GMT P500

Caros amigos (e amigas, já agora)

 

já algum de vós alguma vez fez uma pré encomenda na GMT, ao abrigo do P500?

quando o jogo atingiu o valor minimo de pre ordens e voces pagaram, qt tempo demorou até chegar as vossas mãos?

e quanto é que tiveram de pagar adicionalmente (portes e alfandega)?

 

muito obrigado a todos

 

PS - tudo isto devido à nova versão do Blackbeard que está com muito boa pinta (e inclui o império Português!)

Eu pessoalmente nunca comprei nada da GMT pelo P500, mas ao que julgo saber:

  • não é que os jogos demorem tanto tempo como isso a chegar às 500-700 pré-encomendas; o que acontece é que a cada momento há n jogos nessa situação, e eles não têm capacidade para produzir mais do que 2-3 de uma vez, de modo que a linha de produção está sempre engarrafada e há sempre jogos e mais jogos à espera. Neste momento, estão 3 jogos em produção final e 28(!) já prontos para irem a seguir (um deles o Blackbeard)!

  • eles só te cobram quando o jogo começa verdadeiramente a ser produzido (ou então quando está quase pronto para ser enviado, não tenho a certeza).

  • os portes são $10 por superfície, e $16 por Air Mail (de acordo com a tabela actual deles; funny, ia julgar que eram muito mais caros, mas ou reduziram ou devo estar a lembrar-me de fazer contas para os jogos com blocos de madeira, que devido ao seu peso contam como dois jogos). Depois na alfândega vais pagar 21% do valor total (jogo+shipping) e ainda mais uns quantos Euros sobre isso em taxas adicionais.

A vantagem de tudo isto é que, obviamente, acabas por adquirir o jogo com 30% de desconto mas também não é impossível arranjar esse desconto depois da publicação; por exemplo, a ThoughtHammer.com faz 30% nos jogos da GMT… fica é nos EUA à mesma, portanto dos portes&alfândega um gajo assim não se safa.

Sou um fanático do P500 da GMT, pelo qual já comprei:

War Galley
Commands & Colors: Ancients
Commands & Colors: Ancients Expansion Pack 1
Combat Commander: Europe

e tenho na lista:
Asia Engulfed
Combat Commander Vol II
Blackbeard
Paths of Glory Players Handbook

E só posso dizer bem do esquema que acho fenomenal.

O tempo que demora um jogo a chegar à fasquia de produção pode demorar de 2 meses a 2 anos. Depois disso cobram-te o valor e passados cerca de 2 meses estão a despachá-los. Depois disto tens de somar o tempo de transporte que pode variar de 1-2 semanas (Airmail) a 8-10 semanas (Surface), ao qual somas o tempo na nossa magnifica alfandega (1-4 semanas).

Por norma os jogos comprados no P500 têm direito a cenários extra que por norma não se encontram disponiveis.

Existem outras firmas que copiaram este esquema como por exemplo a Valley Games (que fez o reprint do Die Macher e neste momento está a fazer o reprint do Hannibal: Rome vs Carthago), a Columbia Games, etc.

É um esquema muito bom em que os jogos saem mais baratos e por norma só são produzidos aqueles que os compradores consideram de boa qualidade.

Na GMT os portes andam na ordem dos 10 USD para Surface e 16 USD para Airmail. Na alfandega (esta maravilha da tecnologia burocrática portuguesa!!) contabiliza 21% (IVA) sobre o preço de custo (incluindo portes) mais 5 Euros de taxa de alfandega mais umas taxas que nunca se percebem (2 a 5% do somatório anterior).

Aconselho vivamente as compras pelo P500!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Faltou-me referir que quando é que algo bate na alfandega é totalmente aleatório!! Quero com isto dizer que tenho mais probabilidades de acertar no valor de um D6 do que saber quando é que uma encomenda se fica pela alfandega ou não e correnpondentemente pagar os respectivos valores alfandegários!!!

Exemplos: War Galley e CCE passaram e chegaram-me a casa como se fossem enviadas dentro da UE. Os outros bateram e mesmo no caso do CCA os valores não foram por aí além (nem sequer me pediram a factura de compra, simplesmente olharam pro pacote, deram-lhe um valor xpto e calcularam tudo baseado nisso!!) - viva a burocracia em Portugal!!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM