(Go) Excelente Vídeo Introdutório

Click To Play

Há agora muito material disponível na net para aprender a jogar. Este é, provavelmente, dos melhores vídeos alguma vez feitos para explicar o básico, não deixando de destacar as razões pelas quais Go é dos melhores jogos de sempre. Se gostarem deste, poderei postar a seguir mais alguns vídeos que conheço.

Fixe. Podes colocar mais. Ainda não perdi a minha primeira dúzia de jogos. Tenho muito que andar :).

Acho que a melhor introdução ao jogo é o Hikaru no Go. (Funcionou comigo e outro amigo).

Importante, importante é saber: onde é que se arranja material de Go bom e barato (sem se recorrer ao papel quadriculado e aos botões de camisa)?

Aqui está.

Para quem é de Lisboa como tu, é duplamente bom estar inscrito na mailing list da Associação Portuguesa de Go. Não só dá para ficar a par com o que se passa em torneios nacionais e internacionais, como há encontros que vão sendo combinados pelos associados.

[quote=Gede]Acho que a melhor introdução ao jogo é o Hikaru no Go. (Funcionou comigo e outro amigo).[/quote]Sim, é uma óptima recomendação - uma das razões pela qual o Go tem vindo a ganhar jogadores no Ocidente. Para quem gosta de manga, é o ideal mesmo. Aqui fica o link para mandar vir da Amazon.

Existe uma série de vídeos tutoriais que foram feitos na sequência do anime de Hikaru no Go. Têem bastante piada, mas não explicam o jogo tão bem como estes, por isso irei postá-los num outro tópico.

Já agora, se alguém tiver alguma dúvida em relação ao que é explicado nestes vídeos, postem aqui que eu tento responder o melhor que souber.

[quote=neonaeon]Importante, importante é saber: onde é que se arranja material de Go bom e barato (sem se recorrer ao papel quadriculado e aos botões de camisa)?[/quote]Julgo que não há loja nenhuma em Portugal que venda, por isso é preciso procurar alternativas.

A Associação Ludus já referiu neste thread que tem material para venda. Encontra-se neste site. Parece que as encomendas fazem-se pelo telefone.

Procurando online, já encontrei a Go Figure e a Payday Games. Respectivamente, a expedição e o material podem ser caros, por isso é talvez melhor fazer a encomenda em conjunto com várias pessoas. Não cheguei a ter necessidade de o fazer, no entanto, por isso não sei até que ponto são fiáveis.

No meu caso, eu costumo jogar com o Cristóvão - um rapaz aqui do Porto que talvez tenham conhecido no encontro de boardgames - e ele tem vários tabuleiros de boa qualidade para vender. Foi a ele que comprei aquele que tenho. O Cristóvão é um bom jogador de Go (5 kyu) e costuma ir a torneios internacionais, por isso pedi-lhe, numa ocasião, que me trouxesse umas pedras. Foi assim que arranjei o meu material.

Em último caso, falem comigo que eu falo com ele e vemos o que se pode arranjar :)

Por outro lado, se querem apenas algo um pouco acima do papel quadriculado, a Amazon tem produtos como este. É uma questão de procurar.

Perguntei na Runadrake há uns meses, e ainda estou à espera de um preço exorbitante.

Papel quadriculado e botões? Que horror! Eu uso tracei o tabuleiro numa cartolina e uso contadores que comprei numa loja dos chineses. Passou pouco dos 10 euros, mas acho que saiu algo ao meu nível… :smiley:

Em alternativa, posso sempre jogar um 9x9 num tabuleiro de xadrez.

Eu costumo comprá-los no The Book Depository, que fica mais barato e já inclui portes internacionais. Cinco estrelas!

Pois, infelizmente isso não fica lá para os meus lados.

Mais um link para maluquinhos: https://www.hikarunix.org/

[quote=Gede]Mais um link para maluquinhos: https://www.hikarunix.org/[/quote]E já postei os vídeos tutoriais feitos para o anime.