Iniciei este post no Fórum de Actual Play, mas cada vez mais penso nele como algo que devia fazer parte do Blogue, uma vez que é mais uma partilha de um momento pessoal de jogo do que um Actual Play em si.
Enfim, já estou a dever este post a algum tempo, visto ter ocorrido durante esta semana.
Como disse no post orignal desta série (sendo este o segundo sobre o mesmo assunto, é considerado uma série hehe), pretendo partilhar com vocês aquilo que foi um dos Grandes Momentos na História do Roleplay Para Mim.
Estávamos nós a jogar PrimeTime Adventures (PTA), sendo a premissa da série: Esquadrão Classe A no espaço, mas um bocado mais dark visto pessoas poderem morrer de vez em quando.
O meu personagem era John Smith (interpretado pelo Kurt Russel), um mercenário bem disposto e carismático, com muito sucesso entre as mulheres e uma obsessão incontrolável por dinheiro (Issue: Greed). No fundo uma mistura entre o Face do A-Team e o Jayne do Firefly.
John tinha um nemesis, o milionário Gary McHugh, a quem tinha esvaziado o cofre uma vez e dormido com a mulher mais vezes do que essa.
No Spotlight Episode do personagem (a sessão onde os problemas do personagem são o foco central da sessão e normalmente trazem qualquer tipo de resolução ao mesmo), a nave dos PCs foi atingida e despenhou-se num planeta, tendo sido consequentemente cercada por mercenários ao serviço do McHugh que
tinham sido enviados para me capturar, conseguindo efectivamente fazê-lo.
Até meio da sessão o episódio tinha sido sobre a captura do meu PC e como os outros se estavam a esforçar arduamente, pondo inclusivamente em causa a sua capacidade de sair planeta, infiltraram-se com grande risco na nave dos mercenários e como o líder da equipa Mortimer Jones (interpretado por Michael Madsen, jogado pelo JMendes) tinha conseguido convencer o resto da equipa que apesar de eu ser um sacana ganancioso que por mais do que uma vez tinha posto em risco a vida da tripulação por causa de dinheiro e esquemas malucos para o gerar, merecia ser salvo e ainda era um bom amigo.
Pois bem, quando eles finalmente me encontram é a minha vez dizer qual é o Objectivo da Cena, que eu defino como sendo “John revela o plano”, tendo-se vindo assim a descobrir que o meu PC quis ser capturado para ser levado para a mansão do McHugh, porque tinha um contacto dentro da organização (coincidentalmente esse contacto era a ex-namorada/rival do PC do JMendes) e que o iria libertar e em conjunto roubar uma gema valiosíssima que este tinha adquirido recentemente.
Sucedeu-se uma discussão onde o John desancou verbalmente os seus “amigos” por lhe estarem a estragar o plano e estes a ele por terem posto as suas vidas em risco por causa de mais um dos esquemas deles. O alarme é soado, todos concordam que o plano do John já furou e que é altura de fugirem da nave.
Durante a fuga há um conflito onde estava em jogo a vida do Padre Paul Mason, um homem que foi expulso da ordem pelas suas dívidas de jogo e a quem John ia ajudando de tempos a tempos / pedindo ajuda para o livrar quando os seus esquemas malucos davam para o torto, o Padre por sua vez ia tentando redimir a alma de John e muitas vezes cobria as asneiradas que ele fazia (como vender os planos de defesa que a equipa tinha feito para proteger uma população mineira de um ataque de bandidos).
Eu perdi este conflito e o padre morreu, dando a vida para salvar a de Mortimer Jones.
Depois de muitas cenas de acção, no fim do episódio o JMendes diz que o Objectivo da Cena é o funeral do Padre Paul Mason, e fui um dos Grandes Momentos na História do Roleplay Para Mim.
A maneira como a Ana (a GM) descreveu a cena, com o caixão, a tripulação toda da nave com as suas expressões solenes e lágrimas, a música de fundo que o JMendes meteu (Banda: Space; Álbum: Just Blue) e a maneira como todos representaram os seus PCs, foi Be-Rutal (isto são duas palavras, não três como certas pessoas alcoolizadas vos puderam querer induzir em erro) e quase me trouxe lágrimas aos olhos (facto verídico), principalmente o que me provocou um maior arrepio na espinha foi mesmo ter-me caído na consciência que aquele personagem, o Padre Paul Mason que honestamente até àquela altura ainda não tinha desenvolvido grande relevância para mim, tinha perdido a vida por minha causa e isso, pelos transites da visualização e interiorização imaginária que os RPGs fazem tão bem, provocou-me um grande sentimento de simpatia, carinho e culpa pelo desaparecimento daquele NPC, da mesma maneira que nós nos sentimos ligados a um determinado personagem numa série de televisão e também entristecemos um pouco quando esse personagem morre. E isto induziu uma mudança extrema no meu PC, eu já tinha pensado mudar o Issue no fim deste episódio e já tinha mais ou menos alinhavado como e que este PC ia evoluir, mas esta cena deu-me o porquê e fundamentou na história todo o crescimento e mudança pelas quais o John passou ao longo da série.
Acho que se existe um objectivo para um spotlight episode, deve ser certamente este, e considerando que foi o meu primeiro jogo de PTA do principio ao fim, eu diria que o jogo e o grupo o entregaram com toda a pompa e
circunstância que merece.
Por isso mesmo um grande obrigado a todos os membros do grupo JMendes, Ana e b0rg por um momento de RPG que dificilmente irei esquecer (até porque pronto, está aqui escrito e se me esquecer posso sempre voltar a ler hehe), não desprezando também um agradecimento abstracto ao jogo PrimeTime Adventures em si hehe.