Forum da Math Trade da RiaCon 2019



Aproveitando a RiaCon que vai ocorrer entre 17 a 19 de Maio, aqui vai mais uma Math Trade.

A grande novidade deste ano é que esta math trade é que a lista será publicada no BGG: RiaCon 2019 No Ship Math Trade  

Math trade software: The Online Want-List Generator

Este será o topico para esclarecer duvidas dos participantes.

 



Vou destacar uma das regras desta math trade que é bastante diferente daquelas do abreojogo, é em relação às ofertas de dinheiro. De acordo com a politica do BGG quem trocar o seu jogo numa math trade por dinheiro, essa pessoa está sujeita a entregar ao BGG 3% desse valor, de acordo com eles isso é uma venda e utilizaram o BGG como metodo. Pelo que pode ler somente quando o valor atinge pelo menos 2 € (vai acumulando ao longo do tempo) é que pessoa deverá proceder à entrega desse valor através penso que do Paypal. Neste assunto pessoas que vendem artigos no mercado do BGG poderão esclarecer bem melhor este assunto do que a minha pessoa.
 




Colocar artigos na lista, existem 2 metodos possiveis:

- Ir à geeklist (RiaCon 2019 No Ship Math Trade) e clicar em add item, como este video seguinte exemplifica:  How to find Math Trades and adding items  

- A segunda alternativa é através do OLWLG, aqui fica mais um exemplo: Math Trades part 2, adding via the OLWLG

Esta segunda alternativa é util porque vai buscar todos os artigos que tem na colecção selecionados troca, e facilita em muito a pesquisa. A segunda vantagem deste metodo e talvez principal vantagem é selecionar os artigos que colocou nas antigas math trades que participou no passado mas que ainda tem na colecção, e é chato voltar a selecionar e copiar ou voltar a escrever todo de novo, bem com este sistema basicamente com poucos cliques podes selecionar e adicionar à geeklist e poupar muito tempo.


 




A lista do BGG (geeklist) tem mais itens que a lista no OLWLG, está correcto?

Resposta: É normal que isso aconteça até que o moderador (que sou eu neste caso) sincronize que estão na geekist para OLWLG.

Se adicionar os jogos através do OLWLG e lista não está actualizada, existe algum problema?

Resposta: Não existe nenhum problema! Basicamente quando passa para a geeklist, esse item segue a numeração do ultimo numero que está na lista.





Como mudar o programa OLWLG para português?

Resposta: Selecionar o meeple que está no topo do menu (seu perfil OLWLG). Depois abre um novo menu, e a primeira opção é selecionar a lingua que pretende trabalhar neste programa.


Continuando na edição do perfil OLWLG, recomendo que activem as seguintes opções :

   turn on "1 clique em adicionar" () in step 3


  "novo estilo passo 4" (caixas de seleção de pseudo

E colocar as siglas PRT, para que as pessoas sabem donde as pessoas estão a enviar os jogos (isto é mais util para trocas internacionais).

 

CEP enviado de: PRT    

 

O passo 3 da math trade no programa OLWLG para que serve?

Resposta: Este passo serve para selecionar os items que estás interessado para compor a tua wantlist final, e se activaram nas definições o ( turn on "1 clique em adicionar" () in step 3 ) irão ver que é bem facil. Se o utilizador tiver uma wishlist no bgg irão notar uma codificação de cores que ajuda identificar na lista os jogos que que a pessoa estaria interessada:

Codificação de cores: quero jogar anteriormente possuído pré-encomendado possua notificar vendas Lista de Desejos quero comprar quer no comércio adoçante não marcado em sua coleção


No passo 3 da math trade no programa OLWLG, não consigo ver a lista completa?

Resposta: No topo da pagina do passo 3 basta clicar onde refere, e depois a aparece a lista completa:

Exemplo:

8.4 dias esquerda para oferecer (adicionar) jogos Você está visualizando apenas novos itens adicionados desde a última vez que viu esta página. Se você gostaria de ver toda a lista clique aqui

 

Qual é grande vantagem do passo 3 no programa OLWLG?

Resposta: Principalmente para grandes listas de math trades, este passo permite ao utilizador selecionar os itens que pretende ao longo que a math trade vai decorrendo, deste modo o utilizador pode verificar que o seu trabalho para envio da sua wantlist final é bem mais rapido. O programa neste passo 3 vai sempre mostrar todos items que foram adicionados ou alterados à lista desde a ultima vez que utilizador utilizou o programa.

Existe mais incentivo de publicar os jogos na lista bem mais cedo. E não deixar para os ultimos dias.



O que faço no passo 4 no programa OLWLG?

Resposta: Depois de selecionar os items pretende para wantlist no passo 3, agora é aqui que se faz a elaboração da wantlist. Nesta tabela o utilizador vai selecionar os items que estaria interessado em trocar pelos seus e depois clicar confirmar alterações. Ao confirmar alterações vai permitir reajustar a tabela de acordo com vossas preferências (isto ainda não é submissão dos resultados). Por norma as pessoas valorizam os jogos de modo diferente e de acordo com as preferencias efectuadas a tabela reajusta.

O programa tem um auto-check que coloca em causa as escolhas do utilizador para confirmar se pretende manter a wantlist assim. Imagem no o cenário :

Wantlist Item 1 : A, B, C, D, E

Wantlist Item 2 : A, C,

Wantlist  Item 3 : C, D


O auto-check vai achar estranho porque item 3 não inclui A, e também questionar porque não incluiu no item 3 o artigo D. Acho uma excelente ferramenta.

No passo 4 no programa OLWLG, existe algo chamado Protecção Duplicado (assinalado em azul), para que serve?
 
Resposta: Recomendo que utilizem isto, e que cliquem antes de começarem a fazer a vossa wantlist. Esta ferramenta vai identificar items duplicados e dar opção ao utilizador fazer uma dummy para evitar que nas trocas recebam o mesmo jogo em 2 ou mais trocas.

Por exemplo:

No passo 3 selecionaram o Queendomino uma vez, depois selecionaram no passo 4 a protecção duplicado e o programa identifica que existe por ainda mais 2 versões para além daquela que selecionaram. E depois o programa pergunta se pretende selecionar se quer adicionar uma dummy para esses 3 versões Queendomino. 

O utilizador analisa os detalhes das versões, e decide que uma delas não pretende, e preferia somente fazer uma dummy para os outros 2 Queendomino. O programa permite fazer isso sem qualquer dificuldade.

 


(em actualização)

Faltam 72 horas para o fecho da Lista Math Trade da RiaCon. O prazo não vai ser prolongado.



Caso estejam interessados em participar peço que não deixem para ultima hora.




O facto do site estar em inglês, tb nao ajida muito. Ja fiz login e supostamente adicionei a minha trade list mas nada aparece. Também supostamente já passei para português, mas nada deu. Não está facil e isto é apenas um desabafo.

Para primeira vez penso que é mais facil colocar os jogos na lista através do site do BGG.


Vais à geeklist https://boardgamegeek.com/geeklist/255153/riacon-2019-no-ship-math-trade

Depois de leres as regras que eu escrevi, na parte final apararecem estes campos:


Add Favorite  Hide All Comments Titles Only Add Item Edit Header ........
 


Recomendo que seleciones " Add Item" para adicionares items. (Já agora recomendo que também subscrevas a geeklist).

Depois de Selecionares Add Item, aparece:


Aqui selecionas Board Game

Board Game Enter Board Game:
 

Depois é somente escrever o nome do jogo, vai aparecer uma imagem predefenida para esse jogo, mas podes pesquisar por outra imagem.

Nos comentários é somente colocar a descrição do teu jogo. Quando acabares podes fazer um preview para ver como ficou e depois é somente gravar (save).

Um video com explicações para colocar items através do BGG : https://www.youtube.com/watch?time_continue=245&v=TkYx_dXnNyY


Em relação OLWLG. O jogo não vai aparecer logo, somente quando fizer uma actualização de dados.




No site OLWLG :

Se já entraste no site do OLWLG presumo que pedistes o acesso, e programa pediu o teu username no BGG. Depois o site envia o acesso para a tua caixa do correio no BGG do qual deves aceder.

Quando fizeres isso recomendo cliques no teu perfil (figura no meeple que está no topo). Recomendo que mudes para Lingua para Portugues .

Selecionas as opções :

turn on "1 clique em adicionar" () in step 3
"novo estilo passo 4" (caixas de seleção de pseudo )

 

Se precisares mais informações é só precisas dizer: 

Deixo aqui videos do Rahdo que são mais longos e pode ajudar também:

Parte 1

https://www.youtube.com/watch?v=BA-hiERrMk8

Parte 2

https://www.youtube.com/watch?v=__oGrGjHi4I&t=265s

Parte 3

https://www.youtube.com/watch?v=NTds59_PdEk


 

Boas.



Coloquei nas minhas ofertas que só deveria estar presente na Con no domingo.



No entanto acabei de saber que afinal já devo poder ir no sábado.

Vou corrigir as entradas na lista.

Obrigado.
A introdução dos jogos já está via Geeklist. Agora falta perceber como funcionam as Wantlists. :slight_smile:
Em relação ao OLWLG tvz seja mais facil usando um computador. No tlm, sendo aquilo com icons, fica complicado sem saber o que faz cada icon.
Como sugestão: workshop de mahtrades na RiaCon

Se precisares alguma ajuda a gerar a wantlist no OLWLG manda uma mensagem. Se for necessário envio o meu email [email protected] , porque tenho algumas dificuldades em editar no site do abrejogo principalmente a copiar imagens e talvez por email posso exemplificar melhor.





Quando entrares no OLWLG, deves primeiro ressincronizar  os dados da tua colecção (isto vai actualizar os teus dados do BGG - wantlist, jogos que já tivestes…) é icon de duas setas (vermelha e verde) que está no topo.  Não precisas fazer isto todas as vezes que entras no site, mas vais ver que vai facilitar na elaboração desta wantlist.



  logado como: davidmleal        





Depois da ressincronizar os teus dados.  Vais clicar : RiaCON 2019 No Ship Math Trade




Seu (s) comércio (s) ativo (s) de matemática

Não vê seus itens?


Isto vai levar para  

Gerador de lista de desejos: etapa 3 (RiaCON 2019 No Ship Math Trade)


Aqui vais adicionar (PASSO 3) os jogos que pretendes para a elaboração da tua wantlist. Basta Clicar no icon do "Carrinho de Compras" para que esse artigo apareça no Passo 4 da tua wantlist.


Habitualmente quando entras Gerador de lista de desejos: etapa 3, A vão aparecer os jogos que foram adicionados desde da ultima vez que entraste na no programa OLWLG. Se quiseres podes ver a lista completa clicando onde diz:

10.6 horas esquerda para oferecer (adicionar) jogos Você está visualizando apenas novos itens adicionados desde a última vez que viu esta página. Se você gostaria de ver toda a lista Clique aqui


Podes em alternativa clicar no icon da Lupa que está no topo, ver todos os artigos que que tens wishlist do BGG para ver quais aparecem neste Lista :            add games    



Quando completares esta etapa 3, podes clicar no passo 4, onde vai aparecer os jogos que adicionastes no passo 3 e os teus jogos que publicastes na lista numa tabela. Aqui somente tens de picar os jogos que pretendes trocar pelos teus.

Podes criar dummy (protecção duplicada) para prevenir receber 2 ou mais copias do mesmo jogo. Recomendo que cliques sempre na protecção Duplicada após o passo 3, para ver se existe mais algum jogo na lista que não adicionaste  no passo 3, mas que já tinhas adicionado essa versão.

Podes ir gravando a tua wantlist, clicando Confirmar Alterações. Isto não significa que estás a submeter a lista.






 



 

Wantlist submetida através do OLWLG. É preciso fazer mais alguma coisa?

Não precisas fazer mais nada. Agora é somente aguarda a publicação dos resultados. Eu somente vou ter acesso a todas as listas submetidas no final do prazo.



Podes sempre alterar se quiseres, até ao final do prazo.

Submetida.

Wantlist submetida.



Tava-me a escapar o botão, mas isso é mais inabilidade minha que outra coisa.

Boa Tarde



O programa do OLWLG associou a hora do fecho às 13.00, por isso quem quiser ainda corrigir a wantlist até ao fim do prazo, pode ainda.



Já todos os participantes já enviaram a wantlist.



Depois do almoço vou começar a tratar de correr os resultados.

As wantlist já estão publicadas.



Os resultados ainda não estão, porque está a dar um erro de leitura associado ao java. Estou a tentar resolver o mais rapidamente possivel para publicar os resultados.





Já pedi ajuda ao Jeffy Jeff sobre este assunto. Mal tenha novidades transmito. 

Só para ver se percebo:
Onde esta feita a publicação? Não encontro…

OLWLG



Na Math Trade RiaCon 2019, no programa OLWLG deve aparecer algo Mais procurados] [QUER]  que refere às wantlists que enviaram.



https://bgg.activityclub.org/olwlg/mostwanted.cgi?listid=255153



https://bgg.activityclub.org/olwlg/255153-officialwants.txt





Os Resultados ainda não estão publicados, porque a estou a ter dificuldades como escrevi em cima. este é um erro que igual ao que houve na math trade da Grega



Deixo aqui o link do topico do forum para entenderem o erro que estou a referir.




https://boardgamegeek.com/thread/2140353/running-mathtrade-help-needed









Resultados Provisorios



Em principio só há uma troca, mas estou a ter alguns erros de escrita que me parecem ser de uma actualização que fiz, mas que não me parecem que estão afectar o resultado. 




TRADE LOOPS (2 total trades):
(KOTRO) 6887506           receives (TIGER) 6890726
(TIGER) 6890726           receives (KOTRO) 6887506

6887506 ==> 92. "Madeira" (from Kotro)
6890726 ==> 96. "Adrenaline" (from tiger)


Peço desculpa pelo transtorno, mas estou desde do almoço à volta deste assunto e está a incomodar um bocado. E preciso parar um bocado para ter cabeça fresca para voltar a carga. 

Já estão publicados os resultados no OLWLG



https://bgg.activityclub.org/olwlg/trades-summary.cgi?listid=255153#davidmleal





Desculpem o atraso, mas ontem estava a ter alguns problemas a correr o program e hoje praticamente fiz em menos de 1 hora (cabeça fresca). Para explicar estava a ter problemas de fazer o upload para o programa OLWLG e link que devia sacar as wantlist não estava correr depois tive passar copiar as wantlist para o meu pc, yadayadayada, no fim do dia foi uma grande aprendizagem porque o programa OLWLG tem algumas seguranças internas que se não apresentasse os resultados de acordo com os critérios pré determinados das wantlists jamais seria capaz de fazer upload.



É verdade houve não muitas trocas, mas acho que esta math trade serviu mais de aprendizagem para todos para este programa. 



 



 Já agora uma recomendação, quem clicar no icone que apresento em cima da math trade RiaCon 2019 podem ver quem queria os vossos jogos e o que apresentavam em troca. Quem sabe alguma coisa pode ser do vosso interesse em fazer uma troca.




Deixo também aqui uma cópia resultados aqui no forum, se não houver nenhuma reclamação amanhã passo a oficiais.




TradeMaximizer Version 1.4a
Options: ALLOW-DUMMIES REQUIRE-COLONS REQUIRE-USERNAMES HIDE-NONTRADES SHOW-ELAPSED-TIME SEED=123456 METRIC=USERS-TRADING

Input Checksum: 9b1c27a4bde7dce7d8421e141cbbd69
TRADE LOOPS (2 total trades):

(KOTRO) 6887506           receives (TIGER) 6890726
(TIGER) 6890726           receives (KOTRO) 6887506

ITEM SUMMARY (2 total trades):

(KOTRO) 6887506           receives (TIGER) 6890726           and sends to (TIGER) 6890726
(TIGER) 6890726           receives (KOTRO) 6887506           and sends to (KOTRO) 6887506

Num trades  = 2 of 153 items (1,3%)
Total cost  = 2 (avg 1,00)
Num groups  = 1
Group sizes = 2
Sum squares = 4
Elapsed time = 0ms

Boa tarde e, mais uma vez, muito obrigado, David, pela tua disponibilidade e dedicação! Infelizmente o volume de trocas final deixou muito a desejar mas, enfim!..



Aproveito para deixar também o meu "fio de beque" para esta "nova" forma de fazer a MathTrade que, na minha opinião, é um autêntico descanso, comparativamente com o sistema altamente falível e fastidioso de, 1º lançar os jogos na lista de jogos, procurar, copiar e colar imagens e links; depois encontrar os jogos que queremos, escrever número que, mais tarde até já não são os mesmos, porque houve duplicação… escrever listas enormes de números para cada jogo que queremos trocar, verificar cada lista… uffff!.. e ainda, no fim de tudo, arcar com as consequências dos erros cometidos, que, dadas as horas da madrugada a que costumava acabar a verificação, não eram de pasmar…



Com o OLWLG é um descanso! As imagens são automáticas, assim como os links e ainda podemos atribuir valores aos jogos que colocamos para troca, bem como àqueles que queremos e, se assim desejarmos, o sistema, automaticamente, selecciona os jogos que aceitamos trocar, de acordo com os valores que declaramos, fazendo trocas por itens de valor igual ou superior. Tudo com um clique apenas! Uma fracção do tempo gasto com o sistema anterior! Muito obrigado pela opção.



Claro que compreendo que há um investimento a fazer inicialmente (tb já o fiz, uns anitos atrás), na aprendizagem dos mecanismos do OLWLG, mas é só mais um livro de regras, pessoal! Gamer que é gamer não se assusta com um livrinho de regras!!! wink

Enquanto moderador e participante, também devo concordar que é mais facil este metodo OLWLG.





Uma das coisas que adorei foi fazer a minha wantlist, antes no abreojogo tinha ter preparada a minha wantlist aquando publicação da lista para não haver duvidas que estava a fazer batota, a contrapartida é que tinha de fazer à pressa. Agora no OLWLG eu somente tenho acesso às vossas wantlist quando termina o prazo, ou seja, tenho tempo para fazer a minha wantlist descansado.



As várias ferramentas que ajudam na selecção dos jogos, mas também após o final do processo as pessoas podem ver quem quis os vossos jogos e o que estavam oferecer em troca, o que pode até criar uma troca caso os interessados mudem de ideias (no abreojogo seria muito ctrl+f).



Poder de enviar somente uma mensagem a todos os participantes, algo que no abreojogo tinha de ir a cada conta de utilizador para e enviar uma mensagem para cada um. O tempo que poupei em enviar mensagens aos utilizadores que ainda não tinha submetido as wantlist comparativamente ao abreojogo. 





Em relação aos resultados desta Math Trade, o numero de trocas foram fracas é verdade mas ainda assim foi o pior resultado de todas as math trades realizadas. Por experiência eu diria que somente quando passa dos 200-250 artigos na lista  e entre 25 a 30 participantes é que a probabilidade de trocas começa aumentar, a baixo dos valores que mencionei eu diria que é pouco certo que haja trocas (pelo menos é a minha opinião). Também o facto de não houve ofertas de dinheirom, que por norma facilitam o numero de trocas, que podia ajudar aumentar o numero de trocas (talvez devia eu ter posto uma somente para que os participantes soubessem como colocar).



Obrigado por respeitaram as regras, foi um grande esforço de todos a transmitir os detalhes dos respectivos jogos. 





 A proxima math trade será a LisboaCon para continuar este processo de aprendizagem deste processo.