Há agora muito material disponível na net para aprender a jogar. Este é, provavelmente, dos melhores vídeos alguma vez feitos para explicar o básico, não deixando de destacar as razões pelas quais Go é dos melhores jogos de sempre. Se gostarem deste, poderei postar a seguir mais alguns vídeos que conheço.
Para quem é de Lisboa como tu, é duplamente bom estar inscrito na mailing list da Associação Portuguesa de Go. Não só dá para ficar a par com o que se passa em torneios nacionais e internacionais, como há encontros que vão sendo combinados pelos associados.
[quote=Gede]Acho que a melhor introdução ao jogo é o Hikaru no Go. (Funcionou comigo e outro amigo).[/quote]Sim, é uma óptima recomendação - uma das razões pela qual o Go tem vindo a ganhar jogadores no Ocidente. Para quem gosta de manga, é o ideal mesmo. Aqui fica o link para mandar vir da Amazon.
Existe uma série de vídeos tutoriais que foram feitos na sequência do anime de Hikaru no Go. Têem bastante piada, mas não explicam o jogo tão bem como estes, por isso irei postá-los num outro tópico.
Já agora, se alguém tiver alguma dúvida em relação ao que é explicado nestes vídeos, postem aqui que eu tento responder o melhor que souber.
[quote=neonaeon]Importante, importante é saber: onde é que se arranja material de Go bom e barato (sem se recorrer ao papel quadriculado e aos botões de camisa)?[/quote]Julgo que não há loja nenhuma em Portugal que venda, por isso é preciso procurar alternativas.
A Associação Ludus já referiu neste thread que tem material para venda. Encontra-se neste site. Parece que as encomendas fazem-se pelo telefone.
Procurando online, já encontrei a Go Figure e a Payday Games. Respectivamente, a expedição e o material podem ser caros, por isso é talvez melhor fazer a encomenda em conjunto com várias pessoas. Não cheguei a ter necessidade de o fazer, no entanto, por isso não sei até que ponto são fiáveis.
No meu caso, eu costumo jogar com o Cristóvão - um rapaz aqui do Porto que talvez tenham conhecido no encontro de boardgames - e ele tem vários tabuleiros de boa qualidade para vender. Foi a ele que comprei aquele que tenho. O Cristóvão é um bom jogador de Go (5 kyu) e costuma ir a torneios internacionais, por isso pedi-lhe, numa ocasião, que me trouxesse umas pedras. Foi assim que arranjei o meu material.
Em último caso, falem comigo que eu falo com ele e vemos o que se pode arranjar :)
Por outro lado, se querem apenas algo um pouco acima do papel quadriculado, a Amazon tem produtos como este. É uma questão de procurar.
Perguntei na Runadrake há uns meses, e ainda estou à espera de um preço exorbitante.
Papel quadriculado e botões? Que horror! Eu uso tracei o tabuleiro numa cartolina e uso contadores que comprei numa loja dos chineses. Passou pouco dos 10 euros, mas acho que saiu algo ao meu nível…
Em alternativa, posso sempre jogar um 9x9 num tabuleiro de xadrez.