nudge… :wink:

Cheers,

J.

Poix, para mim era mesmo isso.
Agora até já se parece com um fórum! :stuck_out_tongue:

Acho que é uma questão de habituação mesmo mas acho as coisas muito mais organizadas assim. No outro formato andava sempre à procura dos textos e nunca sabia o que era novo ou não e o que já tinha lido! :slight_smile:

Agora ter essa opção nas preferencias é ainda melhor! :))

Isto não está esquecido… apenas temporariamente inviabilizado por uma dificuldade na configuração. :slight_smile: