esta pergunta se calhar não interessa a ninguém, mas já alguém se deu ao trabalho de pensar o que significa o Dé no Fórmula Dé?
Na minha opinião, quer dizer 'Dado' (o jogo é francês, não é?) e nesse caso acho que devia ser traduzido ou por 'Fórmula Dado' ou por 'Fórmula D', sendo que D seria uma abreviatura de Dado.
No entanto, para franceses, creio que não passa despercebido o signifcado de 'Dé' sem ter de estar a adivinhar de que raio
Havia uma versão portuguesa que estava à venda no Corte Ingles que eu comprei e que se chamava mesmo formula dado.
A versão era uma porcaria mas tinha a particularidade de ter apenas um dado. Para jogarmos ao jogo tinhamos de converter o resultado do dado para a mudança que estavamos a usar. Nada funcional, claro, mas era assim. Felizmente existem á venda os dados normais, que eu comprei para evitar as conversões.
Mas era mesmo assim a versão original do jogo. Só depois é que vieram os dados para cada mudança.
È tipo o Ticket to Ride, que a primeirissima versão não tinha simbolos diferentes para cada cor como agora conhecemos (e como tal passou a ser mais daltónico-amigo).