Formula D - Sempre a queimar borracha

Depois de ter adquirido vários jogos nos últimos tempos e ter começado umas noites de jogos em casa da namorada e ter voltado a ir a casa dos meus primos jogar, um jogo tem brilhado e roubado a atenção e tempo de jogo de todos os outros.

Esse jogo é o Formula D, com a sua simplicidade que esconde um jogo competitivo que chama até por jogadores com gosto por jogos mais complexos.

Muito por culpa do grande sucesso, ainda tenho o Agricola por abrir, que era um dos jogos que mais tenho estado à espera, e só ontem é que joguei ao Arkham Horror com o meu irmão durante a manhã, muito por culpa de ter deixado o Formula D em casa da namorada.

Apesar de o jogo ser bastante apreciado mais uns circuitos não seria mau, lembro-me logo do Estoril, provavelmente vão ser editadas novas pistas mas será que o Estoril vai ser lembrado?

Se reeditarem as antigas pistas seria, mas vamos a ver.

Entretanto lá se tenta a todo o custo alcançar o primeiro lugar ou manter a liderança sem desgastar o carro para nas últimas curvas para poder arriscar ao contrário de quem vem atrás por vezes com o carro demasiado desgastado para poder arriscar tanto, embora verdadeiros feitos de condução tenham sido feitos, como no Monaco com três carros alinhados na entrada da recta, todos a meter 5ª e com possibilidade de ganhar, se bem que dois dos carros sem pneus e um sem travões e caixa.

Mal posso esperar para sentir a alegria de tomar a liderança ou de arriscar e conseguir entrar na curva, e não sentir a tormenta de falhar a curva ou precisar de reduzir para evitar o despiste e ver os adversário passar todos.

Boas Madcat,

A MadCat Racing Team anda meio distraída.

No Tópico do campeonato, se reparares bem, já lá está o calendário e está incluída a pista do Estoril.

De qualquer forma, podes sempre confirmar as pistas que existem no Boardgamegeek.

Esta é a lista de pistas disponíveis em tabuleiro:

Formula Dé Circuit 33 - 10th Anniversary (2001)
Formula Dé Circuits 11 & 12 - Watkins Glen & Silverstone (1998)
Formula Dé Circuits 13 & 14 - Montreal & Long Beach (1998)
Formula Dé Circuits 15 & 16 - Hockenheim & Zeltweg (1999)
Formula Dé Circuits 17 & 18 - Buenos-Aires & Barcelona (1999)
Formula Dé Circuits 19 & 20 - Suzuka & Melbourne (1999)
Formula Dé Circuits 21 & 22 - Budapest & Nürburgring (1999)
Formula Dé Circuits 23 - 26: USA Track Pack #1 (1999)
Formula Dé Circuits 27 - 30: USA Track Pack #2 (2000)
Formula Dé Circuits 3 & 4 - Zandvoort 2 & SPA-Francorchamps (1991)
Formula Dé Circuits 31 & 32 - Zhuhai & Sepang (2000)
Formula Dé Circuits 34 & 35 - Bahrain & Shanghai (2004)
Formula Dé Circuits 5 & 6 - Kyalami & Ferrari Autodromo (1997)
Formula Dé Circuits 7 & 8 - Magny-Cours & Monza (1997)

Formula Dé Circuits 9 & 10 - Estoril & Interlagos (1998)

Formula Dé no Boardgamegeek

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Mas devido à idade são dificeis de arranjar, ou pedem imenso por elas. Estava a pensar contruir uma réplica do Estoril, porque os preços que vi quando fiz uma pesquisa rápida não compensam.

Em relação ao campeonato, este domingo tive de baixa. Frown

Aproveitando o tópico, eu também sou completamente doido pelo jogo, tenho pena é que mais ninguém do meu circulo seja tão entusiasta como eu. Não se queixam pelo jogo em si, mas pelo tempo que demora a ser resolvida uma corrida de 3 voltas (mais ou menos 3 horas). Esperava que alguém tivesse jogado à nova edição para ficar a saber se esse problema foi resolvido ou se não. E também já agora, perceber quais são as principais novidades em relação à edição antiga.

Quanto às pistas, bem eu tenho a do estoril. Mas comprei a edição portuguesa que estava à venda no Corte Ingles. Sim, leram bem, o Formula De teve ums edição portuguesa de péssima qualidade e que vinha com uma pista, a do estoril. Por isso, sou um alegre proprietario da pista do estoril.
diga-se que em termos de jogo não é muito interessante porque é muito rápida e existe pouco jogo de caixa de velocidade e portanto depende mais da sorte do que as pistas mais exigentes.

Em todo o caso, deixem-me dar uma dica para quem gosta de jogos de corridas. saíram recentemente dois jogos de corridas, que demoram 60 minutos e parece que são a loucura completa: Powerboats ( barcos) e Leader 1 (ciclismo). Têm a vantagem de dependerem pouco da sorte e a perícia é compensada cm vitorias. E um jogo de corridas que demora uma hora e que depende pouco da sorte é um autentico milagre

A nova versão que se distingue da anterior por um facelift extenso da pista do Mónaco mantendo todas as regras da versão anterior (e aproveitando para “limpar” as mesmas). É totalmente compativel com todas as pistas anteriores.

As novidades na nova versão:

  • a inclusão de um board para cada carro em pista que dispensa o papel e lápis da versão anterior
  • pista de street racing, utilizando carros com pre-definição de caracteristicas e pilotos cada um com a sua habilidade especial.
  • carros pre-pintados, 10 de F1 e 10 de street racing.

Básicamente ao colocarem a pista de street racing e respectivas regras, deram ao jogo mais 10 anos de longevidade. O board é algo de estúpidamente simples e evita o papel e lápis.

Qt ao demorar tempo é bastante simples: ampulheta de 20 segundos ou menos, assim que um jogador acaba de mexer o seu carro vira a ampulheta para o jogador seguinte, esse tem 20 segundos pra meter a mudança que quer e lançar o dado respectivo, senão é obrigado a continuar na mesma mudança. Acredita que deixa de haver AP imediatamente!!

A razão que normalmente aponto para o jogo demorar tanto tempo acaba por não ter nada a ver com o jogo em si, mas sim com o ambiente de festa que o mesmo proporciona, com as bocas que se vão mandando, as piadas que fazem toda a gente parar a rir, etc. Se forem todos uma cambada de macambúzios, que não falem e se concentrem totalmente no jogo, reduzem o mesmo para uns 60~70 minutos. Acredita que assim ninguém me apanha a jogá-lo!!

Concordo completamente, até o pai da minha namorada que é uma pessoa reservada, manda bocas. É um verdadeiro ambiente de festa.

Quanto ao tempo, muitas vezes reduzo o número de voltas se o tempo é escasso. Penso que é uma questão de adaptar-mos o jogo às nossas necessidades um pouco. Continua a ser divertido, e por vezes o facto de ser mais curto leva a quererem repetir e acabam por jogar mais tempo do que se fizesse um jogo completo. Além que depois não há a desculpa do demora muito tempo. Wink

Este jogo tem sido a completa loucura. Eu e os meus amigos todos os fds jogamos (com premios monetarios) um campeonato de 10 corridas ( já levamos ano e meio nisto). Como só começamos a jogar a ano e meio nao consegui comprar muios circuitos originais. Apenas o 10 anos e o pack da china. Tinha que arranjar uma forma de contornar esta situaçao. Consegui imprimir uns ficheiros jpeg de varios circuitos( estoril, SPA, frança, austria, malasia, argentina) e ficou excelente. O dinheiro gasto foi +- o mesmo se fosse os originais. Para terminar deixa dizer que o do estoril só vale a pena por ser o circuito portugues, de resto é de longe o menos emotivo.

abraço

Acabei de descobrir que ha um blog oficial ...

https://www.formula-d.info/en/

Ciao!

Collection:
[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=dorakeen&numitems=7&text=none&images=small&show=random&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1.png[/img]

Ainda me lembro do Pessoal a cantar: "O Lourenço Morreu .... Queimadinho!"

Laughing

___________________________

Yaaaa Phtagnn!!