Acabei de facturar mais 6 preciosos geekgold no boardgamegeek.com, a comunidade virtual por excelência para boardgamers anglófonos de todo o mundo. A recompensa vem de uma contribuição de 6 novas fotografias para o site. Eu sei que é pequeno, e as fotos não são lá muito artísticas, mas gosto muito do meu portfolio pelo trabalho e dedicação que representa. Orgulho-me bastante de lá ter uma foto de mim próprio (que vaidoso!) a jogar Betrayal at the House on the Hill, e da foto do pessoal cá em casa a jogar RoboRally na noite de Natal, até porque os critérios de aceitação de fotos não são tão largos assim (cada foto tem de trazer algo de novo à colecção de fotos que já existe para cada o jogo).
Bom, feitas as contas e com o presentinho de Natal que os administradores nos deram a semana passada sob a forma de 10 geekgold, agora já só me faltam mais 10 para adquirir o direito a poder usar um avatar, woohoo! É incrível como uma coisinha tão estúpida e tão básica nos pode fazer sentir tão orgulhosos, mas é uma boa recompensa e recordação do investimento que fazemos para com a comunidade.
Agora é voltar ao trabalho e estar atento a oportunidades de fotos nas próximas jogatanas de jogos de tabuleiro... mais dez fotos com conteúdos originais, e tenho um avatar! Mas a saga não acaba aí: há mais itens de vaidade para adquirir e embelezar o nosso avatar! :)
É uma pena que não haja nada sequer semelhante ao BGG para o mundo dos RPG. Vamos ao BGG e vemos wargamers da velha guarda a conviver pacificamente com fãs de jogos de tipo Europeu, milhares e milhares de pessoas com gostos opostos e diferentes, e nada de flame wars, insultos, ou troca de galhardetes. Toda a gente convive pacificamente no mesmo espaço e respeita o seu vizinho. Por oposição, nós roleplayers temos os fóruns da RPG.net onde anda sempre toda a gente à batata e ao insulto; é incrível a quantidade de ódio que há no nosso hobbie. Basta falar no nome de certos jogos, pessoas, companhias, ou palavras-chave, e de imediato surgem várias pessoas defendo não se percebe o quê contra ninguém entende o quê com insultos. Quando certos pensadores graduados da Forge falam do quão fodido (desculpem a linguagem mas é a única palavra adequada) o nosso hobbie está no geral, eu só tenho de concordar. Para uma actividade tão social cujo objectivo principal é pôr toda a gente a divertir-se, isto está muito mal.
Bom, e numa reflexão mais positiva... gostaria de aplicar algumas lições do geek aqui no nosso site. É fácil criarmos - na verdade as ferramentas já estão no lugar há meses, é só carregar no botão para as ligar - uma economia semelhante à do geekgold, em que os utilizadores recebem pontos pelas contribuições que dão à comunidade... só me falta saber que tipo de recompensas podemos depois oferecer aos utilizadores em troca dos seus pontos. Obviamente que descontos na gasolina e nos bilhetes de cinema estão fora, eheh. :)
Vamos ver se a ideia amadurece mais... neste momento, a única coisa que me lembro é de organizar um concurso ou algo assim, com um lote de prémios para os utilizadores comprarem com os seus pontos. Mas não sei...