Futuro das Math Trades

Está praticamente no fim esta Math Trade da LeiriaCon, e à medida que ia recebendo as wantlist fazia uma sondagem :





1.º - Preferes manter futuras Math Trades no Abreojogo ou fazer no BGG?

Posso dizer que larga maioria dos utilizadores respondeu favoravel passar a no BGG, e sem sombra de duvidas. Um pequena minoria prefere continuar no Abreojogo por motivos de desconhecimento do novo modelo ou para querer promover o site português sobre jogos de tabuleiro.

 



2.º - E passar para o BGG continuavas a participar nas Math Trades se sim ou não?

Na segunda pergunta, acho que recebi somente 2/3 respostas negativas que não iriam participar na Math feita no BGG.







Eu vou dar minha opinão após 1 ano a moderar/organizar estas math trades (RiaCon, LisboaCon, InvictaCon, AugustaCon e LeiriaCon). Actualmente a math trade LeiriaCon tem um tamanho insustentavel para continuar a fazer no Abreojogo, e é bom sinal que a comunidade e talvez haja mais adesão na Leiria porque vem o pessoal do Norte, Sul e Centro, quando nas noutras talvez venham menos pessoas fora da região que ocorre essa Con.




Mas neste momento acontece outro tipo de problemas, quando temos bem mais de 500 artigos, mais de 50 participantes, e principal problema é os enganos na numeros inseridos nas wantlist, algo pode ser resolvido no BGG em que utilizador pica as suas opções (está a ler o nome do jogo) e não com aquele medo será que escrevi bem aquele numero como está acontecer actualmente. Sim há outros problemas secundarios como a numeração ou estado/versão que ocorrem sempre no abreojogo (que por norma sempre resolvidos), penso que no BGG situações como a numeração deixa de ser um problema e estado/versão terá melhores condições para ficar bem melhor.



Eu vou deixar aqui um link para BGG, sobre videos tutoriais para elaboração Math Trades (OLWLG):



https://boardgamegeek.com/thread/568078/math-trade-video-tutorials

Acho para quem não conhece, recomendo dê uma vista de olhos.




Aquando da ultima LisboaCon, falei com Stormrover e ele falou que estava a desenvolver um programa para correr as math trades no site do abreojogo. E seria optimo, mas até lá penso que seria proveitoso passar futuras math trades para BGG, para evitar estes problemas de ficar queimado com trocas que a pessoa não queria porque somente escreveu o numero errado. E isto pode estar também afastar talvez mais pessoas aderirem às math trades, porque passaram por isso ou não querem passar por aquele processo de estar a escrever numero a numero e depois rever.



Acredito que não é facil à primeira vez fazer no BGG, mas por isso é lemos as regras as jogos de tabuleiro e vemos as reviews dos jogos para aprender a jogar.


As proximas 2 math trades são a RiaCon e a LisboaCon. Eu estou disposto a continuar a organizar as math trades e queriar um habito de sempre haver uma math trade aquando ocorre uma Con.

Mas acho que são boas oportunidades para testar este modelo BGG.

Opiniões.








 

Antes de tudo, o meu obrigado por todo o teu trabalho com esta math trade e por aceitares continuar para as próximas.



Sou um dos da pequena minoria que tem dúvidas sobre a passagem para o BGG. Nada contra o BGG, do qual sou utilizador assíduo há já muitos anos (user PSantos, podem dar um olá :slight_smile: ) e que é um recurso espetacular para quem gosta de jogos de tabuleiro. Até acho que pode haver uma maior integração com o BGG para coisas que o abreojogo não tem. Por exemplo, para podermos ver as coleções uns dos outros, o que ajuda quando queremos fazer trocas ou marcar jogos. No entanto:


  • Este é capaz de ser um dos momentos do ano em que o abreojogo tem mais tráfego. Não sei se é um bom princípio tirar esse tráfego, por questões de visibilidade nos motores de busca, valor comercial se algum dia se achar que faz sentido ter anúncios para sustentar um upgrade do site, etc. Quando a math trade for feita no BGG, o que as pessoas vão fazer é subscrever a Geeklist e já não precisam de (nem vão) passar por aqui para acompanhar o desenrolar da coisa.


  • A barreira da língua pode desencorajar a participação de alguns. Mas admito que aqui é a minha costela de missionário dos jogos de tabuleiro que se irrita quando se acha que a maioria das pessoas está à vontade com o inglês.



    Dito isto, acho que a opinião de quem tem o trabalho todo de organizar a math trade é a mais importante. E se administração do abreojogo não tem nada a opor, não me parece mal experimentar.

Ainda não vi como funcionam as mathtrades no BGG, mas se se evitam os enganos e dá menos trabalho a quem organiza não há nada a escolher.
BGG.

Boas,

Eu não conheço as MathTrades pelo BGG mas vou dar uma vista de olhos nos videos logo que possa.



Em relação à troca por mim é indiferente mas acho que se existe a possibilidade de resolver (ou minimizar drasticamente) um problema de enganos na numeração, em que dá muita chatice em cada MathTrade feita no Abre o Jogo, então sou de acordo em passar para o BGG.



Se houver realmente problemas em mudar (como a barreira da lingua ou minimizar as visualizações do site como já referiram), penso que devem de ser ponderadas pelos organizadores da MathTrade e tomar a decisão, mas penso que dificilmente não será uma mudança para melhor.

Bom dia e obrigado pelo trabalho e pela "pachorra"!



Sou totalmente a favor da utilização das geeklists do BGG e do OLWLG. Não porque se fique salvaguardado de futuros erros… esses irão sempre ocorrer (embora, provavelmente, com menor impacto e frequência), infelizmente! Já cometi bastantes utilizando o OLWLG.

Sou a favor porque considero todo o processo, aqui no AoJ, absolutamente dantesco!.. Primeiro, a inserção de jogos, com copy-paste de imagens + links  do BGG (!), com erros de numeração porque alguém está a colocar jogos ao mesmo tempo e no tempo que decorreu ao procurar as imagens e informações noutro site, já há outro(s) jogo(s) de permeio. Depois, pelo menos comigo, passa-se sempre isto: carrego no botão de "Gravar" e fica a carregar eternamente… se não me apercebo disso imediatamente, fico na dúvida se carrguei ou não… pressiono novamente e bum!.. 2 entradas do mesmo jogo! Arrggh! Enfim…



Mas o pior, pior, é a criação das WantLists!!! Sou daqueles que faz a lista em excel, com fórmulas, para poder, ao inserir um número de um jogo, ver imediatamente o nome do jogo junto ao número e, com isso reduzir a probabilidade de cometer erros… Atribuo valores aos itens todos em que estou interessado e também aos meus, para não correr o risco de trocar o "Lisboa" pela "Traça Batoteira"… (os erros passados doeram bastante e tornaram-me muito mais cauteloso). Tudo isso me custa horas infinitas e, de facto, não tenho tempo para isso durante a minha semana de trabalho, nem mesmo ao FDS, porque também trabalho nesses dias, então, por isso envio as minhas WantLists às 5 da madrugada, já com os olhos vesgos, correndo ainda mais riscos de fazer mais burradas!



No BGG, a inserção de jogos é um processo muuuuuito mais simples e natural, dado que as imagens são automaticamente inseridas, ao inserir o nome do jogo, inicia-se um mecanismo de busca automática e é só seleccionar, as informações das versões estão no mesmo site, não há erros de numeração…



O OLWLG, tem ferramentas que permitem a inserção automática de itens copiados de Math Trades anteriores, o que facilita bastante a inserção de jogos, podemos ver a entrada e seleccioná-la com um só click, posteriormente o programa sinaliza-me um item que seleccionei anteriormente, o que facilita a visualização de potenciais itens de interesse, se tiver jogos na minha WishList do BGG, estes ficam sinalizados para mais fácil identificação e… muito importante, se atribuir valores aos meus itens e aos que estou interessado, o programa permite-me automaticamente (e para cada um dos meus itens) seleccionar todos os que tiverem valor igual ou superior aos meus! Isto poupa-me horas de trabalho árduo…



Sim, para quem usa pela 1ª vez (e sem ajuda, como aconteceu comigo) é um investimento de tempo, mas que compensa largamente no futuro!



Por isto tudo, BGG? SIM e SIM, por favor!



Abraços e até à LeiriaCon

Não querendo abusar da confiança, mas já que tens tanta familiaridade, não queres dar um tutorial à malta? angel

Dá uma vista de olhos ao link que coloquei, tem videos bastantes esclarecedores deste processo de uma math trade na BGG



https://boardgamegeek.com/thread/568078/math-trade-video-tutorials






Uffff… Já esperava… angry



OK, boa vontade, existe, por isso não abusas nada!



Não sei é se serei a pessoa mais indicada para isso, porque embora já tenha alguma experiência como utilizador, provavelmente há pessoal mais entendido e que utiliza o OLWLG com mais eficiência que eu.

De momento nem sei por onde começaria, porque nunca pensei nisso, mas posso pensar…  e tinha de ser numas férias… sem torneios de voleibol a ocupar todo o tempo delas!cool



Entretanto há tutoriais já produzidos e em vídeo:



Tutorial do Rahdo (inglês)

PARTE 1 - https://www.youtube.com/watch?v=BA-hiERrMk8

PARTE 2 - https://www.youtube.com/watch?v=__oGrGjHi4I

PARTE 3 - https://www.youtube.com/watch?v=NTds59_PdEk

PARTE 4 - https://www.youtube.com/watch?v=Q3vhzs3Lm-8



Site do OLWLG - https://bgg.activityclub.org/olwlg/


Antes de mais, renovado agradecimento ao David pelo trabalho que tem com isto.



Em relação às questões, repito o que transmiti ao David por emil quando questionado.



Por um lado, é evidente que a gestão destes processos no BGG é muito mais simples. Mesmo tendo em conta que uma boa parte das vantagens advém de trabalhos que foram feitos externamente ao BGG por pessoal interessado. Antes disso, também por lá era complicado.



Por outro, custa-me afastar uma actividade tão interessante para a comunidade do Abre o Jogo.



Talvez fazê-lo temporariamente enquanto não existem ferramentas melhores aqui no AoJ ou este site não é renovado…

_